Casa Própria

5 vantagens inegáveis de construir a casa própria no seu lote

Conquistar a moradia própria é um sonho que pode ser realizado por diferentes caminhos. A opção do financiamento é, talvez, a mais procurada, mas existem outros meios possíveis e acessíveis para realizar essa conquista. Hoje, você vai conhecer 5 vantagens inegáveis de construir a casa própria no seu lote. Comprar um lote é, em geral, […]
construir-a-casa-propria-planet-smartcity

Conquistar a moradia própria é um sonho que pode ser realizado por diferentes caminhos. A opção do financiamento é, talvez, a mais procurada, mas existem outros meios possíveis e acessíveis para realizar essa conquista. Hoje, você vai conhecer 5 vantagens inegáveis de construir a casa própria no seu lote.

Comprar um lote é, em geral, uma decisão que tomamos pensando no longo prazo. Você pode comprar esperando uma futura valorização para vender posteriormente ou simplesmente comprar um lote para construir sua casa quando as finanças permitirem.

Entre as vantagens é que você pode fazer tudo no seu tempo e organizar os gastos que terá com cada detalhe. Se você não tem urgência de mudar para o seu imóvel imediatamente, essa pode ser uma alternativa mais barata e com um resultado muito mais alinhado com suas expectativas.

Abaixo, listamos 5 benefícios de construir a casa própria. Observe atentamente cada um deles e inclua-os na sua lista de prós e contras antes de decidir qual alternativa se encaixa melhor na sua realidade (e no seu bolso).

1. Menor custo em relação à compra do imóvel pronto

Recorrer ao financiamento para conquistar a sua casa tem a vantagem de você poder usar o imóvel imediatamente. No entanto, isso tem um custo: o imóvel pronto, além de ser mais caro, os juros do financiamento tendem a ser mais altos. Para se ter uma ideia, construir a casa própria do zero costuma custar uma média 30% mais barato.

Quando você opta por construir o imóvel, tem a possibilidade de negociar com fornecedores e mão de obra, escolher o material com o melhor custo-benefício ou mesmo aproveitar boas promoções.

Além disso, ao escolher construir sua casa, você economiza algumas taxas que pagaria no imóvel construído, como comissão do corretor ou lucro da construtora, por exemplo.

2. Possibilidade de personalizar o projeto

Você e sua família com certeza têm algo que gostariam que a casa do sonho tivesse. Uma varanda grande, quartos espaçosos, uma sala mais iluminada e ampla, quintal grande para o cachorro… Tudo isso pode ser difícil encontrar em um só projeto, mas super possível de realizar no projeto da casa que você vai construir.

Outro ponto positivo é que você não precisa fazer tudo de uma só vez: dá para construir aos poucos e deixar a estrutura pronta para modificar no futuro: construir um quarto maior no andar de cima, uma piscina no quintal ou o que mais seus sonhos mandarem.

Também é importante pontuar que nesta fase você também pode escolher todo o material que será usado na construção e acabamento, deixando tudo do jeito que você gosta e a sua cara.

3. Pagamento planejado

Não resta nenhuma dúvida de que, além de economizar, você pode se planejar melhor financeiramente se escolher construir a casa própria. Você terá todos os gastos da obra na ponta do lápis e saberá exatamente o destino do seu dinheiro, podendo decidir o que é ou não prioridade naquele momento.

O escalonamento de gastos também é uma vantagem e uma alternativa para não fazer um compromisso financeiro muito alto, já que você pode começar escolhendo apenas no terreno e planejar a construção para depois.

E, claro, se você pode esperar mais um pouco, vale a pena pesquisar bastante e fazer uma coisa de cada vez: primeiro o projeto, depois levantar a casa e, por último, o acabamento.

4. Valorização do seu patrimônio

Quem opta por construir a casa própria, geralmente pensa em ter algo para aumentar o patrimônio, morar por um longo tempo, deixar para os filhos etc.

Nesse sentido, quando você tiver sua casa pronta, terá um patrimônio valorizado em seu nome e algo que sua família terá como segurança financeira em tempos de incertezas para fazer o que for preciso: vender ou mesmo alugar e ter uma renda mensal.

Além disso, se for preciso vender o imóvel, a valorização é ainda maior, pois a margem de lucro de uma casa construída é maior em relação ao imóvel pronto.

5. Qualidade da construção garantida (e tudo novinho)

Ao comprar o imóvel pronto, todo o material e equipe fica sob a responsabilidade da construtora, ou seja, nem sempre é possível saber se tudo foi feito com a qualidade que você espera, principalmente nas partes que ficam escondidas, como elétrica hidráulica e fundação.

A menos que você encontre uma construtora de confiança, que invista em materiais de qualidade e engenharia de alto padrão, como as casas da Planet Smart City, você pode precisar fazer algumas reformas para reparar problemas de infiltração, encanamento etc.

Ao optar por comprar um imóvel usado, os custos podem se elevar ainda mais. Imagine: além do valor da casa ou apartamento que será adquirido, é muito provável que você ainda tenha que desembolsar um valor considerável com reformas para reparar alguns problemas que a casa venha a ter. Trocar um piso velho, reformar o quintal, trocar o revestimento da cozinha etc.

Quando você opta por construir, tem a garantia de ter a casa do seu jeito e, além disso, novinha! Isso vai evitar reformas grandes por um bom tempo e garantir mais tranquilidade financeira para você e sua família.

Vantagem bônus: imóvel mais sustentável

As vantagens de optar por soluções mais sustentáveis resultam em benefícios não só para o meio ambiente, mas também para quem vai morar.

Aproveitamento da iluminação e  ventilação natural, reutilização da água e isolamento térmico, por exemplo, são tecnologias que hoje são acessíveis e, além disso, geram economia no longo prazo.

Imagine: uma casa com bom aproveitamento da iluminação natural e pé direito alto deixam a casa mais clara e mais fresca, reduzindo e muito o uso de energia elétrica com luzes, ventiladores e ar-condicionado.

Agora que você conhece as vantagens de construir a casa própria, aproveite para comparar com as vantagens de financiar seu imóvel e decidir o que se encaixa melhor na sua realidade.

Agora, se você quer investir em um lote residencial para construir sua casa no seu tempo ou encontrar a casa dos seus sonhos pronta para morar, venha conhecer mais sobre as nossas Smart Cities e nossos projetos de cidades e casas inteligentes!

Você também pode gostar
Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar