Investimentos

Vender um terreno: 3 dicas para conseguir com mais facilidade

Vender um terreno não se assemelha a negociar uma casa ou apartamento, pois existem determinadas questões técnicas e judiciais envolvidas. Muitas vezes, abrangem algumas pessoas, no caso os herdeiros, que devem entrar em acordo, antes de colocá-lo à venda. Confira!
vender um terreno

Vender um terreno não se assemelha a negociar uma casa ou apartamento, pois existem determinadas questões técnicas e judiciais envolvidas. Muitas vezes, abrangem algumas pessoas, no caso os herdeiros, que devem entrar em acordo, antes de colocá-lo à venda.

Geralmente, os terrenos são adquiridos como investimento. Para isso, qualquer pendência em relação à documentação e inventário deve ser solucionada, a fim de que a negociação seja mais tranquila e de acordo com a lei.

Diferentemente do que ocorre quando se coloca à venda uma residência pronta ou em fase de construção, em que a maioria dos interessados negocia para moradia, os terrenos são vistos por muitos como uma aposta lucrativa. Diante disso, neste artigo, vamos dar algumas dicas para que sua negociação em relação à venda de um terreno seja simples e tranquila. Confira!

1. Conheça o histórico do terreno

O fato é que raramente um terreno pertence a uma pessoa apenas, em especial, quando falamos em cidades maiores. Por isso, conhecer quem são os proprietários é essencial para que a negociação transcorra sem maiores problemas.

Além disso, é importante saber desde quando o terreno pertence aos donos. Ou seja, conhecer o histórico daquele espaço é primordial para que, no futuro, alguém não venha reivindicar direitos.

É preciso se informar sobre o inventário desse bem, como se ele existe, se está nos conformes da lei, se pertence a alguma reserva florestal, entre outras questões. Enfim, são fatores fundamentais para que a transação de compra e venda seja legal e evite transtornos futuros.

2. Informe-se e pesquise sobre a área do terreno

É primordial para uma boa negociação do terreno que você o conheça muito bem. Assim, será possível que, ao anunciá-lo, saiba suas características e qualidades para apresentar ao interessado.

Dessa forma, é importante que, ao adquirir um terreno como investimento, você conheça muito bem a área onde ele está localizado. Para isso, fazer várias visitas e se inteirar mais profundamente acerca do espaço é essencial, como ir à prefeitura do município e verificar o zoneamento de cada área e o Plano Diretor. Dessa forma, você pode:

  • conhecer a vizinhança;
  • saber sobre as questões de segurança;
  • informar-se sobre a infraestrutura da região;
  • saber os tipos de empreendimentos que podem ser construídos no local, entre outros.

São fatores que podem determinar o valor e gerar um interesse maior pelas construtoras e empreendedoras.

3. Capriche no anúncio ao vender um terreno

A venda de um terreno passa por duas etapas extremamente importantes para que haja interesse por parte de possíveis compradores, seja uma pessoa física, seja uma construtora. Uma delas são os anúncios, que devem ser caprichados, mostrando os pontos fortes da área. A outra, é a visita.

Diante disso, é importante que o terreno esteja devidamente limpo e, na hora da visita, corresponda às expectativas do interessado. O vendedor não pode transformar as redondezas do local, mas consegue tornar o espaço limpo e com uma aparência atraente e agradável.

Vender um terreno pode ser algo um pouco mais trabalhoso do que negociar uma casa ou um apartamento, visto que o interessado verifica muitos fatores técnicos, além dos judiciais. No entanto, quem deseja investir nesse setor, cercando-se de todos os cuidados, pode obter excelentes resultados.

Gostou deste post? Confira outro conteúdo que fala sobre as vantagens de construir a própria casa!

Você também pode gostar
Cidade Inteligente
7 Ações Para Aumentar Seu Patrimônio Financeiro

Ter uma vida financeira organizada é uma prática que pode trazer mais qualidade de vida, segurança e tranquilidade para a família, no entanto, fazer isso é um desafio para a maioria das pessoas. Primeiro de tudo, é necessário ter bastante disciplina, objetivos bem definidos para aquele dinheiro e planejamento de como fazer. Mas, claro, isso […]

Investimentos
5 Tendências do Mercado Imobiliário em 2024

Estar atento às tendências do mercado imobiliário é importante para o consumidor, para quem vende e para quem constrói. Um dos setores mais sólidos do mercado evolui a cada dia e cria novas demandas e novas oportunidades. Confira o artigo.

Investimentos
7 Fatores Que Mais Influenciam no Preço de Um Lote

Assim como qualquer compra, para um lote em loteamento, existem fatores que determinam o seu preço final. E, se você busca valorização, saber desses fatores é essencial na hora de comprar o seu.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar