Senza categoria

Primeira estrada que recarrega veículos elétricos em movimento é inaugurada na Suécia

No dia 11 de abril, a Suécia inaugurou uma estrada que recarrega baterias comerciais e de automóveis enquanto o passageiro dirige. Chamado de projeto eRoadArlanda, a via possui dois quilômetros e foi construída fora do Aeroporto de Arlanda, na cidade de Estocolmo, capital do país. Financiada pela Administração de Transportes da Suécia, a estrada integra a […]
estradaeletrica-1068x712

No dia 11 de abril, a Suécia inaugurou uma estrada que recarrega baterias comerciais e de automóveis enquanto o passageiro dirige. Chamado de projeto eRoadArlanda, a via possui dois quilômetros e foi construída fora do Aeroporto de Arlanda, na cidade de Estocolmo, capital do país.

Financiada pela Administração de Transportes da Suécia, a estrada integra a meta do governo de criar infra-estrutura para transportes livres de combustível fóssil até 2030. A tecnologia permite que os trilhos transfiram a energia para carros e caminhōes durante o percurso.

Tecnologia

A estrada eletrificada funciona da seguinte maneira: a energia é transferida ao veículo por meio de um braço móvel anexado à parte debaixo do veículo. Este “braço” é capaz de detectar e abaixar na seção eletrificada quando o veículo passa acima dela. “Não há energia na superfície. Há dois trilhos (na estrada), assim como uma tomada na parede. Cinco ou seis centímetros abaixo está a eletricidade”, explicou Hans Säll, presidente do consórcio à frente do projeto, ao The Guardian.

No modelo em teste, a estrada foi dividida em seções de 50 metros, onde cada seção fornece energia apenas quando o veículo está acima dele. Esse sistema automático permite que a corrente seja desconectada quando o veículo para. Além disso, também calcula o consumo de energia do veículo, o que permite que os custos de eletricidade sejam debitados por veículo e usuário.

Futuro elétrico

Por enquanto, a via liga apenas o aeroporto a uma área de logística. Mas o governo já planeja expandir a tecnologia para outras regiões da cidade. “Uma das questões mais importantes do nosso tempo é a questão de como tornar o transporte rodoviário sem fósseis uma realidade. Agora temos uma solução que tornará isso possível, o que é incrível. A Suécia está na vanguarda dessa tecnologia, que esperamos introduzir em outras áreas do país e do mundo”, diz Säll, em comunicado.

Fonte: Ciclo Vivo

Você também pode gostar
melhor época para comprar imóvel
Investimentos
Existe melhor época para comprar imóvel? Veja aqui!

Você sabe qual a melhor época para comprar imóvel? Existem alguns fatores que podem influenciar pontos importantes, como taxa de juros, financiamento, aquecimento do mercado etc.

casas-funcionais
Inovação
Casas funcionais: conceito, características e vantagens

As casas funcionais têm ganhado muito espaço no mercado imobiliário por serem práticas e ajudarem a aproveitar melhor os espaços.

organizar finanças pessoais
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar