Investimentos

Investir em imóveis ou fundos imobiliários: qual é o ideal para você?

Destacaremos como funciona o investimento em imóveis e em fundos imobiliários, apresentaremos as principais diferenças entre eles e vamos ressaltar para qual perfil cada escolha é indicada. Continue com a gente.

Você sabe quais são as diferenças entre investir em imóveis ou fundos imobiliários? Em uma análise inicial, esses temas podem parecer semelhantes. No entanto, eles apresentam características distintas entre si. Ao ter o conhecimento sobre esses investimentos, você poderá tomar uma decisão mais alinhada com seu perfil.

Neste conteúdo, destacaremos como funciona o investimento em imóveis e em fundos imobiliários, apresentaremos as principais diferenças entre eles e vamos ressaltar para qual perfil cada escolha é indicada. Continue com a gente.

Como funciona o investimento em imóveis?

Trata-se da modalidade tradicional de fazer investimentos imobiliários. Esse procedimento pode ser feito por meio da compra ou mesmo da construção de um imóvel.

Nesse contexto, o bem pode ser alugado e gerar uma renda passiva mensal ao proprietário. Também há a possibilidade de ser vendido por um valor maior futuramente, gerando lucros na transação.

Como funciona o investimento em fundos imobiliários?

O investimento em fundos imobiliários se caracteriza pelo fato de contar com um amplo conjunto de aplicações financeiras, e a maior parte delas é investida em ativos imobiliários. Esse ativo é gerido por um gestor profissional, e isso é feito de acordo com a estratégia definida pelo próprio fundo.

Quais as diferenças entre esses dois investimentos?

O investimento em imóveis é a compra de um imóvel pensando em lucros futuros. Isso pode ser feito alugando ou vendendo o bem. Nos fundos imobiliários, as pessoas investem em um conjunto de ativos, e eles terão a rentabilidade definida conforme a estratégia de cada fundo.

Quais as vantagens entre esses dois ativos?

O investimento em imóveis pode proporcionar renda passiva por meio dos aluguéis e garantir mais segurança financeira para a sua família. Outro aspecto positivo é que esse investimento pode proporcionar lucros futuros, devido à valorização da casa ou do apartamento.

O investimento em fundos imobiliários, por sua vez, proporciona flexibilidade e ajuda os investidores a diversificarem a carteira de aplicações financeiras.

Para qual perfil esses investimentos são indicados?

Como apresentam propostas diferentes, essas alternativas são indicadas para pessoas com perfis distintos. Para fazer bons investimentos em imóveis, é preciso ter conhecimentos básicos sobre como funciona esse mercado e sobre as características da aplicação. Por esse motivo, trata-se de um investimento voltado para pessoas com perfil conservador.

As pessoas com esse perfil estão iniciando a sua jornada no mundo dos investimentos. Por isso, estão começando a se familiarizar com os termos técnicos das finanças e buscam opções de aplicações financeiras mais seguras.

O investimento em fundos imobiliários vai ajudar a aplicar o seu capital em amplo conjunto de ativos. Além disso, eles contribuem para diversificar a sua carteira. Por outro lado, trata-se de um investimento de renda variável, ou seja, mais arriscado. Por isso, é mais recomendável para pessoas que já tenham conhecimento no mercado de investimentos.

Os investimentos em imóveis e em fundos imobiliários são duas das principais possibilidades de aplicações de recursos. Nesse contexto, é fundamental ter o conhecimento das principais características de ambas para fazer escolhas acertadas.

Gostou deste conteúdo e tem interesse no tema? Siga a gente nas redes sociais e receba outros materiais interessantes para as suas pesquisas. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar