como-fazer-cabeceira-de-cama-planet-smartcity

Como fazer cabeceira de cama | Confira ideias fáceis e baratas

Quando as pessoas procuram como fazer cabeceira de cama, geralmente a ideia é passar mais personalidade para o quarto e também economizar um pouco na decoração, já que investir em uma peça dessas pode pesar no bolso.

No entanto, a cabeceira de cama é um item que permite muitas possibilidades e pode dar todo um protagonismo para a sua cama, dando vida nova para o quarto.

E sabe o que é melhor? É possível fazer sua própria cabeceira sem fazer bagunça e sem extrapolar o seu orçamento – assim sobra até uma graninha extra para decorar o restante do quarto do seu jeitinho. 

Então, se você quer ideias de como fazer cabeceira de cama, fica aqui com a gente e confira 8 ideias fáceis e baratas para você dar uma cara nova para o seu quarto! 

 

Para que serve a cabeceira de cama?

Você já se perguntou para que servem as cabeceiras de cama? Elas são somente um item de decoração ou têm alguma finalidade específica. 

Na realidade, as cabeceiras têm um papel importante desde os tempos antigos. Os gregos, por exemplo, além de dormir em suas camas, também socializavam nelas, sendo necessária a cabeceira para servir de encosto. 

Outro papel importante das cabeceiras antigamente era o de proteger o leito das correntes de ar em noites de frio. E na Idade Média, a cama se tornou um item de decoração essencial, com esculturas, dosséis e painéis arquitetônicos.

E hoje, a cabeceira ainda tem algum papel importante?

A resposta é sim! As cabeceiras, além de deixarem o seu quarto mais bonito e darem o protagonismo para a cama, também deixam o quarto mais aconchegante e relaxante para quem vai descansar e, principalmente, protegem a parede de sujeiras e arranhões.

Ainda hoje, as cabeceiras também protegem a cama do frio e também funcionam como um encosto confortável para quem adora ler antes de dormir. 

E se você tem cama box, a cabeceira também vai ajudar a fixar a cama em uma posição e delimitar os espaços. 

Mas dá para inovar e deixar um pouco de lado as cabeceiras tradicionais? Dá sim! Confira as ideias que separamos de como fazer cabeceira de cama! 

 

  1. Cabeceira de pallets

As pallets caíram no gosto dos entusiastas de decoração e não é para menos: elas são uma opção super acessível, versátil e ainda deixam o ambiente super aconchegante. 

Para fazer sua cabeceira de pallets, procure uma peça que tenha o comprimento aproximado com o da sua cama. Se necessário, trate a madeira lixando, pintando ou envernizando e, por fim, use a criatividade para adicionar elementos decorativos, como fotos, luzinhas, tecido, adesivos decorativos etc. 

 

  1. Cabeceira com quadros e porta retratos

decoração quarto quadros

Se você não está disposto a gastar muito no momento, mas quer dar um destaque na sua cama, uma composição de quadros no lugar na cabeceira pode dar aquele up que seu quarto precisa. 

E o melhor: é uma solução super barata e que você pode personalizar como quiser. Você pode até imprimir os posters e emoldurar como quiser, usar suas fotos favoritas, enfim, a criatividade vai do seu gosto. 

Essa opção ainda te dá a possibilidade de trocar os pôsteres quando enjoar deles ou encontrar um que goste mais! 

 

  1. Cabeceira de madeira de demolição

cabeceira de madeira rústica

A madeira de demolição pode ser encaixada de muitas formas na cabeceira. Para fixar, o ideal é usar o encaixe, colocando uma madeira parafusada na parede e depois encaixá-la em cada placa. 

Você pode colocar de pé, deitada, pintar… o que vai dizer é sua criatividade e a sua decoração.

O melhor é que você pode conseguir essa madeira de graça em lugares que estão reformando e descartando esse material, por isso, fique de olho em reformas por perto de você! 

 

  1. Cabeceira com meia parede

quarto com meia parede

Pintar a parede para fazer sua cabeceira é uma das formas mais simples de fazê-la: basta fazer algumas pinturas geométricas e seu quarto já fica com outra cara.

Mas a ideia aqui é ainda mais simples: basta escolher uma cor que você gosta que se destaque no quarto, depois, pinte do meio para baixo apenas na parede em que sua cama ficará encostada e pronto: uma solução super atual, sofisticada e gastando muito pouco! 

 

  1. Cabeceira com almofadas

cabeceira de cama de almofadas

Se você é bom ou boa na costura, então, aposte em uma cabeceira de almofada para a decoração do seu quarto pode ser a opção certa! Você pode costurar as capas com ganchos para pendurar em um varão de cortina e pronto!

Fica super aconchegante e você ainda pode trocar as capas quando quiser! 

 

  1. Cabeceira com grade de janela

cabeceira de grade de janela

Essa é uma solução pouco óbvia, mas que pode trazer um toque super diferente no seu decor! Poucas pessoas sabem, mas existem lugares onde você pode comprar grades que foram descartadas. 

Procure uma com medidas parecidas com a da sua cama e depois é só lixar, pintar com uma cor que combine com sua decoração e dar uma cara nova pro seu quarto! 

 

  1. Cabeceira com canos de PVC

cama de canos de pvc

Se você quer trazer um ar industrial para o quarto, isso é super possível e acessível de fazer com canos de PVC. A ideia aqui é usar o PVC e fazer ele parecer ferro. 

 

  1. Cabeceira de capitonê

cabeceira de cama capitonê

O capitonê é aquele acolchoado em tecido formando desenhos geométricos. Se você sempre quis ter uma dessas para chamar de sua e tem habilidade para colocar a mão na massa, dá para fazer em casa!

É necessária uma placa de madeira no formato desejado. Com isso, fure com uma furadeira os pontos para os botões, prenda a manta acrílica e espuma para fazer o estofamento com um grampeador. Depois, é só colocar o tecido escolhido e costurar os botões utilizando a marcação feita previamente.

 

E então, curtiu essas ideias de como fazer cabeceira de cama? Conta pra gente qual a sua favorita! Aproveite também para compartilhar essas dicas com seus amigos nas suas redes sociais! Até a próxima! 

Viva!Smart Itaquera

Chega em Itaquera o 1º Condomínio Clube Inteligente da Região

como-escolher-cortina-planet-vivasmart

Como escolher cortina para decorar sua casa