cozinha-pequena-planet-smartcity

Cozinha pequena | 6 dicas para organizar o espaço

Minha cozinha é pequena, e agora? Com casas e apartamentos desenhados em metragens mais compactas, é comum hoje que as cozinhas sejam menores do que eram antigamente.

Mas isso não deve ser um problema se você souber organizar os espaços. A cozinha pequena, na verdade, pode trazer mais praticidade para as tarefas diárias, além de exigir menos do seu orçamento com reformas e mobiliário. 

Dá para organizar tudo em um lugar com pouco espaço, e hoje a gente vai te mostrar 6 dicas práticas para organizar uma cozinha pequena com ideias simples. Vamos lá? 

Como organizar uma cozinha pequena 

Quando você aposta em soluções inteligentes, dá para ter tudo o que você precisa em uma cozinha pequena: mobiliário, eletrodomésticos, louças, etc.

O importante para se ter em mente é investir em móveis que se adequem tanto ao espaço quanto às suas necessidades, além de procurar integrar os espaços e pensar na cozinha como um ambiente que também faz parte da decoração da sua casa. 

Assim, vale a pena investir na decoração e na organização, que vai ser fundamental para fazer com que sua cozinha pequena tenha tudo o que você precisa à mão e sem bagunça! Confira abaixo as dicas que separamos para você começar: 

 

1. Abuse das prateleiras e nichos

Quando pensamos em mobiliar uma cozinha, a primeira coisa que vem à mente são os armários. Eles são muito importantes, mas é preciso ir além deles. Para espaços compactos, as prateleiras e nichos são uma excelente opção para aproveitar as paredes vazias e manter o ambiente organizado. 

E o melhor: elas podem ser encaixadas onde e como você quiser. E o que armazenar lá, vai da sua criatividade: você pode instalar uma prateleira ao lado do fogão para armazenar os temperos que mais usa, por exemplo.

As prateleiras também podem servir para você guardar os eletros que mais usa no dia a dia, como cafeteira, sanduicheira, liquidificador, fritadeira etc. 

E se você quer liberar espaço dos armários, que tal armazenar os alimentos que não precisam de refrigeração, como açúcar, farinha e macarrão em potes bem bonitos em prateleiras ou nichos?

2. Aposte em organizadores 

As caixas organizadoras são muito úteis nos escritórios, mas você sabia que elas também são ótimas para dar aquela mãozinha extra na cozinha? 

Essas caixas estão disponíveis nos mais diferentes tamanhos e podem ajudar a organizar suas coisas nos armários, como pequenas louças, miudezas, talheres etc. 

Você também pode usar caixas organizadoras na despensa e até para organizar os alimentos na sua geladeira. 

3. Invista em eletrodomésticos embutidos

Se você tem pouco espaço disponível, embutir os eletrodomésticos pode ser uma boa opção para aproveitar os espaços dos armários. Embutir micro-ondas, forno e fogão, por exemplo, vão te dar mais liberdade para aproveitar as bancadas para organizar e dispor outros itens. 

4. Use a criatividade! Aproveite locais pouco utilizados 

Você já aproveitou as paredes com prateleiras e nichos, armazenou alimentos em potes decorativos…Ainda dá para usar mais espaços na minha cozinha pequena?

A resposta é sim! A lateral do seu fogão, por exemplo, pode servir como suporte para pendurar tábuas de corte ou panos de prato, basta instalar ganchinhos adesivos nele. 

Você também pode instalar os ganchos na lateral de armários e aproveitar para pendurar xícaras e canecas.

Caso seus armários não cheguem até o teto, vale também usar o espaço que sobra em cima para misturar decoração com alguns itens que podem ser armazenados lá, como louças, por exemplo.

5. Tenha uma despensa organizada 

Se um dos seus armários da cozinha também serve como despensa, então uma das primeiras coisas que você precisa fazer é manter essa despensa organizada.

A despensa é o centro do armazenamento dos seus mantimentos, por isso deve estar bastante organizada para que você tenha tudo à mão e não misture itens em armários diferentes. É importante ter as coisas mais usadas do dia a dia à mão para não ter trabalho extra na hora de colocar a mão na massa (literalmente). 

Caixas organizadoras, potes de vidro e de plástico também podem ser seus melhores amigos nesse momento, pois evitam que você acumule embalagens.

Você pode usar etiquetas com o nome de cada produto e a data de validade que você armazenou para saber até quando cada produto pode ser utilizado. 

Organize os potes por tamanho para facilitar no momento em que você precisar de algo. 

6. Desapegue do que não é necessário

Se você tem pouco espaço à disposição, não dá para acumular muita coisa! A não ser que tenha valor sentimental, evite guardar louças quebradas ou rachadas, itens avariados e que você não vai mais usar. 

Também é importante avaliar se você tem apenas o necessário em casa. Por exemplo: se moram 4 pessoas, não é necessário ter 20 canecas ocupando espaço no armário, certo

Pense com cuidado nas coisas que você usa e em quantas pessoas você costuma receber para ter apenas o necessário e não ocupar espaço desnecessário. 

 

Viu como com pouco investimento dá para ter um espaço funcional e organizado, mesmo com uma cozinha pequena? Agora, é hora de colocar o que você aprendeu aqui em prática! E antes de ir, aproveite também para descobrir como escolher a cortina certa para cada ambiente aqui no blog. 

Até a próxima! 

Banner inscreva-se youtube
como-juntar-dinheiro-planet-smart-city

Como juntar dinheiro para comprar sua casa própria

Empreendedores da Smart City Natal recebem consultoria de negócios gratuita