ar-condicionado-sem-eletriciade

Como inventores de Bangladesh estão fabricando ar condicionados usando garrafas plásticas

Quando o inventor Ashis Paul criou uma maneira inovadora de atrair o ar frio para as casas usando garrafas de plástico, toda a sua empresa se uniu para ajudar a ensinar as pessoas que moravam na zona rural de Bangladesh a fazer o mesmo. Desde fevereiro deste ano, eles ajudaram as pessoas a instalar essas unidades – que não precisam de eletricidade para funcionar – em mais de 25.000 residências situadas em áreas em desenvolvimento no país.

Jaiyyanul Huq, diretor criativo do Gray Group, a empresa de publicidade que liderou esse projeto social. diz: “Somos uma nação propensa a inundações. Por conta disso, na zona rural de Bangladesh, a maioria das pessoas constrói suas casas usando latão, em vez de lama. Cerca de 70% da população de Bangladesh vive nessas casas. O problema com essas cabanas de lata é que elas ficam insuportavelmente quentes no verão, especialmente no norte e no centro de Bangladesh. Estive nessas cabanas. É como estar em uma sauna no Saara. Um de nossos supervisores criativos, Ashis Paul, começou a pensar em maneiras de trazer alívio para essas pessoas. Ele estava revirando a mente quando, um dia, ouviu o tutor de física da filha explicando como o gás esfria quando se expande rapidamente. Ashis tem uma mentalidade de “inventor” e sempre foi fascinado pela ciência. Então, ele começou a experimentar. Ele nos contou sobre sua ideia de fazer um ar-condicionado com garrafas de plástico. A simplicidade do Eco-Cooler é incrível.”

Para fazer um Eco-Cooler, você corta garrafas de plástico ao meio e depois as monta em uma placa. Em seguida, coloca o quadro sobre uma janela, com os gargalos voltados para o interior da casa. A mudança de pressão que ocorre quando o ar entra na parte mais larga da garrafa e sai pelo gargalo esfria o ar.

Parece estranho, mas o princípio é simples. Sopre na mão com a boca aberta. O ar está quente, não é? Agora, sopre sua mão com os lábios contraídos. Parece uma brisa fresca. O Eco-Cooler é capaz de diminuir a temperatura em até 5 °C imediatamente. Quando passa de 30 °C a 25 °C, pode-se dizer que faz uma grande diferença.

O grupo Gray decidiu assumi-lo como um projeto pro bono. “Gostamos de retribuir – é essencial para a nossa empresa. Decidimos fabricar e distribuir essas unidades gratuitamente. As ruas aqui estão cheias de garrafas, então as matérias-primas são fáceis de encontrar.” Para distribuir os Eco-Coolers, a empresa se associsuà Grameen Intel Social Business Ltd, uma plataforma de negócios que atua em muitas aldeias de Bangladesh.

oninus-autonomo

Conheça o ônibus autônomo da Mercedes Benz

artesanato2

São Gonçalo possui um dos artesanatos mais diversificados do RN