Investimentos

Impactos da taxa Selic na compra de imóvel: entenda!

Você sabe quais são os principais impactos da taxa Selic na compra de imóvel? Esse questionamento é bastante pertinente, pois os juros influenciam bastante no preço total a ser pago no financiamento imobiliário.
taxa-selic-compra-de-imóvel

Você sabe quais são os principais impactos da taxa Selic na compra de imóvel? Esse questionamento é bastante pertinente, pois os juros influenciam bastante no preço total a ser pago no financiamento imobiliário.

Desse modo, podemos dizer que a Selic é uma das questões mais relevantes que podem contribuir ou não para os brasileiros realizarem o sonho da casa própria.

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo, explicaremos o que é a taxa Selic, abordaremos a relação do índice com o mercado imobiliário e destacaremos sobre como você pode utilizar esse indicador ao seu favor. Continue com a gente!

O que é a taxa Selic?

A Selic faz referência à taxa básica de juros da economia. Trata-se de um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central com o objetivo de controlar a inflação no Brasil. Isso porque as altas na taxa contribuem para a redução do consumo. Com a diminuição da demanda, o preço dos produtos tende a cair, reduzindo a inflação.

Vale destacar que a taxa de juros básica da economia brasileira é definida oito vezes por ano, ou seja, a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom) que um órgão ligado ao Banco Central. Atualmente, a taxa Selic é de 12,75% ao ano.

Como a Selic impacta o mercado imobiliário?

A taxa de juros básica da economia impacta diretamente no mercado imobiliário. Isso porque, quando a Selic aumenta, o preço efetivo total dos imóveis também sobe, quando as pessoas optam pelo financiamento imobiliário. Essa questão acontece porque, quando a Selic aumenta, cresce também a taxa de juros na aquisição dos imóveis.

Vale destacar que o raciocínio oposto também é verdadeiro. Como os imóveis são um bem de alto valor, o aumento ou a diminuição da taxa de juros influencia bastante no custo total a ser pago no financiamento imobiliário.

Como usar a taxa de juros ao seu favor?

Sabemos que a Selic influencia bastante na aquisição de imóveis, especialmente entre as pessoas que utilizam o financiamento imobiliário na compra da casa própria. Agora, você deve estar se perguntando: como posso utilizar a taxa de juros ao meu favor? A melhor forma de usar a Selic ao seu favor é o acompanhamento periódico dessa taxa. Por meio dessa simples estratégia, torna-se possível identificar os momentos em que a Selic estará em baixa no mercado.

Quando isso acontece, você vai ter mais segurança e assertividade na definição do momento ideal para adquirir, ou mesmo, vender um imóvel. Como é possível perceber, a taxa Selic é um dos principais fatores que impactam no preço efetivo total para a aquisição de um imóvel. Por isso, é fundamental conhecer esse índice e acompanhá-lo, para que você tenha assertividade e segurança, além de entender o momento exato de realizar o sonho da casa própria com toda a sua família.

Este conteúdo sobre os principais impactos da taxa Selic na compra de imóvel foi útil? Então, siga-nos nas redes sociais e receba mais conteúdos sobre o tema. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Você também pode gostar
Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Panorama-Aerea_SC-LAGUNA
Cidade Inteligente
7 Etapas Essenciais Para Investir em Lotes Com Segurança

Investir é uma forma de garantir um futuro seguro mesmo nas maiores adversidades econômicas. Investir em imóveis é dar mais uma camada de segurança ao seu investimento, visto que é um mercado sólido e com bastante base de confiança.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar