Frida-Kahlo

Fortes e Ousadas: conheça a história da pintora mexicana Frida Kahlo

“Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?” Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Ela viu beleza em meio à tragédia e transformou suas limitações em arte.

Porém, a própria Frida negava que era surrealista: “Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade.” Desde pequena teve uma saúde debilitada, aos seis anos contraiu poliomielite que lhe deixou uma sequela no pé. Aos 18 anos sofreu um acidente de ônibus que lhe deixou no hospital por um longo período e mais tarde se viu obrigada a amputar a perna.

Apesar de deprimida e incapacitada de andar, passou a pintar freneticamente a sua imagem, com um espelho pendurado na sua frente.

Embora tenha tido uma vida muito conturbada, até mesmo nos quesitos saúde e relacionamentos, destacou-se por ser uma artista singular. Ela chamava atenção por exagerar nas roupas, enfeites, risos e gestos. Foi uma defensora dos direitos das mulheres, tornando-se um símbolo do feminismo.

Intensa e revolucionária, Frida pode ser considerada uma mulher à frente de seu tempo.

arvore-digital-parana

Conheça a árvore digital que funciona com energia solar

Espaços-verdes-depressao-1030x515

Estudo revela que espaços verdes podem ser antídoto para depressão