como-tirar-cpf-para-estrangeiro

Como tirar CPF para estrangeiros fora do Brasil

O CPF (Cadastro de Pessoa Física), é um dos principais documentos para quem reside no Brasil ou está em trânsito no país ou ainda para quem quer  fazer negócios ou investimentos no Brasil. E como tirar CPF para estrangeiros? Neste post, você vai aprender o passo a passo. 

Por que o CPF é necessário?

Ao fazer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o contribuinte é incluído no cadastro da Secretaria da Receita do Brasil e receberá um número único e definitivo. 

Todos os contribuintes (pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil) devem ter este registro.

Embora a posse do CPF não seja obrigatória, ela é necessária para a maior parte das operações financeiras, como abertura de contas em bancos, por exemplo, necessário para fazer investimentos no Brasil, comprar uma casa ou lote etc.

Nesse caso, os estrangeiros que não moram, mas desejam investir no Brasil ou adquirir um imóvel, por exemplo, é necessário ter o Cadastro de Pessoa Física no país. 

O processo é simples e pode ser feito de forma 100% online. Confira agora como fazer seguindo o passo a passo abaixo. 

Como tirar CPF para estrangeiros durante a pandemia do Covid-19

Normalmente, é necessário se dirigir com a documentação reunida ao Consulado brasileiro mais próximo, mas dadas as condições sanitárias atuais, o processo sofreu algumas alterações. 

Devido à pandemia do COVID-19 e o fechamento dos Consulados por determinação das autoridades locais, os serviços de inscrição de CPF para os residentes no exterior poderão ser solicitados de forma online, seguindo os três passos abaixo:

Passo 1: Documentação necessária

Documento de Identificação oficial com foto do cidadão (original ou cópia autenticada), contendo nome, data de nascimento, filiação e naturalidade;

Passo 2: Foto de identificação

Foto de rosto (selfie) do solicitante segurando o documento de identificação (o mesmo que você irá apresentar na sua solicitação) aberto – frente e verso. Lembre-se de que a foto que você vai enviar deve estar com o documento legível, ou seja, deve ser possível identificar a foto e o número contidos no documento.

Passo 3: Preencha o formulário

Depois de reunir a documentação, você deve preencher o formulário “Ficha Cadastral de Pessoa Física”. Acesse pelo link abaixo:

Acesse a ficha cadastral aqui

 

Feito isso, você deve enviar a documentação junto com o formulário preenchido para o seguinte e-mail: cpf.residente.exterior@rfb.gov.br

Você receberá o seu documento com o número do CPF por e-mail. Vale lembrar que a Receita Federal não emite documento físico de plástico com a numeração, mas você pode imprimir o seu cadastro e portar o documento. 

E sem você ainda ficou alguma dúvida sobre como tirar CPF para estrangeiros, deixe seu comentário para nós! Se este artigo ajudou você, compartilhe com seus amigos que também vão gostar de ter essa informação! 

 

Aproveite também para conferir nosso artigo sobre os investimentos mais seguros e rentáveis para investir no Brasil depois que você tiver o seu CPF. 

Até a próxima! 

 

Banner inscreva-se youtube

O que é o Programa Casa Verde e Amarela? Veja como comprar sua casa própria

o-que-e-esg-planet-smart-city

O que é ESG? Saiba que isso tem a ver com seus investimentos.