Cidade Inteligente

Como é viver em uma cidade inteligente inclusiva?

As cidades inteligentes (smart cities) são um novo modelo de moradia que otimiza a utilização de recursos para os cidadãos. Isso vale para tudo: mobilidade, segurança, conectividade, interatividade, energia, sustentabilidade e, principalmente, para a qualidade de vida. Porém, o grande marco desse modelo é o uso da tecnologia. É por meio dela que as cidades […]

As cidades inteligentes (smart cities) são um novo modelo de moradia que otimiza a utilização de recursos para os cidadãos. Isso vale para tudo: mobilidade, segurança, conectividade, interatividade, energia, sustentabilidade e, principalmente, para a qualidade de vida.

Porém, o grande marco desse modelo é o uso da tecnologia. É por meio dela que as cidades inteligentes podem trabalhar a transformação urbana através da implementação de soluções inovadoras.

Para saber como isso funciona, primeiro, é preciso entender que tecnologia não está ligada apenas à Internet das Coisas. Tecnologia é um conjunto de processos, métodos, meios e instrumentos que visam a resolução de problemas.

Ou seja, as cidades inteligentes possuem um conjunto de soluções para a resolução de problemas comuns dos grandes centros urbanos, desde a economia de energia até problemas de proporções maiores, como a poluição.

Para falar sobre como é viver em uma cidade inteligente, convidamos uma moradora da Smart City Laguna, a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo.

Os benefícios de morar em uma cidade inteligente

Há 7 meses, Luciana Uchoa mora com a filha, Maria Alice (4 anos), na Smart City Laguna (Ceará), cidade inteligente que está localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Para ela, o principal benefício de morar em uma cidade inteligente é a sensação de liberdade e segurança.

“É uma forma bem diferenciada de vida. Aqui as crianças podem ser crianças. Podem sair para correr e brincar com tranquilidade, sem se preocupar com carros. As câmeras nas ruas nos dão sensação de tranquilidade que em muitos cantos não têm. Sem falar na comunidade, na parceria e troca de informação entre os moradores. Há muitos anos eu não via isso.”

Essa sensação de liberdade e segurança da Luciana e de outros moradores da Smart City Laguna só é possível devido às seguintes tecnologias implantadas na cidade:

– Ruas sem saída permitindo que haja uma interferência mínima no tráfego sobre as residências, reduzindo o fluxo de carros e aumentando a segurança;

– Playground instalado em área de grande circulação de pessoas;

– Vias planejadas que reduzem o trânsito que evitam congestionamentos e estimulam baixa velocidade;

– Gestão social voltada para interação de moradores;

– Faixas reservadas para pedestres e ciclovias, permitindo passeios com segurança;

– Aplicativo do bairro com rápida comunicação entre moradores;

– Dispositivo opcional para monitoramento das atividades das crianças nas áreas comuns;

– Espaços destinados ao lazer das crianças (biblioteca e cinema).

– Videomonitoramento 24h das áreas comuns;

– Iluminação pública de LED, contribuindo para que moradores possam ver melhor tudo o que acontece nos ambientes;

Além dessas soluções, a Smart City Laguna proporciona tecnologias voltadas para a comunidade, para o meio ambiente e para o planejamento urbano.

CLIQUE AQUI para conhecer as mais de 50 soluções que a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo (localizada no Brasil) oferece.

Você também pode gostar
Smart City Natal
O que fazer em Natal. Os Principais Passeios Para Conhecer a Capital Potiguar

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e uma das capitais com uma das maiores variedades de praias. Com destaque para a produção de energia renovável, o estado oferece turismo, economia crescente e uma qualidade de vida que se destaca das demais regiões do Brasil. Uma verdadeira joia na esquina da América do Sul.

Smart City Natal
Smart City Natal: A Primeira Cidade Inteligente no Rio Grande do Norte

A segunda cidade inteligente construída pela Planet Smart City e a primeira no estado do Rio Grande do Norte. Localizada em uma região de fácil acesso ao rico litoral potiguar. Em apenas alguns minutos é possível chegar em cenários paradisíacos e ainda estar próximo da capital potiguar.

Foto aérea do litoral de Fortaleza
Conheça o Ceará
O Que Fazer em Fortaleza: Guia Com Dicas Imperdíveis

Fortaleza, a capital do Ceará, é um destino que oferece uma experiência única tanto para quem mora quanto para quem visita. A cidade combina praias deslumbrantes, uma rica cultura local e uma culinária deliciosa. Com seus mais de 2,6 milhões de habitantes, a capital cearense tem sido uma das mais buscadas na alta estação, com […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar