A Smart City Laguna está situada em uma das regiões que mais crescem no Brasil: o município de São Gonçalo do Amarante, a 55 Km de Fortaleza, no Ceará.
Em virtude do Complexo Portuário do Pecém, a região vive uma grande ascensão econômica.
Mesmo com pandemia, o número de contratações em São Gonçalo do Amarante cresceu 70%.
Leia também: Planet Smart City é destaque no jornal Estado de São Paulo
Segundo levantamento do Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) do Pécem, entre janeiro e junho deste ano, 872 trabalhadores foram contratados para atuarem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Em entrevista para o jornal Diário do Nordeste, o gerente do Sine/IDT no Pecém, Grijalba Marques, ressalta que o avanço do mercado de trabalho na região se deu principalmente após o início da construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em 2011.
Ele estima que mais de 40 mil trabalhadores passaram pela construção da indústria, que atualmente emprega de 4 mil a 5 mil funcionários.
“Nosso maior atrativo é a siderúrgica e os serviços de empresas ligadas a ela, assim como o próprio Porto do Pecém. Esses geram muitos empregos. Eu até brinco que a CSP parece uma minicidade”, ressalta Marques.
Ainda de acordo com o jornal, no primeiro semestre, 1.586 oportunidades foram disponibilizadas no Sine/IDT Pecém, sendo 396 deles apenas para empresas vinculadas à Associação das Empresas do Complexo.
O volume representa uma alta de 95% em relação a 2019 (810 vagas) e de 170% ante 2018 (587).
Fonte: Diário do Nordeste