financiar-um-imovel-planet-smart-city

6 benefícios incontestáveis de financiar um imóvel

A casa própria é o sonho de muitas pessoas, porém, é comum que também exista aquele medo de financiar um imóvel. Por se tratar de um compromisso que assumimos a longo prazo, é verdade que essa precisa ser uma decisão bem pensada, mas isso não quer dizer que o financiamento do seu imóvel é um vilão do seu orçamento. Ao contrário, ele pode ser um grande aliado para te ajudar a realizar o sonho de morar no que é seu.

Um imóvel próprio é uma grande conquista, mas a maioria das pessoas não têm o valor para comprá-lo à vista, sendo necessário recorrer ao financiamento imobiliário.

Desde que a sua aquisição seja uma ação bem planejada e a parcela caiba direitinho no seu orçamento, financiar um imóvel pode trazer muitos benefícios e adiantar em muito tempo a realização do sonho da sua casa própria.

Além disso, atualmente as linhas de crédito estão cada vez mais facilitadas e menos burocráticas, fazendo com que a casa própria fique mais acessível para ainda mais faixas de renda.

Mas quais são as vantagens de contratar um financiamento de um imóvel? Listamos as 6 principais para você conhecer antes de iniciar o seu planejamento de compra! Confira:

1. Sair do aluguel de uma vez por todas

O primeiro benefício de financiar um imóvel é a possibilidade de abandonar o compromisso com o aluguel mensal e investir o seu dinheiro em algo que é realmente seu, afinal, ao fim do financiamento, você terá um patrimônio valorizado e em seu nome.

Além disso, você não ficará mais sob o risco de precisar desocupar o imóvel inesperadamente ou lidar com constantes mudanças. Financiar um imóvel também traz a possibilidade de personalizá-lo como você quiser e ter a certeza do retorno do seu investimento com a valorização do seu patrimônio.

2. Possibilidade de morar imediatamente no imóvel financiado

Esse talvez seja um dos maiores benefícios de financiar um imóvel: a possibilidade de morar nele logo que o financiamento for aprovado.

Se você optar por juntar o valor total do imóvel, por exemplo, vai precisar aguardar todo o período em que vai levantar o dinheiro morando em outro lugar ou até mesmo pagando aluguel. Nesse caso, muitas vezes, você vai precisar equilibrar o dinheiro que gasta com moradia e o que vai precisar guardar para comprar a casa ou apartamento dos seus sonhos.

No caso do financiamento, você pode morar no imóvel enquanto paga as parcelas, tornando mais fácil a organização do seu orçamento.

3. Possibilidade de usar o FGTS no pagamento

Outro benefício de comprar sua casa financiada é a facilidade de usar o seu saldo do FGTS para abater o valor da entrada.

Se você trabalha há mais de 3 anos sob o regime do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e não tem nenhum imóvel em seu nome, é possível utilizar o valor do seu FGTS para compor o valor total ou parcial da entrada ou amortizar as prestações no decorrer do contrato.

banner ebook casa verde e amarela

Fique atento, no entanto, a essas regras:

  • Seu imóvel precisa estar em áreas urbanas;
  • Não deve ter sido negociado com valor do FGTS nos últimos 3 anos
  • Se encaixe na faixa de valor contemplada para a utilização do Fundo (por exemplo: no máximo 950 mil em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal).

Quer saber mais? Leia nosso artigo completo sobre como utilizar o seu FGTS para comprar um imóvel.

4. Investimento seguro para o futuro

Financiar o seu imóvel é uma maneira segura e simples de investir com segurança no seu futuro e da sua família. Se você já possui um imóvel, financiar o segundo representará um aumento do seu patrimônio e você ainda tem a possibilidade de locá-lo e usar o valor do aluguel para reduzir as parcelas.

Além disso, sua casa tende a valorizar com o passar do tempo, garantindo retorno do valor investido. Se você tenta guardar dinheiro, mas tem dificuldade em fazer isso mês a mês, essa pode ser uma boa alternativa para investir com segurança e garantir lucro ao final.

5. Comprar seu imóvel com segurança

Quando você contrata um financiamento imobiliário, existem algumas garantias e seguros que integram o seu pacote. Esses seguros proporcionam a proteção do seu novo bem, com coberturas para danos físicos que podem ocorrer durante sua vigência. Existem também coberturas contra tempestades e outros fenômenos naturais que possam ocorrer.

6. Longo prazo para quitar seu imóvel

O valor que se investe para comprar um imóvel não é baixo, é verdade. No entanto, existem modalidades de pagamento com prazos longos e formas de pagamento facilitadas.

No programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, por exemplo, você pode parcelar o financiamento do seu imóvel em até 35 anos (420 meses), entre outras facilidades, como taxas de juros mais competitivas e até subsídio para adquirir o seu primeiro imóvel.

Saiba mais sobre o programa Casa Verde e Amarela lendo esse artigo completo aqui no blog!

Agora que você sabe mais sobre os benefícios de financiar um imóvel, pode ser que tenha batido a curiosidade de saber quanto seria um financiamento na prática, certo?

Para isso, nossa equipe de consultores está a postos para simular o financiamento da sua casa própria sem compromisso. Clique no link abaixo, preencha o cadastro e entramos em contato com você!

Clique aqui para conversar com especialista e SIMULAR o seu financiamento.

E não esqueça de compartilhar este artigo com as pessoas da sua família que querem realizar esse sonho junto com você!

Até a próxima!

Praia da Munguba ou Praia do Farol

Conheça as 3 principais praias de Paracuru

construir-a-casa-propria-planet-smartcity

5 vantagens inegáveis de construir a casa própria no seu lote