Investimentos

Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.
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De acordo com um estudo publicado em um artigo do portal de notícias R7, desde o início da pandemia da Covid-19, o mercado de loteamento de terrenos no Brasil está em crescimento. Entre as razões para essa tendência, podemos citar a procura por qualidade de vida, privacidade e um espaço maior para a família.

Para termos um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, bem como sobre os desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento de terrenos, conversaremos com Edson Borba, diretor de vendas da Planet Smart City. Acompanhe os tópicos a seguir!

Por que o setor de loteamento no Brasil está em expansão?

Como dito na introdução, os números mostram que o setor de loteamento no Brasil está em ascensão. De acordo com Borba, comprar um lote é uma das formas mais democráticas de investimento imobiliário, uma vez que, o lote atende a diversos objetivos e desejos do público interessado. Por exemplo:

  • construir a casa própria;
  • ter uma renda mensal;
  • lucrar com a venda futura do lote — devido à sua valorização ou da região em que está endereçado.

A respeito desse último objetivo, Borba ressalta haver sempre desenvolvedores do setor imobiliário que procuram por regiões com histórico de boas vendas e valorização comercial. Sendo assim, o comprador de lote pode obter liquidez e lucratividade na hora de vendê-lo.

Como o mercado de loteamento aumenta os serviços oferecidos?

O setor imobiliário é uma área importante para a economia brasileira. Por isso, está sempre em evolução, apresentando, por exemplo, inovações em forma de serviços. Atualmente, existem empreendimentos e loteamentos que contam com serviços de compartilhamento de bicicletas, coworking, concierge, veículos elétricos etc.

Porém, esse mercado ainda “engatinha” no Brasil. Borba explica a razão: “Grande parte dos empresários do ramo imobiliário pensam apenas na infraestrutura e localização dos empreendimentos e loteamentos. Mas esquecem de observar a mudança no perfil dos compradores.”

Essa mudança à qual Borba se refere é o pensamento de “viver além de morar”. Em outras palavras, as pessoas querem uma boa experiência enquanto usufruem do bem imobiliário.

A Planet Smart City percebeu isso. Já no primeiro projeto lançado no Brasil (a Smart City Laguna), foram inseridos vários serviços desejados pelos clientes, como: campo de futebol, bibliotecas, espaços compartilhados e um aplicativo que ajuda no monitoramento das câmeras de vigilância.

Por que a oferta de ambientes diferentes de uso comum é algo crescente?

Como bem ressaltado no tópico anterior, o perfil do cliente mudou. Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e o rápido compartilhamento de informações, os consumidores têm acesso a uma grande variedade de tendências, produtos e serviços.

Sendo assim, eles se tornaram mais exigentes, buscando a melhor solução que agregue economia, comodidade e inteligência.

Um exemplo dessa mudança no comportamento do cliente é mostrado por Borba: “Hoje, muitas pessoas preferem ir a um coworking para trabalhar do que transformar um cômodo da casa em escritório. Por isso, gostam quando existem um espaço coworking no loteamento ou empreendimento em que residem.”

De que modo os itens de responsabilidade ambiental são uma tendência nos loteamentos?

O cuidado com o meio ambiente é um dever de todos. Devido às más consequências vindas com o desrespeito pelos recursos naturais do planeta, notamos que aumenta o senso de responsabilidade entre as pessoas. Nesse cenário, empresas que adotam práticas sustentáveis ganham o respeito do público.

Sendo assim, segundo Borba, notamos um número crescente de empresas que se preocupam em criar soluções sustentáveis específicas, como: sistema de reaproveitamento das águas pluviais e uso de energia elétrica limpa (solar). Cabe dizer que os loteamentos da Planet Smart City são projetados pensando também no bem-estar da natureza.

Quais outras perspectivas para o mercado podem ser consideradas?

Além das tendências já citadas, Borba ainda destaca outras que se projetam no mercado de loteamento de terrenos no Brasil: com as novas necessidades do público consumidor e a competitividade entre as empresas, podemos esperar:

  • serviços mais aprimorados e inovadores;
  • aumento das práticas sustentáveis;
  • criação de ferramentas de compartilhamento de informação;
  • lotes estrategicamente localizados.

Quais são os desafios para o mercado de loteamento no Brasil atualmente?

Ainda existem muitos desafios no mercado nacional de lotes. Um deles é entregar serviços de qualidade em áreas urbanas com grande concentração de pessoas e pouco espaço disponível.

Outra dificuldade é prover as necessidades comerciais dos moradores dos loteamentos.

Isso significa estimular os comerciantes a abrirem estabelecimentos próximos aos lotes – algo que nem sempre é fácil, quando o loteamento não tem um grande número de moradores.

Para enfrentar esse desafio, a Planet Smart City incentiva o comércio local, por meio de consultorias empresariais para aumentar as vendas dos comerciantes e um aplicativo que os conecta aos clientes.

Como a Planet Smart City desenvolve seus loteamentos?

Borba explica que a Planet Smart City desenvolve os loteamentos com base em quatro pilares fundamentais: meio ambiente, tecnologia, pessoas e infraestrutura.

Para melhorar os serviços que disponibiliza e a qualidade de vida dos moradores, a Planet tem um centro de competência na cidade de Turim, na Itália.

Esse local reúne mais de 200 profissionais de diversas áreas, como economia, arquitetura, engenharia e psicologia. Todos trabalham com um único objetivo: desenvolver soluções inteligentes embasadas nos quatro pilares fundamentais da Planet.

Além disso, cada cidade inteligente tem seu próprio Hub da Inovações — prédio que oferece serviços customizados, de acordo com as necessidades dos moradores.

Olhando para o futuro, podemos dizer que as cidades inteligentes são uma necessidade da sociedade moderna. Por meio delas, é possível realizar o planejamento de estratégias para o enfrentamento de grandes questões da sociedade, como:

  • engarrafamentos;
  • falta de espaço para habitações;
  • locais de estacionamento;
  • gestão da água e energia elétrica;
  • saneamento básico;
  • limpeza das ruas;
  • acesso a serviços básicos.

Quais são as vantagens do loteamento de terrenos da Planet Smart City?

Borba destaca que a Planet Smart City é pioneira no conceito de cidade inteligente. Por isso, tem experiência em desenvolver loteamentos e empreendimentos 100% planejados.

Sendo assim, os compradores adquirem uma moradia ou lote dentro de uma estrutura criada para oferecer a melhor experiência de viver bem.

Para tornar as nossas cidades inteligentes acessíveis, a Planet Smart City democratizou o investimento imobiliário por facilitar o pagamento dos lotes. As parcelas são a partir de R$ 499,00. Com esse pequeno investimento, o comprador pode sonhar com a casa própria ou com o lote que deseja obter lucro no futuro.

Sem dúvidas, o mercado de loteamento de terrenos no Brasil ainda tem muito para crescer. E, se depender da Smart Planet City, esse crescimento será um sucesso, uma vez que será pautado nas melhores estratégias e práticas desenvolvidas pelos nossos especialistas.

Gostou de entender o cenário do mercado de loteamento de terrenos no Brasil e quer conhecer melhor as cidades inteligentes da Smart Planet City? Então, entre em contato com a nosso time comercial!

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