curitiba

Cidades inteligentes: como tornar as cidades eficientes e sustentáveis

O conceito de cidades inteligentes tem ganhado cada vez mais força. Aliar a tecnologia na construção de uma cidade mais eficiente e sustentável é uma das principais propostas das smart cities

Você sabe qual o conceito de cidade inteligente? Se não, chegou a hora de aprender.

A ideia das smart cities é transformar os espaços urbanos em ambientes integrados com a natureza. Mas não para por aí. As cidades inteligentes também oferecem qualidade nos serviços prestados, por meio do uso da tecnologia.

O objetivo é melhorar a infraestrutura urbana, tornando as cidades mais eficientes. E assim, proporcionar maior qualidade de vida para os moradores.

Para otimizar serviços como mobilidade, segurança e infraestrutura, são implantadas ferramentas e soluções inovadoras. Essas soluções precisam oferecer qualidade e excelência nos serviços prestados. Iniciativas como compartilhamento de transportes tornam a mobilidade mais sustentável e busca melhorar o fluxo de trânsito das cidades.

Outros serviços tecnológicos, como sistemas de videomonitoramento, auxiliam na manutenção da segurança da cidade. Além disso, a implantação de academia ao ar livre estimula a prática de atividades físicas e otimizam a qualidade de vida dos moradores.

Smart Cities no Brasil

Com o objetivo de mapear as cidades que possuem maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities analisa indicadores, desenvolvidos pela empresa de consultoria Urban Systems, e qualifica as cidades mais inteligentes do país.

No resultado geral, Curitiba alcançou bons resultados em 2017, ocupando o segundo lugar do ranking, já em 2018 atingiu o topo do ranking e ganhou o título de cidade mais inteligente do Brasil.

A ideia é que a partir do ranking, seja possível mostrar uma visão mais clara com relação aos destaques e investimentos necessários nos centros urbanos brasileiros.

carros-autônomos-nova_york

Mobilidade: primeiro serviço de transporte autônomo é lançado em Nova York

Porto do Pecém passa por mudanças operacionais

Porto do Pecém passa por mudanças operacionais