Decoração

7 tipos de plantas para jardim vertical no apartamento

As plantas já fazem parte da maioria dos projetos de decoração. O jardim vertical deixou de ser apenas uma tendência, tornou-se realidade. Isso porque a maioria das pessoas curte flores e plantas e, dessa forma, é possível mantê-las por perto e o melhor: em grande quantidade.

As plantas já fazem parte da maioria dos projetos de decoração. As plantas para jardim vertical deixou de ser apenas uma tendência, tornou-se realidade. Isso porque a maioria das pessoas curte flores e plantas e, dessa forma, é possível mantê-las por perto e o melhor: em grande quantidade.

Mas e você, sabe quais são as melhores plantas para jardim vertical? Sabe quais delas se desenvolvem melhor e, dessa forma, tornam o jardim mais bonito e vistoso? Na verdade, são inúmeras espécies que podem ser cultivadas dessa forma.

Neste post, vamos dar dicas das mais conhecidas e mais apreciadas pelos apaixonados por plantas. Confira!

O que é jardim vertical?

Para ter um jardim vertical ou suspenso (como também é chamado) em seu imóvel, basta que haja uma parede livre e disponível para organizar as plantas e flores verticalmente.

Para isso, deve haver uma estrutura especial montada junto à parede que as mantenham plantadas na terra em vasos e sejam regadas, recebendo a luz solar de acordo com as suas necessidades.

As plantas para jardim vertical podem ser fixadas em ripas de madeiras bem trabalhadas e que contenham ganchos para colocar os vasos. Os pallets também são uma boa ideia, para pendurá-las, bastando dar um tratamento especial a eles, pintá-los e fixá-los bem na parede. As prateleiras também podem ser usadas para colocar vários vasos. Ou seja, é importante também usar a criatividade.

Quais são as plantas para jardim vertical mais utilizadas?

Agora, vamos ao que, de fato, interessa: conhecer as plantas ideais para serem usadas no seu jardim vertical. Mas, olha, existem muito mais, estamos apenas dando algumas sugestões. Veja!

1. Jiboia

A jiboia é uma planta muito popular e que se adapta muito bem ao jardim vertical, talvez pelo fato dela preencher os espaços com muita facilidade. Ela também tem uma ótima característica de se adaptar aos diferentes tipos de luzes, além de ser resistente e de fácil manutenção.

2. Aspargo-rabo-de-gato

O aspargo-rabo-de-gato é uma planta que se adapta a ambientes com meia-sombra e sol. É uma planta muito requisitada para jardins verticais, pois suas folhas são bonitas e decorativas, lembrando rabo de gato.

3. Colar-de-pérolas

O nome é bem sugestivo, ela conta com partes pendentes que se assemelham a vários colares de pérolas verdinhas. Ele se adapta a temperaturas amenas, mas se desenvolve bem com sol e calor.

4. Lambari-roxo

O lambari-roxo, além de preencher muito bem um jardim vertical, tem folhas bonitas e decorativas, possuindo muitos tons. Por isso, é muito usada nesses jardins, tornando-os mais vistosos. Ideal para locais de sombra e meia sombra.

5. Véu-de-noiva

A véu-de-noiva dá aquele toque pendente e se desenvolve muito bem em espaços internos. Suas folhas são finas e delicadas, mas que se aglomeram, garantindo um efeito incrível ao jardim.

6. Antúrio

Flores são também bem-vindas ao jardim vertical, garantindo um colorido mais diversificado. O antúrio é uma das plantas mais utilizadas, além de super decorativa, se adapta muito bem aos ambientes internos e de sombra.

7. Samambaia

Ela não pode faltar, é vistosa, frondosa, preenche os espaços e é amada por todos apaixonados por plantas. Não há quem não admire uma bela samambaia. Adapta-se bem em ambientes internos.

Existem muitas espécies lindas e exuberantes que podem compor muito bem qualquer jardim. Essa foi uma breve amostra do que pode ser feito com algumas plantas para jardim vertical. Ter planta em casa garante mais frescor dando um toque especial à decoração.

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada todas as nossas atualizações!

Você também pode gostar
Sustentabilidade
O que é construção sustentável e como o conceito é aplicado nos projetos?

Estamos em tempos de debates que têm as ações de sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente como pauta. Nesse sentido, a construção sustentável é um potencial mecanismo de transformação do modo como interagimos e usufruímos dos recursos naturais. São muitas as consequências do mau uso desses recursos, o que pode impactar drasticamente a herança […]

Inovação
Soluções inteligentes da Planet Smart City: conheça aqui

Estamos na era da transformação digital, das ferramentas tecnológicas e conceitos inovadores. Embasado nesse contexto, foram criadas as soluções inteligentes da Planet Smart City. O objetivo é projetar e construir empreendimentos que integrem tecnologias, serviços, inovação e inclusão social. Abrindo assim, o caminho para que as gerações atuais e futuras se beneficiem de edifícios modernos […]

Casa Própria
Como fazer uma avaliação de imóvel para comprar? Confira

Podemos dizer que a compra de um imóvel é uma realização pessoal muito grande. No entanto, devemos tomar todos os cuidados possíveis no momento da escolha. Isso porque é essencial, antes desse grande investimento, fazer uma avaliação minuciosa acerca da propriedade.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar