carros-autônomos-nova_york

Mobilidade: primeiro serviço de transporte autônomo é lançado em Nova York

Seis vans elétricas sem motorista vão transportar passageiros por um percurso de 1,6 km. O local escolhido foi um parque industrial nas margens do East River

Pela primeira vez, veículos sem motoristas estão transportando passageiros na cidade de Nova York. São seis vans elétricas, de seis lugares cada uma, operadas pela Optimus Ride. A empresa foi criada por estudantes do MIT em 2015.

Por enquanto, o serviço de transporte autônomo ocorre em ambiente controlado. As vans percorrem uma rota fixa de 1,6 km de extensão no Brooklyn Navy Yard. O local escolhido foi um estaleiro e complexo industrial localizado às margens do East River.

Os veículos autônomos transportam passageiros do estaleiro da Marinha até a doca da balsa para Manhattan. O transporte é feito sempre aos finais de semana, das sete da manhã às dez e meia da noite.

Leia também: Cidades inteligentes: como tornar as cidades eficientes e sustentáveis

Mobilidade urbana em Nova York

Por muito tempo, a cidade de Nova York foi deixada de lado na hora de testar veículos coletivos autônomos. Isso porque, em geral, as empresas dão preferência para estados com vias mais tranquilas, como o Arizona.

Diante das imensas dificuldades de se desenvolver um sistema capaz de lidar com os desafios das movimentadas ruas de metrópoles mundiais, a febre dos veículos autônomos vem enfrentando alguma resistência.

Até mesmo o fundador da Microsoft, Bill Gates, questionou os investimentos nesse tipo de veículo. Mesmo assim, há quem veja na novidade um passo importante para a popularização dos veículos autônomos.

A Optium Ride já planeja oferecer o mesmo serviço em outros espaços com vias privadas. Uma das opções é a comunidade de aposentados em Fairfield, na Califórnia. A outra é um empreendimento de uso misto, em Reston, Virgínia. E o terceiro local é um parque industrial no distrito de Seaport, em Boston.

Com informações da Época Negócios.

aplicativos

5 aplicativos gratuitos para te ajudar a ser mais sustentável

curitiba

Cidades inteligentes: como tornar as cidades eficientes e sustentáveis