Sustentabilidade

Dia Mundial do Meio Ambiente: atividades para estimular reflexões serão realizadas virtualmente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 05 de junho, mas a data será celebrada durante toda a semana. A partir de hoje (1º de junho), serão realizadas várias atividades pelas redes sociais para estimular reflexões sobre o momento que estamos vivendo, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do […]
dia-mundial-do-meio-ambiente-atividades-para-estimular-reflexoes-serao-realizadas-virtualmente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 05 de junho, mas a data será celebrada durante toda a semana.

A partir de hoje (1º de junho), serão realizadas várias atividades pelas redes sociais para estimular reflexões sobre o momento que estamos vivendo, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.

As ações estão sendo organizadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e parceiros. Segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, o objetivo é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.

De acordo com Hamú, nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

A data tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Foi durante a Conferência de Estocolmo que iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Fonte: nacoesunidas.org

Você também pode gostar
Inovação
Cientistas britânicos transformam água em hidrogênio utilizando energia solar

Já imaginou um combustível produzido por meio de água e energia solar? Uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, conseguiu esse feito. Eles utilizaram um método único capaz de transformar água em hidrogênio utilizando energia solar. O hidrogênio solar é um tipo de combustível limpo. A novidade pode ser uma potencial […]

dia-da-terra-meio-ambiente
Notícias
11 fatos sobre o Dia Internacional da Terra

Hoje, 22 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Terra. A data foi criada nos Estados Unidos para aumentar a conscientização pública sobre os problemas ambientais e agora é celebrada em todo o mundo. A seguir, veja algumas curiosidades sobre o Dia da Terra! 1 – O primeiro Dia da Terra foi comemorado em […]

Smart City Laguna
Veja dicas de como cultivar mudas de plantas em casa

Plantar é uma forma muito prática e econômica de valorizar sua residência. Afinal, um jardim bem cuidado rouba a cena em qualquer fachada ou quintal, não é mesmo? Sem falar que elas deixam o ambiente mais fresco, a casa mais colorida e ainda ajudam a aliviar o estresse do dia a dia. Veja abaixo 4 […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar