Grupo Planet

O que é uma cidade inteligente?

A primeira vez que o termo cidade inteligente foi usado data de 1992, como legenda em um livro acadêmico. Desde então, o conceito de cidade inteligente vem ganhando popularidade. Da pesquisa acadêmica às políticas públicas e ao potencial da Internet das Coisas (IoT), muito foi discutido nas últimas décadas. Embora instituições e centros de pesquisas […]
o-que-e-uma-cidade-inteligente-2

A primeira vez que o termo cidade inteligente foi usado data de 1992, como legenda em um livro acadêmico. Desde então, o conceito de cidade inteligente vem ganhando popularidade.

Da pesquisa acadêmica às políticas públicas e ao potencial da Internet das Coisas (IoT), muito foi discutido nas últimas décadas.

Embora instituições e centros de pesquisas tentem determinar parâmetros e sistemas de avaliação para definir cidades e bairros inteligentes, ainda não existe uma definição internacional padrão aceita do que é uma cidade inteligente ou como desenvolvê-la.

Com mais de 70% da população mundial prevista para morar nas cidades até 2050, de acordo com as Nações Unidas, o conceito de cidade inteligente tem despertado cada vez mais atenção entre desenvolvedores urbanos e iniciativas governamentais, buscando as melhores soluções para acomodar essa rápida urbanização.

Nos últimos 30 anos, o termo cidade inteligente identificou a cidade digital e tecnológica. Projetos imobiliários em todo o mundo – tanto construídos do zero, como os já existentes – que foram definidos como inteligentes, geralmente apresentam apenas integração vertical de tecnologia.

Enquanto isso, a Planet Smart City está na vanguarda de uma mudança de paradigma. Desde que a empresa foi fundada em 2015, defendemos o uso de tecnologias inteligentes em cidades e projetos imobiliários como uma maneira de promover a inclusão e permitir que as comunidades prosperem.

Para nós, cidade inteligente é um projeto que integra uma série de soluções em tecnologia, planejamento e arquitetura, inovação social e sustentabilidade ambiental, visando, em última análise, melhorar a vida das pessoas.

O conceito da Planet

Por meio de nossa abordagem única proptech, oferecemos integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovações sociais apoiadas por pesquisas recentes. Adotando a transformação digital, colocamos os moradores no centro de todas as nossas atividades.

Nossas comunidades inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivas são apoiadas pelos serviços do Planet App, nossa plataforma digital, na qual os moradores podem interagir uns com os outros e com a vizinhança ao seu redor.

Nossas equipes são focadas na implementação de soluções que ajudam a superar os desafios urbanos impostos pelo aumento da população da cidade, incluindo o aumento do consumo de energia, competitividade econômica e as expectativas crescentes dos moradores.

O conjunto diversificado de expertises dos especialistas do nosso Centro de Competência nos permite avaliar e escolher milhares de soluções de cidades inteligentes, serviços digitais e inovações sociais, que foram testadas e podem ter um impacto imediato na vida das pessoas.

Selecionamos e testamos as melhores soluções para obter os melhores resultados em nossos projetos de moradias a preços acessíveis.

Transformando moradias a preços acessíveis

Para ser considerada inteligente, uma cidade ou área urbana precisa usar diferentes tipos de sensores de coleta de dados que apoiam a tomada de decisões, gerenciam recursos com eficiência e fornecem serviços aos cidadãos.

Esses dados podem ser coletados dos moradores ou por meio de dispositivos eletrônicos. Em seguida, eles são processados e analisados para monitorar e gerenciar uma série de informações, incluindo sistemas de tráfego e transporte, usinas de energia, redes de abastecimento de água, polícias, escolas, hospitais e serviços comunitários.

O conceito por trás das cidades inteligentes integra a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e os dispositivos conectados à uma rede de IoT (Internet das Coisas) para otimizar as operações e serviços e conectar-se aos moradores.

Embora muitas grandes cidades modernas, como Londres e Singapura, tenham sido rotuladas de cidades inteligentes, a abordagem da Planet está focada na maneira como a tecnologia inteligente pode transformar moradias a preços acessíveis, colocando as necessidades de nossos moradores no centro de cada empreendimento.

 

Leia mais: Cidades inteligentes e suas tecnologias: o papel do Big Data e da Internet das Coisas

Quatro macro áreas

Para nós, na Planet, uma cidade inteligente é uma cidade sustentável, tecnológica e socialmente inclusiva. Uma cidade que se concentra nas pessoas e garante uma alta qualidade de vida às comunidades, por meio da adoção de soluções inovadoras, que contemplam quatro macro áreas:

Planejamento e arquitetura

Integramos soluções arquitetônicas para fornecer casas de alta qualidade a preço acessível, cercadas por espaços públicos que formam comunidades, fomentam relacionamentos e fornecem valor duradouro para os moradores locais.

Tecnologia

A vida dos residentes é aprimorada por meio de soluções tecnológicas em redes, automação residencial, controle de qualidade do ar, segurança e muito mais. Muitas soluções são fáceis de utilizar e podem ser acessadas por meio do Planet App.

Meio Ambiente

Desde plantas resistentes à seca a tijolos solares e irrigação inteligente, implementamos inovações em soluções sustentáveis para criar valor duradouro para as gerações futuras.

Inovação social

Viver em uma cidade inteligente é mais do que apenas possuir uma casa. Criamos comunidades inteligentes, sustentáveis, socialmente inclusivas e capacitamos os cidadãos a fazer a diferença em sua comunidade local.

Estamos comprometidos em construir lugares que tenham alma e coração, que possam acomodar diversas comunidades e que atendam às necessidades de mudança dos moradores. As soluções inteligentes que integramos são apoiadas por pesquisas e testes completos para obter a máxima eficiência.

Benefícios de uma cidade inteligente

Uma nova cultura está se espalhando por consumidores que buscam adquirir sua casa própria: eles desejam agora que suas casas apresentem a mesma inteligência que encontram em outros momentos do seu cotidiano: no carro, no trabalho, enquanto usam smartphones.

Tais expectativas aumentam a qualidade e forçam os desenvolvedores imobiliários a adotar um novo paradigma de inovação. No entanto, as poucas empresas que avançaram nessa direção até agora, fizeram sem aplicar uma abordagem integrada aos seus projetos.

De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute, existem várias áreas e macro setores nos quais a evolução de uma cidade, em um sentido “inteligente”, pode trazer benefícios concretos aos cidadãos: segurança, mobilidade, saúde, lazer, qualidade ambiental e relações sociais.

Em parceria com a Arup, nosso Centro de Competência desenvolveu a Social Smart City Matrix (SSCM), a primeira ferramenta do mundo para avaliar projetos imobiliários inteligentes construídos do zero.

O objetivo do SSCM é orientar todas as partes interessadas envolvidas no projeto e construção de grandes projetos imobiliários, para que possam escolher as soluções inteligentes mais adequadas para cada projeto.

Isso garante a implementação de um sistema integrado de soluções e não apenas a instalação de um conjunto de recursos digitais não interconectados.

A ferramenta SSCM destaca o componente humano em cada projeto, evitando uma abordagem apenas tecnológica. Ele fornece um conjunto de resultados que medem, quantitativa e qualitativamente, o compromisso do desenvolvedor imobiliário em criar uma cidade inteligente.

De acordo com o modelo desenvolvido pela Planet, um projeto imobiliário pode ser definido como inteligente se maximizar em seis qualidades-chave: atraente, saudável, inclusiva, eficiente, informativa e digital.

Uma vez cuidadosamente selecionadas, soluções inteligentes são combinadas para aumentar a pontuação de cada qualidade nas quatro macro áreas: meio ambiente, planejamento e arquitetura, tecnologia e inovação social.

O conceito de cidade inteligente desenvolvido pela Planet envolve inteligência fornecida em nível domiciliar e local, com soluções inteligentes integradas para melhorar a qualidade de vida, fornecer mais serviços e diminuir o custo de vida dos cidadãos.

 

Leia mais: Gestor social transforma a governança e a cultura de convivência nas cidades inteligentes da Planet Smart City

A primeira cidade inteligente inclusiva do mundo

A Planet Smart City é inovadora em seu modelo de negócios, que reúne o conceito de cidade inteligente e moradias a preços acessíveis.

Lançada em 2015 no Brasil, a Smart City Laguna é a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, atualmente em construção no estado do Ceará. Como modelo para projetos futuros, Laguna fornece aprendizados que são aplicados na Smart City Natal e a Smart City Aquiraz, ambas também em construção no Brasil.

Situada em uma área de 330 hectares, Laguna abrigará 25.000 moradores nos próximos anos e é uma prova de que a crise mundial da habitação pode ser resolvida com sucesso.

O projeto envolve planejamento urbano inteligente, infraestrutura, tecnologia, serviços digitais e inovação social, para criar um ecossistema urbano inteligente, garantindo economia de energia, redução de emissões de CO₂ e melhoria da qualidade de vida dos moradores, por meio do Gestor Social e práticas de inovação social.

Integração de soluções inteligentes

Nosso Centro de Competência desenvolveu um catálogo com mais de 200 soluções inteligentes, que podem ser integradas em projetos, dependendo das necessidades específicas da comunidade. Alguns exemplos de soluções inteligentes implementadas na Smart City Laguna incluem:

 

Planet App

O aplicativo gratuito do bairro pode ser baixado por todos, tanto por quem mora em Laguna como no entorno, sendo uma forma de acesso a tudo que é “smart” no bairro.

A ferramenta ajuda a criar comunidades participativas e sociais, fornecendo notícias e agenda de atividades, acesso a grupos on-line, dicas de como viver de forma inteligente, oportunidades para reservar áreas comuns, organizar atividades locais e emprestar ferramentas úteis.

 

Gestor Social

Exclusivo da Planet, temos um Gestor Social em todos os nossos projetos inteligentes. Seu papel é incentivar uma cultura de boa convivência, conversar com os moradores sobre suas necessidades, oferecer oportunidades disponíveis nas proximidades, fornecer ferramentas úteis e organizar atividades em espaços comuns compartilhados. O Planet App é seu principal aliado, combinando tecnologia e inovação social para empoderar os moradores.

 

Hub de Inovação

O Hub de Inovação foi projetado para sediar atividades coletivas, como cursos, leituras e workshops, além de eventos públicos e privados. Por meio do Planet App, os moradores podem reservar áreas comuns. O Hub de Inovação é sede de uma biblioteca e de um cinema.

 

Biblioteca de Objetos

A Biblioteca de Objetos é um espaço onde os moradores podem alugar ou trocar objetos e equipamentos que não são de uso diário. Em vez de manter itens que raramente são usados ou que não são mais necessários em casa, a biblioteca oferece a chance de emprestá-los à comunidade.

É uma ferramenta de economia compartilhada que incentiva os cidadãos a reciclar e reutilizar objetos. Cerca de 50 itens diferentes estão disponíveis para reserva por meio do Planet App.

 

Academia ao ar livre

Os moradores podem praticar atividades aeróbicas ao ar livre gratuitamente nas áreas verdes do bairro. Equipamentos inteligentes de ginástica, como bicicletas ergométricas, produzem energia cinética que podem recarregar dispositivos eletrônicos, incluindo smartphones ou tablets.

 

Compartilhamento de bicicleta

As bicicletas estão disponíveis para empréstimo em determinados pontos da cidade inteligente e podem ser reservadas usando o aplicativo Planet.

A visão de cidade inteligente da Planet é integrar serviços nos bairros e oferecer oportunidades que permitam às comunidades prosperarem, dentro e fora de casa.

Acreditamos que todo mundo quer se sentir parte de uma comunidade que tem alma e coração, onde a diversidade é celebrada e soluções inteligentes atendem às necessidades de mudança dos residentes.

Conforme declarado pelo nosso diretor de Estratégia Digital, Alan Marcus, em sua entrevista no podcast Cidades Inteligentes e Sustentáveis:

“A tecnologia pode mudar profundamente os resultados de muitas maneiras. Inteligente não é apenas tecnologia, é mudar fundamentalmente a maneira como fazemos. Trazendo o poder de volta para os indivíduos e permitindo que eles conduzam essa mudança. Inteligente não é apenas porque você está conectado à rede Wi-Fi ou tem 5G. Inteligente significa que a maneira como vivo e conduzo minha vida é muito mais eficaz.”

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
Smart City Laguna: Uma Cidade Inteligente em São Gonçalo do Amarante – CE

Já conhece a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo? Em uma das localizações bastante estratégias da região Nordeste, a Smart City Laguna é o empreendimento que mudou a cara do mercado imobiliário. Confira.

Uncategorized
Comprar Um Imóvel Pronto ou Construir do Zero: Decidindo o Que é Mais Vantajoso

Nem todos podem se dar ao luxo de construir a casa dos sonhos. Mas, apesar disso, muitos conseguem construir enxugando bastante o orçamento, visto que algumas opções de terrenos são mais em conta. Mas, o que vale mais a pena? Comprar um imóvel pronto ou construir do zero?

Cidade Inteligente
Compra de terreno vale a pena? Entenda como fazer o melhor negócio

Investimento em terreno é um dos mais procurados e antigos. É uma tela em branco para quem quer construir a casa dos sonhos, um comércio ou até mesmo quer aumentar o patrimônio com variedade de investimentos.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar