Senza categoria

Micro usina hidrelétrica usa redemoinho para gerar energia limpa

A empresa belga Turbulent está apostando em usinas hidrelétricas de pequeno porte para gerar energia renovável com baixo impacto para o meio ambiente. Eles desenvolveram uma turbina de redemoinho que pode ser instalada em rios, riachos e canais, aproveitando a água corrente para gerar energia para até sessenta casas. A fonte de energia limpa opera […]
Turbulent-Whirlpool-Turbine-1020x610
Turbulent-Whirlpool-Turbine-1020×610

Turbulent-Whirlpool-Turbine-1020x610

A empresa belga Turbulent está apostando em usinas hidrelétricas de pequeno porte para gerar energia renovável com baixo impacto para o meio ambiente. Eles desenvolveram uma turbina de redemoinho que pode ser instalada em rios, riachos e canais, aproveitando a água corrente para gerar energia para até sessenta casas. A fonte de energia limpa opera 24 horas por dia e é amigável para os peixes.

Inspirada na natureza, a turbina da empresa pode fornecer energia descentralizada a baixo custo. A tecnologia é perfeita para áreas rurais e regiões isoladas da rede elétrica, desde que haja um rio nas proximidades. Segundo a empresa, suas turbinas não prejudicam o meio ambiente e podem ser facilmente instaladas em uma semana.

Como funciona

A turbina de redemoinho faz uso de pequenas corredeiras para aproveitar a energia. A empresa escava a terra na lateral do curso d’água e ali constrói uma espécie de bacia de concreto pré-moldado. Um gerador e impulsor ficam no fundo desta bacia. Quando abertas as comportas, a água do rio vai para o reservatório, fazendo a turbina funcionar. A energia é produzida ininterruptamente enquanto a água estiver fluindo.

Segundo o site da empresa, a turbina tem vida útil longa e não requer muita manutenção e a bacia de concreto pode resistir por até cem anos. Os peixes podem nadar livremente, tanto na bacia, como na turbina, onde fica apenas um vórtice de água constante, sem nenhum equipamento obstruindo a passagem.

O objetivo da empresa belga é tornar a energia hidrelétrica sustentável. Ao contrário das grandes barragens, sua turbina de baixa pressão requer uma diferença de altura de cerca de 1,5 metros para funcionar.

Testado em rios em toda a Bélgica, o dispositivo pode ser ampliado para gerar 15, 30 e 100 quilowatts. No ano passado, a empresa celebrou a abertura oficial de sua primeira micro central hidrelétrica em uma zona rural do Chile.

Fonte: Ciclo Vivo.

Você também pode gostar
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos. No entanto, por diferentes motivos, muitas pessoas não conseguem fazer a gestão das suas próprias […]

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

segurança em casas
Uncategorized
Segurança em casas: confira como fazer uma avaliação correta

Para quem deseja comprar um imóvel, sem dúvida, a segurança em casas é um fator que não pode ficar de fora. Afinal de contas, morar em um ambiente seguro é fundamental para ter qualidade de vida e toda a tranquilidade necessária para viver bem com a família. Além disso, viver em um lugar seguro é um aspecto importante para manter […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar