Investimentos

Quer saber como sair do aluguel? Veja 4 dicas!

Muito se fala no sonho da casa própria. Realizar essa conquista pode proporcionar mais segurança e conforto para toda a família, e talvez você tenha esse objetivo em comum com milhões de brasileiros. Mas você já sabe como sair do aluguel de forma inteligente?
como sair do aluguel

Muito se fala no sonho da casa própria. Realizar essa conquista pode proporcionar mais segurança e conforto para toda a família, e talvez você tenha esse objetivo em comum com milhões de brasileiros. Mas você já sabe como sair do aluguel de forma inteligente?

Se ainda está na dúvida e quer se planejar melhor, este conteúdo é para você. A seguir, vamos dar dicas valiosas para ajudar você a realizar esse sonho. Continue com a gente!

Como sair do aluguel?

Sair do aluguel é o sonho de muitos, e, se você está aqui, também deve ser o seu. Por isso, preparamos dicas que vão ajudar você a alcançar o sonho da casa própria de uma vez por todas. Acompanhe!

1. Conheça as modalidades de financiamento

Cada método de financiamento tem características diferentes. Ao conhecer as opções disponíveis, fica muito mais fácil escolher a que mais se adapta às suas necessidades e ao valor do imóvel a ser adquirido.

Existem, por exemplo, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que usa o FGTS, e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que abrange financiamentos acima de R$ 90 mil.

2. Comece a investir

Os investimentos financeiros são um dos principais segredos para realizar o sonho da casa própria. Isso porque eles vão ajudar a multiplicar o seu patrimônio e rendem mais do que a poupança.

Mas vale ter atenção ao prazo que você vai estabelecer para comprar seu imóvel. Se pretende comprar uma casa em menos de cinco anos, por exemplo, os investimentos de renda fixa, com baixo risco e alta liquidez, como alguns títulos públicos, são ideais.

3. Repense as prioridades

Repensar as prioridades no seu orçamento doméstico é outra questão fundamental, pois essa prática vai ajudar você a aproveitar melhor seus recursos financeiros.

Convém destacar que as prioridades podem variar conforme as necessidades de cada família. Algumas podem incluir, por exemplo, a realização de um curso, um intercâmbio ou uma viagem.

4. Simule o financiamento

A simulação ajuda a verificar qual é o melhor método de financiamento. Ela pode ser feita por meio de simuladores, mecanismos capazes de prever fatores como:

  • número de prestações;
  • valor de cada parcela;
  • juros.

Existem diversas opções de simuladores disponíveis na internet, a exemplo dos sites oficiais de bancos. A maioria conta com um simulador disponível na seção sobre financiamentos. Essa é uma etapa importante do planejamento financeiro que ajuda a evitar certos problemas, como não conseguir quitar as dívidas. Por meio da simulação, você pode verificar se os valores com os quais precisa arcar condizem com a sua renda.

A ferramenta de simulação deve ser usada antes da análise de crédito. Esses mecanismos usam comparativos entre taxas de instituições financeiras variadas, e os dados obtidos podem até mesmo ser usados na hora da negociação.

O que deve ser feito para financiar um imóvel?

Para financiar um imóvel, é preciso ter o conhecimento de quanto você pode pagar em cada prestação e escolher um imóvel que caiba no orçamento. Também é fundamental buscar por uma instituição financeira com boa reputação e credibilidade, pois ela vai ajudar você a adquirir a casa ou apartamento com as melhores condições possíveis.

Esperamos que, com as dicas deste conteúdo, você tenha uma noção melhor de como sair do aluguel. Com o conhecimento sobre as modalidades de financiamento, um bom manejo dos investimentos, prioridades claras em mente e o auxílio dos simuladores, você tem tudo para conquistar a casa própria e garantir o melhor para sua família.

Que tal colocar a primeira dica em prática agora mesmo? Conheça os principais tipos de financiamento imobiliário!

Você também pode gostar
jardim villa del sole
Investimentos
Quanto um lote pode valorizar? Confira a previsão para os próximos anos

A previsão de valorização de lote em áreas com crescimento urbano promete ser uma das apostas mais fortes para quem investe em imóveis. Considerando fatores como localização, infraestrutura emergente e demanda crescente, é provável que lotes bem posicionados possam valorizar entre 15% a 25% ao ano.

ATELIER DE COSTURA
Cidade Inteligente
Impacto social e sustentabilidade em loteamentos: o novo diferencial

Nos últimos anos, investir em lotes deixou de ser apenas uma questão de retorno financeiro. Hoje, o conceito de responsabilidade socioambiental ligado aos lotes está transformando o mercado imobiliário e atraindo compradores atentos a valores como sustentabilidade, urbanismo social e acessibilidade, algo que impacta diretamente na valorização ao longo dos anos.   Se antes a […]

Investimentos
Investimento em lotes em cidades de médio porte: por que funciona

Se você busca segurança e potencial de retorno, investir em lotes em cidades de médio porte pode ser uma escolha inteligente. Nessa modalidade, o equilíbrio entre crescimento urbano, custo acessível e infraestrutura em expansão cria o cenário ideal para valorização com menor risco.  Vamos mostrar por que o lote em cidades menores ou cidades satélite […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar