Senza categoria

Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade tem sido o foco de muitas cidades. A Arcadis, uma consultoria estratégica ambiental, desenvolveu um estudo que fez três aspectos para medir a sustentabilidade das cidades. São eles: sociais, ambientais e econômicos. Aspectos sociais As taxas de obesidade e criminalidade são uma expectativa de vida. Aspecto ambiental É medido pela implementação de energia […]
cidades-sustentáveis
Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade tem sido o foco de muitas cidades. A Arcadis, uma consultoria estratégica ambiental, desenvolveu um estudo que fez três aspectos para medir a sustentabilidade das cidades. São eles: sociais, ambientais e econômicos.

Aspectos sociais

As taxas de obesidade e criminalidade são uma expectativa de vida.

Aspecto ambiental

É medido pela implementação de energia limpa, taxas de reciclagem e mobilidade.

Aspecto econômico

Avalia as possibilidades de se empreender um negócio de sucesso na cidade, analisando o turismo, conectividade ou taxas de emprego.

A partir desses aspectos, uma consultora Arcadis e o Centro de Economia e Pesquisa Empresarial (RU) foram elencaram as cidades mais sustentáveis ​​no mundo. A análise foi realizada em 100 grandes cidades utilizando 32 indicadores.

Leia também: 5 aplicativos gratuitos para te ajudar a ser mais sustentável

Confira as 10 cidades que estão na lista:

1. Zurique (Suíça)

O topo da lista fica com Zurique. A cidade suíça, além de ocupar o 1º lugar no índice ambiental, está em 5º na economia e em 27º no aspecto social. A rede de transporte público da cidade é um exemplo a ser seguido. É altamente eficiente e sustentável.

2. Singapura (Cidade Estado da República de Singapura)

Com mais de 7 mil habitantes por metro quadrado, a cidade possui 29,3% de arborização. Não à toa fica em 2º lugar na lista de cidades mais sustentáveis do mundo. Além disso, o governo desenvolveu um plano de mobilidade que promove o transporte público e compartilhado.

3. Estocolmo (Suécia)

A capital sueca entra na lista graças a iniciativas como a transformação de Hammarby Sjöstad. A antiga área industrial é o primeiro distrito ecológico de Estocolmo, com circuitos fechados de água, resíduos e energia.

4. Viena (Áustria)

A cidade austríaca ocupa a quarta posição devido sua segurança, baixo preço de moradias e bom funcionamento do transporte público. Além disso, o projeto Smart City Vienna chama atenção porque busca alcançar uma cidade com zero emissão e autossuficiência de energia.

5. Londres (Inglaterra)

Londres apresenta grandes oportunidades econômicas e iniciativas ambientais, como ônibus com baixa emissão de gases ou programas voluntários. A cidade possui alta densidade populacional e em constante crescimento.

6. Frankfurt (Alemanha)

A cidade alemã oferece a seus habitantes boa qualidade de vida e ampla gama de empregos. Além disso, é um dos principais centros econômicos do país.

7. Seul (Coreia do Sul)

A capital da Coréia do Sul lidera o ranking social graças as suas políticas de planejamento para eliminar a discriminação, facilitar o acesso ao emprego e melhorar a mobilidade, como o Plano Seul. Somado a isso, existem projetos para melhorar a sustentabilidade na cidade, como a restauração de rios, que deixaram de ser áreas de poluição para se tornarem locais de lazer e recreação.

8. Hamburgo (Alemanha)

A cidade é uma das cidades mais populosas da Alemanha e foi considerada a Capital Verde da Europa em 2011. Hamburgo se destaca pela conscientização ambiental, com iniciativas como o “guia de compras ecológicas”, com informações sobre alternativas de consumo sustentáveis na cidade.

9. Praga (República Checa)

Praga possui iniciativas que melhoram a qualidade de vida de seus habitantes e reduzem o impacto ambiental, especialmente em termos de mobilidade e transporte público, além de ser um dos mais importantes centros da Europa.

10. Munique (Alemanha)

A cidade alemã tem como objetivo se tornar a primeira cidade do mundo suprida apenas por energia renovável. Além disso, ocupa o 3º lugar no ranking das cidades com melhor qualidade de vida no mundo.

Você também pode gostar
Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Foto aérea do litoral de Fortaleza
Conheça o Ceará
O Que Fazer em Fortaleza: Guia Com Dicas Imperdíveis

Fortaleza, a capital do Ceará, é um destino que oferece uma experiência única tanto para quem mora quanto para quem visita. A cidade combina praias deslumbrantes, uma rica cultura local e uma culinária deliciosa. Com seus mais de 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense tem sido uma das mais buscadas na alta estação, com […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar