Smart City Aquiraz render rua

O que é um loteamento?

Esse artigo foi feito para você, investidor, que está em busca de dicas de investimento ou que está apenas curioso pelo significado e funcionamento de um loteamento. Aqui vamos explicar o que é, por que as pessoas compram lotes, como encontrar o loteamento perfeito para investir e ainda daremos ótimas dicas de investimento.

O que é um loteamento?

Um lote é uma divisão de um grande pedaço de terra em lotes que pode ser usado para construir diversos tipos de edifícios, contando com o espaço para uma abertura de vias.

Por que as pessoas compram lotes?

Como as pessoas podem se interessar pela compra de lotes por várias causas diferentes, seja por questões pessoais ou por investimento financeiro a longo prazo. As principais são: retorno financeiro, alta rentabilidade, valorização e realização pessoal. Em alguns casos, o investimento na compra de um lote pode ser muito mais rentável para realizar investimentos econômicos (CDI, etc.)

Loteamento vs. Condomínio fechado: qual a diferença?

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que se interessam pela compra de imóveis é uma diferença entre lotes e condomínios, já que são duas coisas que podem ser facilmente confinadas entre si.

Em um loteamento, o acesso às vias e aos espaços públicos é livre para todas as pessoas. Já em condomínios, existe o controle de acesso junto com um esquema de segurança interna em todas as áreas. Outra grande diferença está presente na hora de adquirir o imóvel. Ao comprar um lote em um loteamento, o consumidor está comprando apenas o lote. Ao adquirir uma casa ou um terreno em um condomínio fechado, o comprador também está pagando por toda a infraestrutura existente dentro do condomínio (incluindo áreas de lazer, vagas em garagem, etc.). Por isso, é bastante comum haver uma cobrança de taxas para os moradores de condomínios, para que haja manutenção dos locais de uso comum, ou que acaba sendo bastante caro. Em loteamentos, serviços como coleta de lixo e manutenção de vias e espaços públicos são de responsabilidade do município.

Como escolher o loteamento perfeito para investir?

Ao buscar o loteamento perfeito, você deve estar atento para evitar que ocorra fraude ou ocorrência de outros problemas. Primeiramente, você deve usar sobre a credibilidade e o histórico da empresa responsável pelo loteamento, consultando também o site e como redes sociais. Verifique também se o registro de um empreendimento está regularizado junto aos órgãos públicos responsáveis. Busque loteamentos com um alto histórico de valorização e procure saber os diferenciais dele em relação aos que estão sendo oferecidos no mercado. Se possível, visite o empreendimento ou o escritório da empresa.

Escolha um imóvel com financiamento direto pela construtora para evitar burocracia. Por fim: opte por lotes selecionados em regiões com grande desenvolvimento econômico, ou que facilite sua inserção no mercado de trabalho caso esteja buscando emprego após escolher o lote ideal.

Smart City Laguna Portaria

Dicas de investimento

Caso esteja interessado em adquirir um lote, seja para morar ou para investir, lembre-se sempre de buscar empreendimentos que possuam um histórico de valorização crescente. Pensando em ajudar nessa busca, encontre alguns exemplos de lotes que possuem um alto índice de valorização.

Smart City Laguna (CE)

vista aerea da smart city laguna janeiro 2020
Vista aérea  da cidade inteligente de Laguna (CE), janeiro de 2020.

O primeiro exemplo está sendo construído no Ceará, a 55 km da capital Fortaleza. Com 330 hectares, o Smart City Laguna é uma cidade inteligente planejada, com capacidade para receber 25 mil pessoas. Laguna é idealizada pela Planet Smart City, empresa líder global em cidades inteligentes, inclusive com sede em Londres e escritórios na Itália e no Brasil.

Smart City Natal (RN)

Construção das primeiras casas na Smart City NatalConstrução das primeiras casas na Cidade Inteligente Natal, janeiro de 2020.

O segundo exemplo, que começou a ser comercializado em julho/2019, está situado no Rio Grande do Norte, na cidade de São Gonçalo do Amarante. A Smart City Natal também trata de um empreendimento do Planet Smart City e possui 170 hectares, com capacidade para receber cerca de 16 mil pessoas.

Valorização

O grande índice de valorização em relação aos empreendimentos instalados nas cidades construídas pela Planet Smart City, se beneficia das ótimas oportunidades de investimento. Confira abaixo os gráficos de valorização do empreendimento Smart City Laguna:

Veja os lotes nas Cidades Inteligentes construidas pela Planet Smart City

Ceará, São Gonçalo do Amarante
Smart City Laguna - Rua dos musicos - Carousel

Smart City Laguna

Smart City Laguna: a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo com alto padrão de infraestrutura.

Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante

Smart City Natal

A cidade inteligente do Rio Grande do Norte que une tecnologia, inovação e sustentabilidade.

A Planet Smart City não se responsabiliza pelas informações inseridas neste e-book, garante o sucesso ou o lucro financeiro decorrente de eventuais investimentos realizados com base nas orientações repassadas. Imperioso ressaltar que, antes de qualquer operação financeira, indica se o leitor busca consultoria financeira específica, uma vez que o sucesso / retorno financeiro depende muito da conjuntura econômica do País, ou que pode ser melhor analisado por um especialista na área.