Investimentos

Valorização do terreno: 4 fatores que você deve observar

Se você está em busca de um lote que agregue valor com o passar do tempo, saiba que existem fatores determinantes para garantir um bom negócio. Na verdade, a valorização do terreno está ligada, principalmente, à localização privilegiada.
valorização do terreno

Se você está em busca de um lote que agregue valor com o passar do tempo, saiba que existem fatores determinantes para garantir um bom negócio. Na verdade, a valorização do terreno está ligada, principalmente, à localização privilegiada.

No entanto, muitos outros aspectos podem interferir na precificação de um lote. No caso de comprar para investir e aumentar seu patrimônio, por exemplo, é essencial ter um olhar mais abrangente sobre a valorização. Isso significa entender quais características valorizam — ou desvalorizam — uma área residencial.

Neste artigo, vamos relacionar o que deve ser observado ao investir em um terreno. Veja!

1. Oferta e demanda

A lei da oferta e demanda (procura) é um determinante de preço no mercado. Ela tem influência significativa na comercialização de qualquer produto ou serviço. Esse indicador tem a ver com a determinação de preço de um produto, que pode ser um serviço, um imóvel e até de um terreno — que é o assunto deste conteúdo.

É fácil concluir que quanto maior for a demanda, a tendência é que os preços se elevem. Por exemplo, se um lote, pelo qual está interessado, localiza-se em uma região com grande probabilidade de crescimento e de novas construções, certamente, é um local valorizado, visto que a tendência é crescer.

2. Características topográficas

A topografia é outro fator essencial na escolha de um terreno. Trata-se de um estudo que identifica o tipo de relevo e os acidentes geográficos do local. Por meio desse estudo, é possível evitar interferências, como terraplanagens — que dificultam a execução de uma obra.

Sendo assim, uma análise topográfica aprofundada de um terreno influencia bastante uma construção, tanto em relação ao custo da obra quanto àquelas referentes às possibilidades arquitetônicas, contribuindo para um bom projeto. No entanto, dependendo das condições e dos custos envolvidos, devido a alguns procedimentos, pode não ser um bom negócio.

3. Distância de áreas de interesse

Uma característica que hoje representa conforto e tranquilidade para as pessoas e que tem forte influência na valorização do terreno, é a proximidade de comércio e serviços, assim como a áreas de lazer. Essa acessibilidade representa bem-estar e qualidade de vida.

Lotes próximos à natureza como lagoas e florestas intocáveis e preservadas pela prefeitura do local, afetam positivamente o valor do lote. Afinal quem não deseja morar em regiões com a presença da natureza? Aliás, essa caraterística contribui para uma questão muito importante atualmente, que é a sustentabilidade do planeta.

4. Dimensões do lote

Dependendo da construção que será feita no local, a dimensão de um lote é extremamente importante. Sendo assim, o tamanho determina o valor do terreno. Porém, é importante ficar atento que o lote tenha as características similares em uma mesma região, logicamente, considerando o tamanho também.

Vale ressaltar que um grande lote pode valer menos que um lote com dimensões bem menores. Isso ocorre devido à valorização da região onde ele está situado. Então, vale a pena observar esse detalhe.

Como você pôde conferir neste conteúdo, algumas características interferem na valorização do terreno. É possível precificar um lote e garantir vantagens nesse investimento. Para isso, basta observar as dicas deste artigo e buscar segui-las ao se interessar por determinado terreno.

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter e receba na sua caixa de entrada outros conteúdos interessantes como este!

Você também pode gostar
melhor época para comprar imóvel
Investimentos
Existe melhor época para comprar imóvel? Veja aqui!

Você sabe qual a melhor época para comprar imóvel? Existem alguns fatores que podem influenciar pontos importantes, como taxa de juros, financiamento, aquecimento do mercado etc.

casas-funcionais
Inovação
Casas funcionais: conceito, características e vantagens

As casas funcionais têm ganhado muito espaço no mercado imobiliário por serem práticas e ajudarem a aproveitar melhor os espaços.

organizar finanças pessoais
Notícias
Como organizar finanças pessoais e realizar os seus sonhos?

Você sabe como organizar finanças pessoais para realizar seus sonhos? O bom gerenciamento dos recursos financeiros é fundamental, pois poderá proporcionar um melhor aproveitamento do dinheiro que você tem disponível, o que, consequentemente, vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar