Inovação

Cientistas britânicos transformam água em hidrogênio utilizando energia solar

Já imaginou um combustível produzido por meio de água e energia solar? Uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, conseguiu esse feito. Eles utilizaram um método único capaz de transformar água em hidrogênio utilizando energia solar. O hidrogênio solar é um tipo de combustível limpo. A novidade pode ser uma potencial […]
cientistas-britanicos-transformam-agua-em-hidrogenio-utilizando-energia-solar

Já imaginou um combustível produzido por meio de água e energia solar? Uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, conseguiu esse feito.

Eles utilizaram um método único capaz de transformar água em hidrogênio utilizando energia solar. O hidrogênio solar é um tipo de combustível limpo. A novidade pode ser uma potencial solução para a eliminação de gases com efeito estufa e produção química sustentável.

O estudo, liderado pelo pesquisador Matthew Potter, foi publicado na revista científica ACS Photonics. Para alcançar os resultados, Potter contou com a parceria do professor de química, Robert Raja, além de Alice Oakley e Daniel Stewart, do Dr. Pier Sazio da ORC e do Dr. Thomas Bradley e da engenharia do µ-VIS X- Ray Imaging Center.

Coautor do estudo e professor de Química e Catálise de Materiais, Robert Raja comentou: “Estamos entusiasmados com a parceria com o ORC, pois nos permite levar a desenvolvimentos em várias escalas em fotônica e catálise”.

As instalações do Optoelectronics Research Centre, um dos principais institutos mundiais de pesquisa em fotônica – situado na Universidade de Southampton – foram utilizadas para fabricar os microrreatores com propriedades ideais de transparência ótica para fotocatálise solar.

Converter água em hidrogénio usando energia solar

A tecnologia usada reveste o interior dos microcanais das fibras ópticas microestruturadas com um fotocatalisador que, na presença da luz solar, gera hidrogênio, que pode alimentar uma ampla gama de aplicações sustentáveis.

De acordo com Matthew Potter, o fotorreator inédito apresentou melhorias significativas na atividade em comparação com os sistemas existentes.

“Este é um exemplo ideal de engenharia química para a tecnologia verde do século 21,” comentou o pesquisador, afirmando que este processo de combinar processos químicos ativados pela luz com as excelentes propriedades de propagação da luz das fibras ópticas tem um enorme potencial.

Fonte: Portal Solar

Você também pode gostar
Inovação
Índia e Brasil lideram downloads de apps durante a pandemia

Quando o trabalho em casa se tornou obrigatório a maioria ficou sem opção a não ser fugir para o mundo virtual. Isso foi evidenciado pelos downloads de aplicativos que testemunham elevações recorde, desde que entraram em vigor o lockdown na Índia e no Brasil devido à pandemia do Covid-19. De acordo com um relatório da […]

Inovação
Inteligência artificial como ferramenta para melhorar a qualidade de vida

A Inteligência Artificial (IA) tornou possível coletar e analisar grandes volumes de informações, permitindo otimizar processos em muitos setores, incluindo espaços urbanos, transporte e saúde. A longo prazo, a IA apresenta uma caixa de ferramentas que pode melhorar muito os serviços e a infraestrutura ofertados aos moradores em todo o mundo. No entanto, além de […]

Sustentabilidade
Dia Mundial do Meio Ambiente: atividades para estimular reflexões serão realizadas virtualmente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 05 de junho, mas a data será celebrada durante toda a semana. A partir de hoje (1º de junho), serão realizadas várias atividades pelas redes sociais para estimular reflexões sobre o momento que estamos vivendo, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar