Investimentos

Financiamento para construção: o que é e como funciona?

É possível conseguir financiar a construção da sua casa no lote que você já possui. Veja como funciona um financiamento para construção!
financiamento para construção

No cenário habitacional do Brasil, é fato que a maioria das pessoas deseja sair do aluguel. Afinal, trata-se de um custo comparável a uma parcela de financiamento para construção, e os valores dos alugueis estão cada vez maiores.

Para muitas pessoas, adquirir um terreno para a construção da casa do jeito que sempre quiseram é um grande sonho. Mas o que muita gente não percebe é que não é algo inatingível — é totalmente possível realizar essa conquista.

Há quem pense que o ato de adquirir um terreno para construir uma casa deve considerar os dois investimentos, tratando-os como um só. Na verdade, não é sempre assim que funciona. Veja a seguir algumas informações para concretizar esse projeto!

Como é o financiamento para quem já tem um lote de terreno?

Para pessoas que já têm um lote e desejam construir uma casa, essa modalidade de crédito garante um financiamento de até 100% do valor total da obra. Além disso, o prazo de quitação pode chegar a 35 anos, a depender de alguns detalhes e da preferência do interessado.

Diante disso, o repasse do valor financiado acontece de acordo com o andamento da obra. Há a liberação de cada parcela do empréstimo em cada fase da construção concluída e vistoriada pela instituição que concedeu o financiamento.

O financiamento só terá início quando a propriedade estiver concluída. Para isso, você deve ser o proprietário do terreno, que precisa estar quitado e com a escritura definitiva. Os demais documentos também devem estar em conformidade com a Lei.

Como ocorre o financiamento do terreno e da construção?

Nesse caso, as coisas são um pouco diferentes. Para beneficiar aqueles que não têm uma reserva financeira, nessa modalidade, é possível iniciar e dar andamento à construção por meio de um financiamento imobiliário específico, em que será viável financiar 80% da aquisição do terreno mais a obra do imóvel.

Para isso, é possível usar o FGTS como parte do pagamento. As condições de crédito exigidas nessa modalidade são similares às do financiamento apenas para construção, e a taxa de juros fica em torno de 5%. Primeiramente, é necessário dar entrada no financiamento do terreno. Só depois que o projeto de construção for aprovado pela prefeitura, será possível prosseguir com financiamento da construção.

Como as incorporadoras e construtoras ajudam no financiamento para construção?

Elas ajudam nesse processo por meio de orientações ao comprador, de forma a intermediar a contratação dos profissionais envolvidos, como engenheiro para a criação do projeto. Também atuam na mediação do financiamento bancário, tornando-o mais acessível ao comprador.

Trata-se de uma parceria vantajosa para assegurar o bom andamento da construção, sem interrupções por falta de dinheiro, até o momento mais esperado, que é a entrega das chaves. Diferentemente de quando o proprietário constrói aos poucos, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas, pois esse tipo de financiamento tem um cronograma definido com prazo estipulado para conclusão da obra.

Quais são os pré-requisitos para o financiamento habitacional para a construção?

Para a aprovação de um financiamento, os bancos e outras instituições financeiras fazem a avaliação de crédito individual, analisando cada caso. Porém, existem pré-requisitos. As condições para o proponente são:

  • nunca ter sido beneficiado por financiamento do sistema SFH;
  • não possuir outro terreno ou imóvel na mesma localidade;
  • trabalhar por ao menos por três anos sob o regime do FGTS;
  • ter naturalidade brasileira e ser maior de 18 anos.

Em relação ao terreno, os requisitos são:

  • ser localizado no mesmo município onde o interessado trabalha;
  • ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis;
  • ter, em relação ao destino do imóvel, fins residenciais urbanos.

Com o conhecimento acerca de como funciona o financiamento para construção, fica muito mais fácil garantir o seu terreno ou a construção da sua casa nas melhores condições possíveis. Existem boas opções mesmo para quem não tem um orçamento amplo, e o sonho de ser proprietário pode, sim, ser alcançado!

Gostou deste post? Confira também nossas dicas para comprar um bom terreno!

Você também pode gostar
Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar