Casa Própria

Programa Casa Verde e Amarela: saiba quais as novas regras

Lançado em 2020, o programa passou por reformulações um ano depois para alcançar os resultados esperados. Neste post, vamos te contar quais são as novas regras e os principais benefícios do Casa Verde e Amarela.
programa casa verde e amarela

O Programa Casa Verde e Amarela é uma iniciativa do governo federal que surgiu no lugar do antigo Minha Casa, Minha Vida. Ele visa ampliar o estoque de moradias, atendendo, assim, às necessidades habitacionais da população.

Em outras palavras, o programa facilita o acesso dos brasileiros à moradia. Ao cumprir com esse objetivo, o Casa Verde e Amarela promove o desenvolvimento institucional de maneira eficiente no setor de habitação, estimulando a modernização e a inovação tecnológica no segmento de construção civil.

Lançado em 2020, o programa passou por reformulações um ano depois para alcançar os resultados esperados. Neste post, vamos te contar quais são as novas regras e os principais benefícios do Casa Verde e Amarela. Confira!

Quais são as novas regras do Programa Casa Verde e Amarela?

A seguir, mostramos os principais pontos do programa habitacional que foram reformulados para facilitar o acesso dos brasileiros à moradia. Veja!

Ampliação do teto do valor para habitações populares

O governo aumentou o teto do valor dos imóveis enquadrados como habitações populares para ampliar o acesso de mais brasileiros à casa própria e, ao mesmo tempo, incentivar a contratação de novos empreendimentos pela área da construção civil. O novo teto varia conforme a região do país e a população das cidades. Os percentuais de aumento são os seguintes:

  • 50 a 100 mil habitantes — 15%;
  • 20 a 50 mil habitantes — 10%;
  • menos de 20 mil habitantes — não houve aumento;
  • demais cidades (capitais e regiões metropolitanas) — 10%.

Menores taxas de juros do FGTS

Com a aprovação de menores taxas de juros do FGTS, mais famílias passaram a ser enquadradas no grupo de renda que possibilita descontos de financiamento ainda maiores. Logo, tal mudança veio contribuir, para que mais brasileiros realizem o sonho da casa própria. Exemplo: uma pessoa com renda familiar mensal de R$1,5 mil passa a contar com subsídio de R$35 mil, em média, podendo o valor ser ainda maior. Confira os percentuais de juros em cada região do país:

  • Norte e Nordeste — 4,25% ao ano (4,75% ao ano, para não cotistas FGTS);
  • Sul, Sudeste e Centro-Oeste — 4,5% ao ano (5% ao ano, para não cotistas FGTS).

Parcerias com municípios e estados

O valor de entrada de um imóvel representa um empecilho para muitos brasileiros. Pensando nisso, foi criada uma modalidade de financiamento denominada Parcerias. Ela prevê que estados e municípios garantam contrapartida mínima de 20% sobre o valor da residência, podendo esse percentual englobar o terreno. Desse modo, é possível diminuir o valor do imóvel a ser financiado, permitindo que mais famílias acessem o Programa Casa Verde e Amarela, por meio dos subsídios do FGTS.

Quais são as vantagens do Casa Verde e Amarela?

O Programa Casa Verde e Amarela oferece aos brasileiros que desejam comprar um imóvel alguns benefícios importantes. São eles:

  • financiamento facilitado;
  • concessão de subsídios;
  • possibilidade de reformar imóveis;
  • renegociação de dívidas, a depender do grupo de renda;
  • taxa de juros reduzida, a depender da renda familiar e da região em que a pessoa está localizada;
  • segurança na construção e regulamentação das moradias.

Como você percebeu, o Programa Casa Verde e Amarela proporciona incentivos relevantes para as pessoas que sonham com a casa própria. Nesse sentido, empreendimentos que permitem o financiamento por meio dessa iniciativa podem ser interessantes para você. Quem sabe essa é a oportunidade para adquirir o seu primeiro imóvel?

Gostou do que leu? Se sim, continue por dentro das nossas novidades. Assine já a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Você também pode gostar
Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Foto aérea do litoral de Fortaleza
Conheça o Ceará
O Que Fazer em Fortaleza: Guia Com Dicas Imperdíveis

Fortaleza, a capital do Ceará, é um destino que oferece uma experiência única tanto para quem mora quanto para quem visita. A cidade combina praias deslumbrantes, uma rica cultura local e uma culinária deliciosa. Com seus mais de 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense tem sido uma das mais buscadas na alta estação, com […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar