comprar-casa-direto-com-o-proprietario-planet-smartcity

5 motivos para NÃO comprar casa direto com o proprietário

Comprar um imóvel, para muitos pode ser uma tarefa complexa, no entanto, o perigo maior mora em este ser um trabalho desconhecido para o comprador. Muitas pessoas (talvez até mesmo seus pais) talvez tenham dito que o melhor é comprar casa direto com o proprietário. Mas hoje, vamos te mostrar aqui alguns riscos que essa transação pode envolver. 

Com tanta oferta no mercado, anúncios e possibilidades, pode ser mais difícil fazer uma escolha acertada. Neste caso, de fato, comprar diretamente com o dono do imóvel pode parecer a opção mais confiável e também a mais barata, já que você não teria que pagar a comissão de um corretor de imóveis, correto?

Bem, esse é um mito que a maioria das pessoas acredita e que pode esconder muitas pegadinhas que você só vai descobrir quando já tiver fechado negócio. 

Antes de mais nada, tenha em mente que adquirir uma propriedade é algo que exige de quem compra um olhar atento e experiente para identificar uma boa oportunidade, o que não ocorre com a maioria das pessoas. Afinal, a maioria de nós só compramos um imóvel uma vez. 

Mas se você ainda que entender um pouco mais a importância desse assunto, elencamos aqui 5 motivos que fazem com que comprar casa direto com o proprietário seja uma operação arriscada.  

 

1. Gastos adicionais imprevistos 

Muitas pessoas escolhem comprar casa direto com o proprietário pela possibilidade de pagar mais barato. Como não haverá comissão para pagar ao corretor, existe uma margem maior para negociação. 

Tudo bem, isso é verdade. No entanto, é preciso analisar esse cenário com um olhar um pouco mais crítico. Existem alguns pontos que só um corretor experiente pode identificar e até livrar você de um mau negócio.

Um desses pontos é a existência de dívidas antigas, relativas a impostos e taxas em atraso, como condomínio, por exemplo. 

Se essas dívidas não forem quitadas antes da venda, o comprador terá de quitá-las depois para não perder o investimento. Com a ajuda de um corretor, essa análise é feita antes do negócio ser fechado e negociado para que você não saia perdendo. 

 

2. Escolha de um imóvel inadequado para você

A escolha de um imóvel deve ser feita de acordo com as necessidades da família que vai habitá-lo. Aqui, tudo entra no planejamento: número de quartos, área de lazer e localização, por exemplo.

Se o comprador não tem experiência para fazer esse tipo de análise e também não tem à disposição um catálogo de opções, pode acabar fazendo uma escolha errada na “empolgação do momento”, resultando em um mau negócio para a família. 

Imagine um imóvel aparentemente adequado, mas que não permita reformas no futuro ou com problemas estruturais ou em uma localização que tende a desvalorizar com os anos.

O consultor de imóveis tem a capacidade de analisar cada caso e apontar a melhor opção para o cliente, evitando dores de cabeças futuras. 

banner ebook casa verde e amarela

 

3. Preço incompatível com o mercado 

Outro risco de comprar casa direto com o proprietário é adquirir o imóvel com um valor acima do praticado no mercado. Isso é mais comum quando o comprador tem pressa para fechar o negócio ou se empolga com a casa ou apartamento e acaba fechando a compra no impulso. 

Com a ajuda de uma consultoria imobiliária, você tem as informações em mãos para saber a média de preço praticada no local que deseja fazer a compra, o preço do metro quadrado da região e uma ajuda para fazer a melhor opção de investimento.

 

4. O vendedor pode não ser o proprietário

O contrato de compra e venda é um documento que transfere a posse do bem, mas não a sua propriedade. Por isso, você, comprador, precisa entender essa diferença para não acabar em um  prejuízo. 

Para ser o proprietário de um imóvel, é preciso ter a escritura e fazer o registro da matrícula, dois procedimentos que envolvem custos no cartório e encarecem o bem a ser adquirido. 

Isso faz com que algumas pessoas optem por fazer apenas o contrato de compra e venda, no intuito de reduzir os custos da transação. No entanto, ao fazer isso você corre o risco de adquirir uma propriedade que esteja alienada, ser objeto de disputa judicial ou fazer parte de um inventário, situações que podem trazer um grande prejuízo ao comprador. 

  

5. Golpes

Talvez o maior risco de comprar casa direto com o proprietário seja o de cair em algum golpe ou ser enganado em alguma etapa da compra. Pagar mais caro é ruim, claro, mas esse ainda não é o pior cenário possível. 

Antes de mais nada, fique atento aos seguinte: 

  • Pedidos de depósito antecipado;
  • Documentação do imóvel e do vendedor;
  • Localização errada.

Além disso, fique atento se o vendedor é realmente o dono do imóvel, se o imóvel realmente ainda não foi vendido ou se não existem dívidas antigas.

 

Agora que você conhece os riscos de comprar casa direto com o proprietário, tem mais segurança para fazer a sua escolha com a ajuda necessária.

Não esqueça de compartilhar essas dicas nas redes sociais se elas foram úteis. 

E se você quer conversar com um corretor de imóveis da Planet Smart City para te ajudar a escolher a casa ideal para sua família, clique no link abaixo e aguarde nosso contato! 

Converse com um especialista e conheça sua casa dos sonhos!  

o que é iot

O que é IoT e o que isso tem a ver com sua rotina hoje

feirão-planet-smart-city

3º Feirão Planet Smart City para Servidores Públicos | Descontos e condições especiais