Cidade Inteligente

Senado debate implantação de cidades inteligentes no Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realizou na manhã desta quarta-feira (4/12) uma audiência pública para debater a implantação de cidades inteligentes no Brasil. A reunião foi requerida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). A Comissão apresentou ainda os principais programas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na área […]
Senado-Federal
Senado Federal debate implantação de cidades inteligentes no Brasil

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realizou na manhã desta quarta-feira (4/12) uma audiência pública para debater a implantação de cidades inteligentes no Brasil. A reunião foi requerida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO). A Comissão apresentou ainda os principais programas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na área de criação e inovação de tecnologias para a comunicação digital e a educação.

As cidades inteligentes englobam projetos das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente físico e institucional das cidades. As chamadas “smart city” utilizam digitalização, automação e até mesmo o uso de inteligência artificial para proporcionar mais segurança, estabilidade socioeconômica, sustentabilidade e redução de custo de vida.

O Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis do governo federal, lançado em julho deste ano, é responsável por estabelecer indicadores e metas, além de impulsionar soluções para a transformação das cidades brasileiras em cidades inteligentes. O case de sucesso e referência no Brasil é a Smart City Laguna, primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, que está sendo construída pela Planet Smart City, no Ceará.

Audiência

O senador Confúcio Moura destacou que a aceleração do avanço tecnológico no Brasil vem estimulando o interesse dos gestores públicos para o crescimento humano e econômico dos seus municípios. “Vamos debater os mais modernos projetos e programas de inovação tecnológica e elevarmos conhecimentos, destacando o desenvolvimento econômico e tecnológico das nossas cidades e cidadãos”, justifica o senador.

Foram convidados para o debate o diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Wilson Diniz Wellisch; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; o presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebrás), Waldemar Gonçalves Ortunho Junior; o presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari; e o presidente da Claro Brasil, José Antônio Guaraldi Félix.

Câmara de Cidades Inteligentes

A política do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações prevê, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a criação de uma câmara de discussão envolvendo governos, academia, indústria, setor privado e entidades representativas para debater as melhores formas de atender as cidades com soluções de conexão ou provimento de aplicações inteligentes.

A Câmara Brasileira de Cidades Inteligentes Sustentáveis será regulamentada por meio de Decreto, que também vai definir o modelo de avaliação das cidades, a governança da Câmara e o papel de cada ator. A partir das discussões no colegiado, deve-se estabelecer um Plano Nacional para Cidades Inteligentes Sustentáveis. A nova política substitui o programa Cidades Digitais, que já está presente em 144 cidades, 21 delas implantadas em 2019.

CLIQUE AQUI e assista a audiência completa.

Você também pode gostar
Smart City Laguna
Planet Smart City fortalece os empreendedores para driblar a pandemia

Com tecnologia e consultoria profissional gratuita, líder em cidades inteligentes inclusivas implementa mudanças e ajuda negócios locais a crescerem Acreditando que o empreendedorismo é uma das principais bases do desenvolvimento de seus projetos, a Planet Smart City não somente abre caminhos, mas se dedica a fortalecer os negócios para gerar impacto positivo para as pessoas. […]

cidades inteligentes
Cidade Inteligente
Cidades Inteligentes: 4 tecnologias do futuro já presentes nas smart cities

Responda rápido: o que vem a sua mente quando pensa em cidades inteligentes? Uma cidade sem trânsito, talvez? Ou uma cidade com tecnologias avançadas? Pode parecer assunto de filme de ficção científica com luzes piscantes, hologramas coloridos e carros voadores. E, quem nunca se imaginou em uma dessas cidades? Embora a imaginação voe longe, as […]

Grupo Planet
Perspectiva global, soluções locais

“Pense globalmente, aja localmente” é uma frase usada em muitos contextos, que é particularmente pertinente para nós. O grande déficit de casas a preço acessível é uma questão local observada em um cenário global. Mesmo como fenômeno internacional, a falta de moradias de qualidade para famílias com poucos recursos financeiros afeta diretamente as comunidades locais. […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar