decoração de sala de tv - Planet Smart City

7 dicas de decoração de sala de TV fáceis para fazer na sua casa

A decoração da sala de TV costuma ser a protagonista da casa. E isso muitas vezes pode ser um desafio quando temos uma sala pequena para acomodar tantos móveis. Se você quer saber como criar um ambiente aconchegante independentemente do espaço disponível, acompanhe as dicas que separamos neste artigo! 

Em casas com metragem reduzida ou apartamentos pequenos, geralmente encontramos ambientes integrados, o que amplia o espaço, mas como fazer a decoração da sala de TV sem comprometer as áreas de circulação? 

Na maioria dos lares, a sala é o lugar onde relaxamos no final do dia, assistimos a filmes e séries, recebemos os amigos e reunimos a família. Por isso, antes de mais nada precisamos pensar em compor um ambiente confortável e acolhedor. 

E é aí que entram as ideias de decoração para sala, que vão além do sofá e TV, que provavelmente foi a primeira coisa que você pensou, certo? Eles podem ser as estrelas desse ambiente, mas outros elementos como tapetes, iluminação correta e almofadas fazem toda a diferença e adicionam personalidade. 

Antes de escolher os móveis que vão compor o cartão de visitas da sua casa, confira algumas dicas práticas de como decorar a sala de TV. 

1. Pense primeiro no essencial 

O que é necessário para montar e decorar a sala de TV? Sofá, um tapete, televisão, almofadas e alguns itens decorativos são as peças-chave que devemos considerar e que devem harmonizar entre si.

Pense no que você busca na sua decoração: algo mais minimalista? Mais aconchegante? Mais industrial? Ou quem sabe um estilo escandinavo?

Isso vai guiar a escolha dos itens principais, para que eles não briguem entre si e componham um ambiente harmonioso, sem exageros ou itens desnecessários. 

2. Escolha um sofá confortável para o que você precisa

sofa-decoracao-sala-de-tv

Seja para se esparramar no final de um dia corrido, maratonar séries e filmes ou reunir família e amigos, o sofá é o protagonista da sua sala, então vale a pena gastar um tempinho a mais escolhendo o modelo ideal para suas necessidades. 

Sofás sem braços e com cores neutras, por exemplo, podem ajudar a ampliar um ambiente de uma sala pequena, ideal para quem gosta de reunir os amigos e a família e precisa de mais espaço. 

Agora, se você gosta mesmo é de se jogar no sofá para ver suas séries preferidas, talvez um modelo extensível ou com chaise seja uma aposta mais confortável. 

Não esqueça também de medir o seu espaço antes para não escolher um modelo grande demais que bloqueie ou dificulte a passagem. Ou, ao contrário, cuidado para não escolher um modelo pequeno, que fique perdido no ambiente. 

3. Pense na TV de acordo com o tamanho do ambiente

Qual o tamanho ideal da TV? Quanto maior melhor? Bom, isso vai depender. Primeiro, do seu gosto pessoal, segundo, do tamanho do seu espaço e dos móveis que você vai usar.

Por isso, considere a distância que o seu sofá vai ficar da TV. Quanto maior a distância, maior o aparelho pode ser, de forma que fique confortável para a visão. 

E como saber? Para quem tiver curiosidade de saber a distância exata, pode calcular as fórmulas: 

  • Distância mínima: (tamanho da tela x 1,5 ) x 2,54 = distância em centímetros; 
  • Distância máxima: (tamanho da tela x 2,5 ) x 2,54 = distância em centímetros.

Você também pode optar por instalar a TV apoiada em cima do rack, ou ainda se quiser economizar mais espaço, instalar na parede ou em um painel. 

4. Rack ou estante? 

Depois do sofá e da TV, o móvel que mais chama a atenção é o rack ou a estante que vão servir de apoio à sua televisão. Mas qual escolher? 

Antes de mais nada, considere a otimização do espaço. Se você tem uma sala maior, a estante pode trazer mais harmonia e adicionar mais peso ao cômodo. Além de ser um bom suporte para a sua TV, a estante também é um ótimo apoio para livros, adornos, souvenirs, entre outras coisas que você pode querer deixar à mostra. 

Se você não possui uma sala muito grande, o rack é uma opção que ocupa menos espaço, mas ainda pode servir muito bem para armazenar objetos. No entanto, tome cuidado na hora de decorá-lo, para não colocar itens demais e acabar poluindo o ambiente visualmente.

E se eu não quiser nenhum dos dois? 

Para alguns ambientes, os painéis de TV podem ser uma opção que ocupa ainda menos espaço. Você pode aproveitar para adicionar nichos e prateleiras ao seu painel para apoiar livros, enfeites, plantas e o que sua criatividade mandar! 

Seja estante, rack ou painel, fique atento às cores do seu móvel. Se você tem uma sala de TV pequena, as cores claras trazem mais leveza e ampliam o ambiente. As cores escuras, no entanto, dão mais destaque à imagem da tela e harmonizam melhor com o televisor, que geralmente vem em preto ou grafite.  

5. Tapete para dar mais conforto 

O tapete é aquela peça que dá aquele toque extra e aconchego e conforto e ainda adiciona muito estilo à sua decoração. 

Se você gosta de reunir a família e os amigos na sala para conversar ou fazer aquela sessão de cinema, um tapete felpudo e macio pode acomodar todo mundo sentado ou deitado, apoiado nas almofadas.

6. Pufes para complementar

Os pufes são ótimos aliados da decoração da sala de TV e outros ambientes, pois podem servir de apoio, mesa de centro, assento para comportar mais pessoas ou mesmo apoio para as pernas na hora de assistir televisão. 

Eles estão disponíveis no mercado em várias cores, tamanhos e materiais, então com certeza você vai encontrar um que é a cara da sua decoração

7. Aposte nos adornos e almofadas 

Para finalizar, almofadas no sofá para dar muito conforto e o seu toque de personalidade. Almofadas grandes, pequenas, almofadas de nó escandinavo… vale a pena brincar com tamanhos e formas diferentes. Não esqueça de adicionar uma manta bem macia para dar aquele toque de aconchego. 

 

Com essas dicas, com certeza a sua sala vai ficar com a sua cara, muito bonita e aconchegante. Se você gostou dessas dicas, aproveite para ver essas dicas super práticas de como escolher a cortina ideal para sua casa

Até a próxima! 

 

Banner inscreva-se youtube
negócio-lucrativo-planet-smartcity

10 regras de ouro para manter o seu negócio lucrativo