Senza categoria

Prédio brasileiro vence prêmio de mais sustentável das Américas

Com luz natural, captação de água da chuva, compostagem de resíduos, um prédio brasileiro ganhou o mais antigo selo mundial em sustentabilidade. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá (MT), conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018. Vencedor em duas categorias, melhor edifício sustentável das Américas e […]
Predio-Cuiaba

Com luz natural, captação de água da chuva, compostagem de resíduos, um prédio brasileiro ganhou o mais antigo selo mundial em sustentabilidade. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá (MT), conquistou dois troféus no prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018.

Vencedor em duas categorias, melhor edifício sustentável das Américas e voto popular, o projeto do prédio ficou a cargo de José Afonso Botura Portocarrero, professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a construção, que foi inspirou nas habitações indígenas do Brasil, ele visitou mais de 20 aldeias no Xingu para entender como usar de forma mais proveitosa a luz solar.

O ambiente oferece ainda conforto térmico, já que a cobertura do telhado é composta por duas cascas que possibilitam o resfriamento interno e a captação de água da chuva. Toda a água é filtrada e armazenada para depois ser usada na irrigação do jardim e na limpeza dos pisos e banheiros. Com isso, o projeto reduziu em 30% o consumo de energia.

O edifício também faz a compostagem de resíduos orgânicos tanto da alimentação dos usuários, quanto da poda de árvores e plantas. Além disso, o jardim é integrado por espécies de plantas de biomas presentes no estado do Mato Grosso, como o Cerrado, Pantanal e Amazônia. O prédio ficou pronto em 2010 e funciona como um laboratório de práticas sustentáveis para empresários, estudantes e instituições públicas.

O Breeam foi criado em 1990 e está presente em mais de 70 países, já tendo certificado mais de 250 mil prédios de diversos países e vários continentes. Neste ano concorreram 68 prédios certificados pelo selo Breeam da Europa, Ásia e Américas.

Fonte: Hypeness.

Você também pode gostar
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos. No entanto, por diferentes motivos, muitas pessoas não conseguem fazer a gestão das suas próprias […]

melhores-cidades-para-morar-no-ceará
Cidade Inteligente
4 melhores cidades para morar no Ceará com a família

O fato é que alguns municípios contribuíram para esse status cearense. Mas, quais seriam as melhores cidades para morar no Ceará? Conheça agora quais são!

segurança em casas
Uncategorized
Segurança em casas: confira como fazer uma avaliação correta

Para quem deseja comprar um imóvel, sem dúvida, a segurança em casas é um fator que não pode ficar de fora. Afinal de contas, morar em um ambiente seguro é fundamental para ter qualidade de vida e toda a tranquilidade necessária para viver bem com a família. Além disso, viver em um lugar seguro é um aspecto importante para manter […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar