Senza categoria

Ferrovia Transnordestina na mira de italianos

Empresas e governo italiano demonstraram interesse em ser sócios do governo brasileiro na conclusão da ferrovia Transnordestina. O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse aos italianos que o Brasil precisa de parceiros para finalizar esse projeto que hoje tem a Valec como a responsável pela construção. “A Transnordestina é um projeto interessante […]
transnordestina
transnordestina

transnordestina

Empresas e governo italiano demonstraram interesse em ser sócios do governo brasileiro na conclusão da ferrovia Transnordestina. O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse aos italianos que o Brasil precisa de parceiros para finalizar esse projeto que hoje tem a Valec como a responsável pela construção.

“A Transnordestina é um projeto interessante e viável porque movimentará soja e minérios. No entanto, precisamos de aumento de recursos de parceiros privados”, disse Dyogo Oliveira durante reunião com o ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Graziano Delrio.

A Transnordestina é um dos 89 projetos apresentados pela comitiva brasileira aos empresários estrangeiros em viagem à Europa. A Ferrovia del Estado foi uma das que manifestou interesse na Transnordestina. Hoje, a Itália é um importante parceiro brasileiro com cerca de 900 empresas atuando no Brasil e com interesse cada vez mais crescente em explorar a expansão da infraestrutura nacional em aeroportos, setor energético, ferrovias, portos e rodovias. “As reuniões têm sido surpreendentemente objetivas, produtivas, com algumas manifestações de interesses pelos projetos que a gente tem”, disse Oliveira.

Durante as reuniões, a comitiva brasileira liderada pelo ministro traçou um panorama do cenário macroeconômico, as perspectivas de crescimento e a carteira de projetos. O ministro disse nas reuniões que a prioridade do governo brasileiro hoje são projetos com viabilidade técnica e também econômica.

“Viemos trazer para eles visão de que Brasil está em momento de retomada do crescimento, trazer essa visão de confiança, que estamos em um movimento de recuperação bastante forte, que isso sinaliza um ciclo novo de crescimento longo, que no Brasil costuma ser de 10, 12 anos. É importante a gente trazer isso porque solidifica o interesse que as empresas que já estão e de outras que já estão avaliando”, ressaltou o ministro.

O presidente da Sace, uma sociedade anônima italiana que oferece garantia de financiamento a empresas, disse à comitiva brasileira que quer participar de projetos de Infraestrutura no Brasil e acelerar processo de joint venture com empresas brasileiras. De acordo com Alessandro Decio, o Brasil é uma das prioridades para a empresa, já com escritório em São Paulo.

Segundo o ministro, a Sace pode ajudar o Brasil na melhoria do processo de garantias para projetos de infraestrutura e na mitigação de riscos nos financiamentos de forma mais eficiente.

Michele Valensise, vice-presidente da empresa Astaldi, disse que a abertura do mercado brasileiro de infraestrutura é de interesse da empresa. O embaixador do Brasil na Itália, Antônio Patriota, que acompanhou a comitiva brasileira, pontuou que o momento é bom para retomada de interesse da Itália no Brasil.

Fonte: Diário do Nordeste.

Você também pode gostar
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos. No entanto, por diferentes motivos, muitas pessoas não conseguem fazer a gestão das suas próprias […]

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

segurança em casas
Uncategorized
Segurança em casas: confira como fazer uma avaliação correta

Para quem deseja comprar um imóvel, sem dúvida, a segurança em casas é um fator que não pode ficar de fora. Afinal de contas, morar em um ambiente seguro é fundamental para ter qualidade de vida e toda a tranquilidade necessária para viver bem com a família. Além disso, viver em um lugar seguro é um aspecto importante para manter […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar