Senza categoria

Fortes e Ousadas: conheça Sonita Alizadeh

“Estou cansada do silêncio.” Sonita Alizadeh (1997) é uma rapper e ativista afegã que tem sido a voz contra casamentos forçados. Cresceu em Herat, no Afeganistão, sob o domínio do Talibã. Sua família primeiro considerou vendê-la como noiva quando ela tinha 10 anos, mas sua família precisou fugir para o Irã para escapar do Talibã. […]
SONITA-ALIZADEH
Fortes e Ousadas: conheça Sonita Alizadeh

“Estou cansada do silêncio.” Sonita Alizadeh (1997) é uma rapper e ativista afegã que tem sido a voz contra casamentos forçados. Cresceu em Herat, no Afeganistão, sob o domínio do Talibã. Sua família primeiro considerou vendê-la como noiva quando ela tinha 10 anos, mas sua família precisou fugir para o Irã para escapar do Talibã.

No Irã, Alizadeh trabalhava na limpeza de banheiros e ensinava pessoas a ler e escrever. Durante esse tempo, ela também descobriu a música do rapper iraniano Yas e do rapper americano Eminem. Inspirada por suas obras, ela começou a escrever suas próprias músicas. Em 2014, Alizadeh participou de uma competição dos EUA para escrever uma música para que o povo afegão votasse em suas eleições. Ela ganhou um prêmio de U$ 1.000, que enviou para sua mãe, que havia voltado para o Afeganistão.

Pouco depois de vencer a competição, a mãe mandou que ela voltasse ao Afeganistão, dizendo que havia encontrado um homem para comprá-la. Ela tinha 16 anos. Sua mãe estava tentando ganhar um dote de US$ 9 mil para que seu irmão mais velho pudesse comprar uma noiva.

Depois de Rokhsareh Ghaem Maghami, diretora do documentário Sonita, pagar U$ 2 mil à mãe dela e pedir seis meses para a Sonita gravar, ela escreveu e lançou “Brides for Sale”(“Noivas para venda”) que ganhou muita atenção internacional. O vídeo não foi apenas popular entre as mulheres no Afeganistão, mas também chamou a atenção do Strongheart Group, que lhe ofereceu um visto de estudante para estudar nos Estados Unidos, onde reside atualmente.

Alizadeh atualmente mora em Utah e frequenta a Wasatch Academy com uma bolsa de estudos integral. Além de frequentar as aulas, ela continua escrevendo músicas.

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
7 Ações Para Aumentar Seu Patrimônio Financeiro

Ter uma vida financeira organizada é uma prática que pode trazer mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade para a família, no entanto, fazer isso é um desafio para a maioria das pessoas. Primeiro de tudo, é necessário ter bastante disciplina, objetivos bem definidos para aquele dinheiro e planejamento de como fazer. Mas, claro, isso […]

Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar