investir-em-terreno-planet-smat-city

Investir em terreno ou comprar casa? Descubra o mais vantajoso

Você está interessado no mercado de imóveis, mas não sabe se é melhor investir em terreno ou comprar uma casa já construída? Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens de cada tipo de investimento

Há quem diga que comprar terrenos é a melhor opção para quem quer investir em imóveis. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e algumas inseguranças a respeito desse mercado. 

Isso é ainda mais forte quando você quer comprar uma casa ou lote em outra cidade ou país. 

Se você mora fora do Brasil, por exemplo, pode haver muitas dúvidas sobre o que é mais vantajoso, confiável e dentro da sua realidade.

Seja qual for a sua situação, agora você vai conhecer como diversificar suas fontes de renda investindo em imóveis de acordo com o seu objetivo. 

Comprar terreno ou imóvel pronto: o que é melhor?

Investir em imóveis é uma das formas mais seguras de garantir a valorização do seu dinheiro. O fato é que independentemente de crise econômica ou do governo atual, seu imóvel estará sempre lá.

Além do valor que só tende a crescer, você ainda pode diversificar suas fontes de renda e aumentar o seu patrimônio.  

Mas comprar lote ou um imóvel construído? Qual desses investimentos é mais vantajoso? 

A resposta é: os dois têm vantagens! Tudo vai depender do seu objetivo, do retorno financeiro que você espera, do tempo que você espera esse retorno e do tipo de investidor que você é.

Vamos começar falando sobre lotes! 

Investir em terreno: quais as vantagens

Se você está em dúvida se vale a pena investir em terreno para construir sua casa ou para rentabilizar o seu dinheiro, a resposta para ambos os casos é: sim, vale a pena!  

Comprar um terreno é um dos melhores e mais seguros investimentos, seja para quem quer diversificar as fontes de renda, seja para quem quer construir um novo lar para a família. 

Comprar um lote é um investimento seguro, além do potencial de gerar um excelente rendimento a médio e longo prazo. 

Entre as maiores vantagens de investir em terrenos e lotes estão: 

 

1. Preço baixo

Ao contrário de casas ou apartamentos prontos, comprar o seu pedaço de terra pode ser extremamente barato, sem comprometer o seu planejamento financeiro.

Além disso, este é um investimento de valorização garantida, fazendo com que, caso deseje vender no futuro, você receba um valor bem acima do que investiu, principalmente se você optar por uma localização que está em crescimento. 

 

banner ebook casa verde e amarela

2. Facilidade para comprar 

Comprar um lote, além de mais barato, é mais simples do que comprar uma casa. São menos documentos exigidos e a compra é consideravelmente mais rápida.

Isso é uma grande vantagem para quem mora no exterior e não tem a maioria dos documentos que os bancos exigem na compra de uma casa pronta, como CPF para estrangeiros, por exemplo. 

 

3. Escalonamento dos gastos 

Além do valor de compra do lote ser muito mais baixo do que o de um imóvel pronto, caso você pense em construir no futuro, é possível escalonar os gastos de acordo com suas possibilidades financeiras. Ou seja, você assume um gasto de cada vez. Primeiro, o terreno, depois, o projeto e, por fim, a construção do imóvel em si.

Tudo no seu tempo e sem comprometer o seu orçamento. Além disso, você tem a possibilidade de construir a casa exatamente como você sonhou e decidir os detalhes de acordo com a necessidade da sua família. 

 

4. Facilidade para gerenciar o investimento

Se você mora no exterior, por exemplo, e quer um lugar para aplicar o seu dinheiro e ter um bom retorno financeiro no futuro, o mercado imobiliário é uma excelente opção, mas administrar aluguel e manutenção de uma casa à distância pode ser uma dor de cabeça.

Se você não quer se preocupar com manutenção do imóvel, aluguel ou imobiliárias, o lote pode ser uma opção que se encaixa melhor na sua realidade e vai evitar possíveis problemas.

 

Investir em imóveis prontos: conheça as vantagens: 

Se você quer investir em imóveis, mas tem outros planos além da valorização do seu patrimônio, pode ser mais interessante comprar uma casa ou apartamento prontos. Entre as vantagens de comprar uma casa, estão:

 

1. Rapidez na entrega

Depois de terminar a negociação e os trâmites legais de documentação e transferência, você já recebe as chaves para se mudar. Essa pode ser uma alternativa para quem tem muita pressa ou não pode esperar para colher os benefícios de construir um imóvel projetado.

 

2. Mais possibilidades de financiamento

Imóveis prontos têm mais opções de financiamento com bancos, além de alguns programas de subsídio do governo, como o Programa Casa Verde e Amarela, que facilita a compra do primeiro imóvel para famílias de determinadas faixas de renda. 

 

3. Possibilidade de alugar

Se você quer o imóvel pronto, mas não planeja morar nele no momento, tê-lo pronto garante a possibilidade de aluguel e uma renda extra mensal que pode baratear o seu financiamento. 

 

Com essas dicas em mente, agora você pode avaliar se é melhor investir em terreno ou comprar uma casa pronta. Lembre-se sempre de levar em consideração a sua realidade no momento e o seu objetivo com o investimento, pois ao final, é isso que será definitivo na sua decisão! 

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhar com seus amigos que também vão gostar de saber sobre este conteúdo nas redes sociais!

Até a próxima! 

 

Banner inscreva-se youtube
mes-do-orgulho-lgbtqia+

Mês do Orgulho LGBTQIA+ | Planet Smart City avança no compromisso de desenvolver ações de diversidade e inclusão

investimento-online-planet-smart-city

Investimento online | Descubra como fazer com segurança