Senza categoria

Energias renováveis podem ficar mais baratas que fósseis até 2020

Os sistemas de energia estão se transformando rapidamente, puxados pelos fortes investimentos em fontes de geração renováveis, que superam em capacidade os novos projetos de combustível fóssil. E com folga: o total de 162 gigawatts (GW) de energias renováveis adicionado em 2016 representou 60% de todas as novas adições de capacidade ao longo de 12 […]
Energias renováveis podem ficar mais baratas que fósseis até 2020
Energias renováveis podem ficar mais baratas que fósseis até 2020

China alcança novo recorde mundial em energia solar

Os sistemas de energia estão se transformando rapidamente, puxados pelos fortes investimentos em fontes de geração renováveis, que superam em capacidade os novos projetos de combustível fóssil. E com folga: o total de 162 gigawatts (GW) de energias renováveis adicionado em 2016 representou 60% de todas as novas adições de capacidade ao longo de 12 meses.

Segundo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) divulgado na semana passada, os dados de projetos e leilões sugerem que todas as tecnologias de geração de energia renovável atualmente comercializadas terão cada vez mais vantagens competitivas e poderão até se tornar mais baratas que os combustíveis fósseis até 2020.

O custo de geração de energia eólica terrestre caiu cerca de 25% desde 2010 e os custos de energia solar fotovoltaica caíram 73% no mesmo período. E não para aí. Os custos da energia solar deverão diminuir ainda mais, caindo pela metade até 2020.

O relatório prevê que, nos próximos dois anos, os projetos de energia solar e eólica terrestre poderão fornecer o quilowatt-hora (kWh) a 3 centavos de dólar ou menos, significativamente abaixo do custo atual da energia proveniente de combustíveis fósseis.

Por comparação, os custos médios globais nos últimos 12 meses para a energia solar e a energia eólica estão em 6 centavos de dólar e 10 centavos de dólar por kWh respectivamente. Mas, segundo a IRENA, os recentes leilões do setor sugerem que futuros projetos reduzirão significativamente essas médias.

Avanços tecnológicos contínuos, mercado mais competitivo e aumento da base de desenvolvedores experientes em projetos de médio a grande porte são citados como fatores de redução de custos recentes.

Fonte: Exame.

Você também pode gostar
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos. No entanto, por diferentes motivos, muitas pessoas não conseguem fazer a gestão das suas próprias […]

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

segurança em casas
Uncategorized
Segurança em casas: confira como fazer uma avaliação correta

Para quem deseja comprar um imóvel, sem dúvida, a segurança em casas é um fator que não pode ficar de fora. Afinal de contas, morar em um ambiente seguro é fundamental para ter qualidade de vida e toda a tranquilidade necessária para viver bem com a família. Além disso, viver em um lugar seguro é um aspecto importante para manter […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar