Dia Mundial do Meio Ambiente: atividades para estimular reflexões serão realizadas virtualmente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado dia 05 de junho, mas a data será celebrada durante toda a semana.

A partir de hoje (1º de junho), serão realizadas várias atividades pelas redes sociais para estimular reflexões sobre o momento que estamos vivendo, destacar a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta e buscar entendimentos sobre como construir um mundo melhor no pós-pandemia – #PelaNatureza.

As ações estão sendo organizadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e parceiros. Segundo a representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, o objetivo é utilizar esse momento complexo e difícil que a pandemia impôs para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.

De acordo com Hamú, nem sempre tomamos consciência, mas desde o alimento que consumimos à água que bebemos, o ar que respiramos e, inclusive, muitos medicamentos que salvam vidas, todos são providos pela natureza. “Quando perdemos a biodiversidade, perdemos esses serviços dos quais dependemos para existir”, alerta.

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

A data tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Foi durante a Conferência de Estocolmo que iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Fonte: nacoesunidas.org

Caixa oferece carência de 6 meses para financiamento de imóveis novos

Inteligência artificial como ferramenta para melhorar a qualidade de vida