reparos-em-casa-construcao-planet-smart-city

7 reparos para fazer sozinho em casa e economizar dinheiro

Você é daqueles que chama alguém para consertar cada defeito em casa? Neste artigo, vamos te dar 7 dicas de como fazer reparos em casa sozinho e ainda economizar uma graninha a mais no final do mês!  

Aquela pia pingando, uma mancha ou um buraco na parede para consertar… alguns desses pequenos defeitos em casa podem ser uma dor de cabeça, principalmente se você depende de um profissional para fazer cada pequeno reparo. 

Alguns deles são simples e você pode fazer sozinho com a ajuda de algumas ferramentas. 

Mas atenção! Se você não se sentir seguro para fazer os reparos mostrados aqui ou se precisar realizar um procedimento mais complicado, recomendamos fortemente buscar a ajuda de um profissional, ok?  

Então vamos às dicas! 

1. Trocar as lâmpadas

Essa é bem básica. Mas se você é novo nessa empreitada que é morar sozinho, esse serviço básico pode causar dúvidas.  

Trocar a lâmpada é supersimples. Primeiro, para evitar acidentes, você pode desligar o disjuntor. Depois, desenrosque a lâmpada para retirá-la. Em seguida, aperte a nova lâmpada no bocal, ligue a geral e ligue o interruptor para conferir se está tudo certo. Prontinho!  

Certifique-se também de fazer o descarte correto das suas lâmpadas queimadas, ok? 

 2. Desentupir pias

Ainda nos reparos mais básicos, mas que podem dar uma dor de cabeça, as pias ou ralos entupidos podem se tornar um grande problema se não forem resolvidos logo.  

E existem maneiras simples e caseiras de resolver antes de chamar um profissional.  

É importante que você tenha um desentupidor em casa, daqueles que você compra no supermercado mesmo. 

Primeiro, encha a pia com água e use o desentupidor para limpar o encanamento. Caso não dê certo, você pode retirar o sifão para fazer uma limpeza.  

Desenrosque-o e, com o auxílio de uma escova, água e sabão neutro faça a limpeza do interior. Feito isso, coloque-o no lugar novamente e teste o escoamento da água. 

 

3.  Trocar torneiras

Pode parecer uma tarefa complicada, mas trocar torneiras é um reparo simples que você pode fazer sozinho.  

Antes de fazer esse tipo de serviço em casa, lembre-se de fechar o registro de água para evitar acidentes, ok? Lembrando que dica vale somente para as torneiras mais básicas. Algumas torneiras especiais exigem uma instalação mais complexa e, para essas, busque ajuda de um profissional.  

Depois de desligar a geral, desenrosque a torneira. Dependendo do modelo, você pode precisar de uma chave inglesa ou de um grifo.  

Passe fita veda rosca na extremidade da torneira nova para evitar vazamentos e, em seguida, coloque a torneira no local. Gire até encaixar bem e ligue a geral novamente. Teste a torneira com cuidado para garantir que não está vazando.  

banner ebook casa verde e amarela

 

 4. Trocar resistência de chuveiro

Primeiro de tudo, desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral da sua casa. 

Depois, desenrosque o espalhador da ducha, retire a resistência danificada e substitua por uma nova.  

Essa etapa exige muito cuidado, pois é necessário respeitar todos os encaixes de acordo com a recomendação do fabricante. 

Antes de colocar o espalhador de volta, aproveite para limpar a peça com uma escovinha para eliminar qualquer resíduo de sujeira e pronto! 

 

5. Tapar pequenos buracos na parede

Aquele buraco de um prego ou parafuso que você retirou pode ser consertado facilmente. Use massa corrida para tapar o buraco e depois lixe para dar acabamento e pronto! Depois é só passar a tinta!  

 

6. Pintar paredes

Quer dar aquela estilizada nas paredes? Você pode tentar fazer por conta própria. Primeiro, forre o chão com jornais ou lonas e cubra todos os móveis para proteger de possíveis respingos de tinta.  

Também é interessante cobrir tomadas, interruptores, batentes e rodapés com a ajuda de fita crepe. 

Depois de lixar a parede até que ela fique completamente lisa e limpe todo o pó com um pano.  

Depois, você pode aplicar um produto preparador de sua preferência e esperar secar. Então, sua parede estará pronta para receber a pintura. Use o rolo para áreas grandes e o pincel para retoques e pequenos cantos.  

 

7. Aplicação de papel de parede

O papel de parede é uma maneira simples, prática e rápida de mudar o visual dos ambientes. 

Para aplicar, tire as medidas do local onde o papel será aplicado e compre o material de acordo com a necessidade de cada espaço. 

Antes de começar, certifique-se de que a parede esteja nivelada e seca. Use o material indicado pelo fabricante para a aplicação; pode ser cola em pó ou gel, dependendo do tipo de papel escolhido. 

Gostou dessas dicas? Aproveite para conferir também como fazer a decoração da sua sala de TV com dicas muito simples!  

Até a próxima!  

Banner inscreva-se youtube
como-comprovar-renda

Como comprovar renda se você é CLT ou autônomo