SENSEDIA-cidades-inteligentes-600

Cidades inteligentes: o que são e quais existem no Brasil

O conceito de cidade inteligente, pouco discutido até a década de 90, tem sido bastante debatido nos últimos tempos. Isso graças ao avanço da tecnologia e da necessidade de se repensar o uso dos espaços urbanos de forma mais sustentável. Neste artigo, você vai entender o que são cidades inteligentes e conhecer algumas smart cities no Brasil! Boa leitura!

O que é uma cidade inteligente?

Segundo a União Europeia, cidades inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Em resumo, são aquelas que conseguem um equilíbrio entre inteligência, inovação, acessibilidade e interatividade, de maneira a melhorar a vida de seus cidadãos.

De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 10 dimensões indicam o nível de inteligência de uma cidade: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia.

 

Como as cidades inteligentes são criadas?

Existem duas formas: a primeira é investir em cidades planejadas e incluir em seu planejamento prévio tecnologias e ações sustentáveis. A segunda é reavaliar os processos das cidades já existentes e identificar as melhorias que podem ser realizadas de acordo com as necessidades dos moradores e do local.

Bairros Inteligentes

Conheça 5 cidades inteligentes no Brasil

Já existem várias iniciativas no Brasil que são bons exemplos de cidades inteligentes. Conheça algumas delas!