Casa Própria

5 vantagens de construir a casa própria

Muitas pessoas têm o sonho de ter a sua casa própria. Contudo, mesmo que tenham possibilidade de adquiri-la, esbarram em um outro problema: encontrar um local que, de fato, atenda suas demandas e expectativas.

Muitas pessoas têm o sonho de construir a casa própria. Contudo, mesmo que tenham possibilidade de adquiri-la, esbarram em um outro problema: encontrar um local que, de fato, atenda suas demandas e expectativas.

Afinal, muitas vezes, queremos um espaço de determinada forma e, na prática, não encontramos do jeito que queríamos. Uma opção, neste caso, é construir sua própria residência.

Mas afinal, vale a pena construir a casa própria? Vamos mostrar a seguir 5 vantagens. Boa leitura!

1. Maior personalização

Se você tem dificuldades para encontrar um imóvel que atenda todas as suas demandas e desejos para uma casa, pode ser interessante, justamente, construir a sua própria residência. Com isso, você cria os espaços do jeito que deseja.

Por exemplo, muitas pessoas querem uma casa com paredes com maior incidência de luz, para aproveitar iluminação natural. Quando você constrói sua própria casa, pode planejar janelas maiores e otimizar o uso de lâmpadas, por exemplo.

2. Economia

Normalmente construir um imóvel do zero é mais barato do que adquiri-lo pronto (ali já há o valor agregado de entregar a casa pronta, bem como o lucro da construtora). Além disso, você terá mais autonomia para escolher seus próprios fornecedores, tendo um melhor custo-benefício e maior poder de negociação.

Além disso, pode deixar para comprar determinados materiais quando eles estiverem em promoção, diminuindo ainda mais os custos. Você também pode pensar, na fase do projeto, em formas de ter uma construção mais sustentável e que, ao longo do tempo, também possam ajudar a reduzir custos (por exemplo, utilizar placas fotovoltaicas ou janelas solares e economizar com a companhia de energia).

3. Criar um ativo para a família

Se você pensa em deixar um patrimônio importante para a sua família, ao construir o seu imóvel é possível ter um bem que poderá ser um legado para seus filhos. Isso vale tanto para ter um local para morar quanto para ser uma fonte de renda, em aluguéis, por exemplo.

Além disso, ao construir o seu próprio imóvel, você pode considerar a possibilidade de expansão no futuro para garantir casa própria, também, para seus familiares. Por exemplo, construir uma casa que permita algumas intervenções futuras, como ter mais andares, caso seus filhos queiram construir no local.

4. Maior controle de qualidade

Muitas vezes, ao comprar um imóvel, você pode ter uma série de frustrações com problemas de qualidade: acabamentos ruins, escolhas que você não faria para a composição do espaço, entre outros pontos que podem, com o tempo, prejudicar a sua relação com sua casa. E você não quer que a realização do seu sonho cause dor de cabeça.

Quando você constrói seu próprio imóvel, terá controle de tudo que for feito na construção e poderá garantir a qualidade de cada parte do processo. Com isso, não terá surpresas ruins no futuro.

5. Escolher uma área com possibilidade de valorização

Outro ponto importante é a possibilidade de escolher uma área que tenha grande chance de valorização antes que grandes construtoras comecem a investir no espaço. Com isso, você pode sair na frente e garantir um imóvel em um local que ainda possui um volume considerável de lotes.

Por exemplo, se um determinado bairro está começando a crescer e tem um grande volume de terrenos disponíveis, você pode adquirir um lote e construir sua residência no local. A tendência é que o seu imóvel valorize ao longo do tempo, o que pode ser um investimento para você e seus familiares.

Construir a própria casa pode ser uma ótima opção para você que quer investir em um imóvel com a sua cara (e de sua família) e ter um melhor custo-benefício. Para quem deseja investir em conforto, personalização e, até mesmo, tornar este um bom investimento, pode ser a melhor opção.

Gostou desta dica? Quer acompanhar outros conteúdos como esse? Siga a Planet no Facebook e Instagram e não perca nada no seu feed!

Você também pode gostar
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos. No entanto, por diferentes motivos, muitas pessoas não conseguem fazer a gestão das suas próprias […]

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

segurança em casas
Uncategorized
Segurança em casas: confira como fazer uma avaliação correta

Para quem deseja comprar um imóvel, sem dúvida, a segurança em casas é um fator que não pode ficar de fora. Afinal de contas, morar em um ambiente seguro é fundamental para ter qualidade de vida e toda a tranquilidade necessária para viver bem com a família. Além disso, viver em um lugar seguro é um aspecto importante para manter […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar