Finanças

Saiba como limpar o nome e fique livre das dívidas!

Muitos brasileiros têm o temido nome sujo. Algo que angustia principalmente quem está assim há um tempo é que os juros crescem com o passar dos meses, o que dificulta o pagamento das dívidas e só piora a situação. Por isso, muita gente quer saber como limpar o nome.
como limpar o nome

Muitos brasileiros têm o temido nome sujo. Algo que angustia principalmente quem está assim há um tempo é que os juros crescem com o passar dos meses, o que dificulta o pagamento das dívidas e só piora a situação. Por isso, muita gente quer saber como limpar o nome.

Se esse é o seu caso, neste post, vamos dar dicas valiosas para se livrar das dívidas de uma vez por todas. Então continue a leitura!

Qual a importância de livrar das dívidas?

Sabemos que as dívidas são um grande problema enfrentado por muitas famílias brasileiras. Como já mencionamos, elas crescem rapidamente devido às altas taxas de juros, de modo que se tornam difíceis de pagar. Por isso, é fundamental se livrar das dívidas o quanto antes.

Vale destacar que as pessoas que estão endividadas não conseguem financiamentos justamente pelo fato de o nome estar negativado. Ao resolver essas pendências, torna-se possível fazer compras a prazo e financiamentos imobiliários — e, assim, realizar o sonho da casa própria.

Como limpar o nome?

Solucionar o problema do nome sujo é o que muita gente busca para ter sossego e se livrar das consequências que a situação traz.

Entre as melhores estratégias para resolver isso, estão: conhecer o montante dos débitos, entrar em contato com os credores e fazer a negociação das dívidas. Confira detalhes a seguir.

Conheça o montante dos débitos

O primeiro passo para resolver as dívidas e limpar o seu nome é ter conhecimento do montante dos débitos: ou seja, saber quanto, exatamente, você deve. Assim, você consegue se situar melhor e estabelecer prioridades.

Priorize o pagamento de dívidas de maior valor ou mesmo que apresentem as maiores taxas de juros. Dessa forma, é possível evitar que as dívidas cresçam mais e que fique inviável fazer o pagamento da despesa em um momento futuro.

Entre em contato com os credores

Outro passo importante para limpar o seu nome é entrar em contato com os credores. Uma boa negociação pode fazer muita diferença, então estabeleça um diálogo amigável e mostre que está disposto a solucionar o problema de forma que ninguém saia prejudicado.

Os credores podem oferecer melhores condições de pagamento, como o aumento do número de prestações ou até mesmo o abatimento de parte da dívida.

A negociação, inclusive, pode possibilitar a obtenção de melhores condições de pagamento, a exemplo da redução dos juros.

Inicie o pagamento o mais rápido possível

Uma vez que você fecha um acordo com a empresa credora e paga a primeira prestação, ela tem até cinco dias úteis para retirar seu nome dos órgãos de proteção de crédito. Portanto, basta iniciar o pagamento para limpar seu nome — e, claro, evitar novos atrasos para não sujá-lo novamente.

Como manter o nome limpo?

Uma boa organização financeira é a principal forma de manter o seu nome limpo. Seja você alguém que nunca teve o nome sujo e não quer passar por isso ou alguém que conseguiu limpar o nome e deseja permanecer assim, administrar bem suas finanças é a chave para não ter esse tipo de dor de cabeça.

Use seu dinheiro de forma prudente e acompanhe todas as receitas e despesas, sempre tendo uma margem de segurança e fazendo uma reserva de emergência.

Garanta que todas as contas sejam pagas dentro do prazo para evitar juros! Além disso, mantenha o uso do seu cartão de crédito e do seu CPF apenas para você! Emprestá-los tira você do controle das suas finanças e pode trazer dívidas.

Agora você já sabe como limpar seu nome e como evitar fazer novas dívidas! Então, se está passando por essa situação, não se aflija: é possível sair ela e nunca mais voltar, de modo a garantir um futuro mais próspero para você e sua família.

Por falar nisso, que tal conferir mais dicas para melhorar sua vida financeira? Confira já nosso post sobre como investir com segurança!

Você também pode gostar
Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar