Tecnologia

O que é Proptech | Como a tecnologia impacta no setor imobiliário

Você sabe o que é Proptech? Talvez você já tenha ouvido falar em fintech ou até mesmo construtech. O conceito de tecnologia, assim como para esses termos já conhecidos, também se aplica às proptechs. Neste post, você vai descobrir um pouco mais sobre o que é Proptech e como esse tipo de empresa está revolucionando […]
o-que-e-proptech-planet-smartcity
Hand presenting model house for home loan campaign

Você sabe o que é Proptech? Talvez você já tenha ouvido falar em fintech ou até mesmo construtech. O conceito de tecnologia, assim como para esses termos já conhecidos, também se aplica às proptechs.

Neste post, você vai descobrir um pouco mais sobre o que é Proptech e como esse tipo de empresa está revolucionando o mercado imobiliário no Brasil e no resto do mundo, facilitando rotinas de loteadoras, construtoras, incorporadoras e imobiliárias por meio da tecnologia.

O que, de fato, é uma Proptech 

A tecnologia não é mais o futuro, e sim o presente. Hoje, ela também é parte importante do mercado imobiliário, pois é responsável pela reinvenção de várias formas de monitoramento e automatização.

Proptech é o nome utilizado para denominar a transformação digital que vem ocorrendo no mercado imobiliário, seja nas mudanças tecnológicas na prestação dos serviços, seja na mentalidade do setor imobiliário em relação aos serviços, movimentações e transações que envolvam edifícios, cidades e imóveis em geral. 

Em resumo, trata-se da aplicação prática de TI e plataformas de dados para a utilização do mercado imobiliário. Sendo assim, as proptechs contemplam desde empresas imobiliárias até construtoras e loteadoras, que podem oferecer serviços de compra, venda e gerenciamento de imóveis e cidades inteligentes, por exemplo.

Além de otimizar os processos e trazer mais praticidade, as proptechs também têm como pilar a melhoria da experiência do consumidor. No Brasil, essa tem sido uma ideia que veio ganhando espaço nos últimos anos, atraindo investidores atentos nas tendências do mercado. 

 

Tecnologia que coloca as pessoas no centro

Tecnologia como a da Planet Smart City são usadas para projetar e construir cidades e bairros inteligentes contemplando 4 pilares: pessoas, tecnologia, arquitetura e urbanismo e meio ambiente. 

Com o Planet App, os moradores têm acesso a mais de 50 soluções inteligentes, como reserva de espaços compartilhados, por exemplo cinema, quadras esportivas e cozinhas compartilhadas, além de outros equipamentos, como bicicletas para se locomover dentro da cidade inteligente. 

Há ainda a opção de equipar a casa com itens de automação e controlar tudo pelo Planet App, que é gratuito para moradores e aberto para a vizinhança adjacente. 

 

Você pode saber mais sobre o Planet App aqui em nosso blog! 

 

Agora que você já sabe o que é Proptech, aproveite também para descobrir o que é ESG e como isso tem a ver com seus investimentos. Até a próxima! 

 

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar