AMEENAH-GURIB-FAKIM

Fortes e Ousadas: conheça Ameenah Gurib-Fakim

“As plantas mais humildes escondem segredos surpreendentes.” Ameenah Gurib-Fakim (59 anos) foi a primeira presidente de estado do sexo feminino das Ilhas Maurício, na África (eleita em junho de 2015). Foi professora universitária e empreendedora antes de sua eleição.

Há muito tempo, Gurib-Fakim é uma cientista líder em biodiversidade, estudando e validando a flora das Ilhas Maurício, um dos principais focos de biodiversidade do mundo. Como empreendedora e professora de química orgânica, ela analisou as plantas da região para suas aplicações sanitárias, nutricionais e cosméticas.

Em uma entrevista perguntaram a ela: “Como bióloga, você traz um ponto de vista diferente para o papel de presidente?” Ameenah falou: “Acho que não apenas como bióloga, mas como bióloga mulher. Essa é uma mensagem importante para enviar para mulheres jovens e meninas. Cada vez mais, os jovens estão deixando as ciências, então espero ser um modelo para promover o aprendizado da ciência, para torná-la interessante e encantadora. Quero dizer às pessoas: sim, é possível se você é uma mulher”.

Ameenah considera as plantas como laboratórios biológicos viventes, cheios de informações essenciais para os seres humanos e todas as outras espécies. Está convencida de que há muito que aprender com as plantas. Sempre nas palestras apresenta o baobá (a Árvore da Vida), uma das espécies incríveis que crescem no hotspot de biodiversidade das Ilhas Maurício: o tronco é capaz de armazenar água, as folhas podem curar infecções e a fruta contém mais proteínas do que o leite humano. E conclui: “toda vez que derrubamos uma floresta, perdemos um laboratório inteiro”.

casa-ecologica

Professor britânico constrói casa ecológica por menos de R$ 700

financiamento-imoveis

Caixa reduz juros para financiar imóveis; taxa mínima cai para 6,5% ao ano