Casa Própria

Como fazer uma avaliação de imóvel para comprar? Confira

Podemos dizer que a compra de um imóvel é uma realização pessoal muito grande. No entanto, devemos tomar todos os cuidados possíveis no momento da escolha. Isso porque é essencial, antes desse grande investimento, fazer uma avaliação minuciosa acerca da propriedade.

Podemos dizer que a compra de um imóvel é uma realização pessoal muito grande. No entanto, devemos tomar todos os cuidados possíveis no momento da escolha. Isso porque é essencial, antes desse grande investimento, fazer uma avaliação minuciosa acerca da propriedade.

Na verdade, são muitos aspectos a serem avaliados, como localização, acabamentos, estado de conservação, fatores relacionados à rede hidráulica e à de gás, entre outros que, sem dúvida, fazem a diferença e garantem uma avaliação de imóvel mais segura.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como garantir uma avaliação de imóvel eficaz e que resultará em um bom investimento. Confira!

O que é uma avaliação de imóvel?

Refere-se a uma análise do valor de mercado acerca de determinado imóvel. Baseia-se em metodologias técnicas e normas regulamentadoras. Leva em consideração alguns fatores, como as características da propriedade e o mercado imobiliário da região onde está situado.

Sua importância consiste no fato de que uma boa avaliação garante que você pague um preço justo por ele. Vamos, então, ao que deve ser observado na avaliação de um imóvel!

Faça uma boa pesquisa

É importante ressaltar que o valor de um imóvel está associado a diversos fatores, como:

  • segurança;
  • localização;
  • áreas de lazer;
  • dimensões do imóvel;
  • entre outros.

Estude a localização

A localização de um imóvel é um dos fatores que podem definir seu valor. Uma unidade bem localizada, não levando em conta apenas o bairro, mas também a infraestrutura que ele oferece aos moradores é muito importante. Ter acesso ao comércio, serviços, escolas, hospitais são pontos essenciais a serem observados e que garantem qualidade de vida.

Outro fator que valoriza um imóvel é a acessibilidade, unidades com uma boa estrutura de transporte garantem mobilidade ao morador, proporcionando facilidade para ir e vir aos locais desejados.

Observar o crescimento do local e se ele tende a crescer deve ser também considerado, pois quanto mais desenvolvido ele for, mais valorizado seu imóvel ficará.

Analise o acabamento e a conservação

A idade da propriedade é muito importante na avaliação do imóvel, visto que quanto mais velho ele for, mais manutenções preditivas e preventivas ele terá que se submeter. No entanto, existem imóveis antigos muito bem conservados com todas as manutenções em dia e que realmente podem também ser considerados em uma negociação.

Problemas de vazamento, descarga, rede elétrica, de gás e hidráulica afugentam compradores. Se esses sistemas não estiverem com as devidas manutenções o imóvel perde significativamente o valor.

Procure um corretor com CRECI

Se você quer uma segurança a mais para o seu investimento, conte com a ajuda de um corretor credenciado pelo CRECI e especializado em avaliação. Este profissional está apto a realizar a vistoria de imóvel, seguindo as normas e regras impostas pelo setor imobiliário. Certamente, as informações serão mais precisas e você evitará certos aborrecimentos.

Verifique a documentação

Com um corretor experiente e especializado em avaliação de imóvel, certamente você não terá grandes problemas para saber a documentação necessária para esse tipo de negociação.

Os documentos requeridos, tanto do comprador quanto do vendedor, para a assinatura do Compromisso de Compra e Venda são:

  • preenchimento do formulário com dados relacionados ao estado civil e outras pessoais;
  • documento de identidade contendo CPF;
  • foto de comprovante de residência dos últimos três meses;
  • se houver um cônjuge, dependendo do regime de bens, os dados dessa pessoa, também serão necessários;
  • entre outros que podem ser solicitados pelo cartório.

Agora que você já sabe como é uma avaliação de imóvel, já pode buscar o seu e se preparar para esse objetivo tão importante na vida de qualquer pessoa, que é a compra da casa própria!

Gostou deste conteúdo? Curta nossa página no Facebook e encontre outras publicações interessantes como esta!

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
7 Ações Para Aumentar Seu Patrimônio Financeiro

Ter uma vida financeira organizada é uma prática que pode trazer mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade para a família, no entanto, fazer isso é um desafio para a maioria das pessoas. Primeiro de tudo, é necessário ter bastante disciplina, objetivos bem definidos para aquele dinheiro e planejamento de como fazer. Mas, claro, isso […]

Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar