Estudo de neuromarketing identifica a Planet com o arquétipo do mágico

O nosso subconsciente guarda um mundo de informações que nós nem imaginamos. Como 95% de todo nosso pensamento ocorre no inconsciente, a maioria desses fatores importantes é ignorada pelos métodos tradicionais de pesquisa.

Foi por meio de um conceituado estudo de neuromarketing – uma mistura de neurociência e marketing, que tem como principal objetivo entender o que faz um consumidor preferir uma marca – que a Planet Smart City mais uma vez confirmou o seu desejo de transformar o mundo, por meio dos seus produtos e serviços.

Utilizando a Técnica de Evocação de Metáforas de Zaltman (ZMET), desenvolvida e patenteada pelo americano Gerald Zaltman, autor de mais de 20 livros e professor emérito da Harvard Business School, a Olson Zaltman Associates realizou um estudo com seis diretores globais da Planet: Giovanni Savio, cofundador e CEO Global da Planet; Susanna Marchionni, cofundadora e CEO da Planet no Brasil; Alan Marcus, diretor de Estratégia Digital; Angelo Bestazzi, diretor de Recursos Humanos, Carmen Romero, diretora de Impacto; e Daniele Russollilo, vice CEO e diretor de Operações.

Cada executivo teve 60 minutos para expor seus sentimentos, por meio de 5 a 7 imagens, respondendo a seguinte pergunta: ‘qual o papel da Planet no mundo vem à sua mente?’.

Segundo a Olson Zaltman Associates, a técnica é focada nas metáforas e nas formas não-verbais de comunicação, como fotos e objetos, ou até mesmo sons.

As metáforas têm um grande impacto na maneira como vemos o mundo. Entre as mais comuns, estão equilíbrio, transformação, conexão, conhecimento, força, jornada e tempo.

Como a metáfora age subconscientemente e nos ajuda a entender o significado, ela também é como influenciamos as percepções e o comportamento em um nível profundo.

O resultado

“As pessoas não podem te dizer o que elas pensam porque elas simplesmente não sabem. Seus pensamentos mais profundos são aqueles que explicam o seu comportamento no mercado e são por meio das metáforas que acessamos o seu inconsciente”, explica o estudo.

E baseado na ZMET, a Olson Zaltman Associates definiu a Planet com o arquétipo do mágico, que tem o desejo de transformar o mundo. “O mágico quer deixar um legado, quer mudar o mundo, transformar obstáculos em oportunidades, é líder, visionário e quer tornar possível o impossível”, destaca o estudo.

Mas, afinal, o que são arquétipos?

O conceito foi criado pelo psicólogo suíço, Carl Jung (1875-1961). São elementos altamente desenvolvidos do inconsciente coletivo – estruturas da mente inconsciente compartilhada entre os seres humanos.

No marketing, um arquétipo de marca é um gênero que você atribui à sua marca, com base no simbolismo e na retórica que sua marca usa. A ideia por trás do uso de arquétipos de marcas é ancorar sua marca contra algo icônico – algo que já está incorporado no consciente e no inconsciente da humanidade.

Exemplos de marcas globais que possuem o arquétipo do mágico: Apple, Disney, Mastercard, Sky e Tesla. Mas, que tipo de magia é essa? Ela é baseada no talento, na inovação, na gratidão, na longevidade, na bondade e na simplicidade.

“A Planet Smart City personifica o arquétipo do mágico transformando a forma como seus moradores experimentam a vida nos empreendimentos que a empresa desenvolve, oferendo infraestrutura de qualidade, oportunidade e empoderamento; para o mercado imobiliário, por meio da inovação e digitalização; e para os seus parceiros e colaboradores, por meio do envolvimento e da possibilidade de fazer parte da transformação. A magia da Planet nasce da simplicidade e está profundamente enraizada na conexão entre as pessoas, o que resulta na mágica do engajamento e em um relacionamento duradouro entre as comunidades”, exemplifica o estudo.

“Transformar o mundo está na essência da Planet. A magia e o encanto estão em tudo que fazemos, porque fazemos com muita paixão e dedicação. Queremos transformar a forma de morar no mundo, por meio de lugares ricos em inovação social, tecnologia, práticas sustentáveis e infraestrutura de alto padrão. E isso não é utopia, é algo economicamente sustentável e funciona”, explica Susanna Marchionni, CEO da Planet no Brasil.

Sobre a Olson Zaltman Associates

A Olson Zaltman Associates (OZA) é uma empresa de consultoria baseada em pesquisa que identifica insights profundos do consumidor para ajudar os clientes a desenvolver e implementar estratégias eficazes de marketing, produtos e comunicação.

A OZA possui uma rede de parceiros globais e pode realizar pesquisas em todo o mundo. A empresa usa a Técnica de Evocação de Metáforas de Zaltman (ZMET) para se aprofundar nos pensamentos e sentimentos dos consumidores. Nos últimos 20 anos, a OZA realizou cerca de 1.000 estudos em 35 países.

A ZMET incorpora a mais recente compreensão científica de como a mente funciona com base na psicologia clínica e cognitiva, neurociência, antropologia e sociologia.

A ZMET identifica as profundas orientações universais mentais e emocionais que estruturam e orientam como as pessoas pensam, sentem e agem.

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