tunel-noruega

Engenheiros projetam túnel flutuante na Noruega

Engenheiros noruegueses querem construir o primeiro túnel subaquático e flutuante em entradas de mar entre grandes montanhas rochosas. A ideia faz parte de um grande projeto de infraestrutura na Noruega, que será construído para ligar as estradas entre as cidades de Kristiansand e Trondheim, que ficam a 1100 Km de distância e o trajeto entre elas dura 21h. Com os túneis, o trajeto seria reduzido para 11h.

Arianna Minoretti, engenheira sênior da Statens Vegvesen, estuda a viabilidade de construir uma ponte em um dos maiores fiordes no caminho: o Bjørnafjord. Também é conhecida como túnel suspenso ou Ponte de Arquimedes, inspirado no filósofo que descobriu o princípio da flutuabilidade.

Toda essa obra seria feita de dois longos tubos de concreto, um para cada direção de viagem, ligados um ao outro. O túnel terá 30 metros de profundidade.

A ideia é que esse projeto crie um novo ramo de construção para ajudar outros países além da Noruega. Elaborar um projeto como esse no ambiente escolhido seria um desafio, já que a ponte deveria ter no mínimo 5 quilômetros de comprimento, e com isso se tornaria uma das mais longas do mundo. Além disso, a ponte terá que aguentar ventos muitos fortes pois eles são comuns nessa região.

garrafa-pet-luz

Jovem utiliza garrafas PET para levar luz a comunidades carentes

carros-hibridos

Veículo híbrido entre carro e bicicleta pode ser alternativa de locomoção no futuro