aeroporto-fortaleza

Parcerias com países reforçam estratégia do Ceará

Estados Unidos, China, França, Portugal, Itália, Alemanha, Singapura, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Nicarágua e Vietnã foram países que conheceram, em 2019, as potencialidades do Ceará, seja através de missões oficiais do Governo ou de visitas diplomáticas desses países ao Estado. Consolidando-se como um ponto estratégico no Brasil de entrada e saída para o mundo, o Ceará vem buscando novos parceiros nos diversos continentes para impulsionar áreas de seu desenvolvimento social e econômico.

O processo de internacionalização da economia do Ceará já é uma realidade. O governador Camilo Santana capitaneou importantes projetos de origem internacional que estão em pleno de desenvolvimento, tais como a Trinca de Hubs – o hub de conexões aéreas da Air France-KLM-Gol; o hub tecnológico com uma central de cabo de dados liderada pela multinacional Angola Cables passando pelo Ceará; e o hub portuário, com a entrada da Port of Rotterdam como acionista no Porto do Pecém. Além disso, atuando também de forma transversal com as demais secretarias e órgãos estaduais, a Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, vem estimulando cada vez mais o relacionamento com parceiros estratégicos nos países visando a geração de novas oportunidades, que possam agregar experiências de sucesso ao Ceará.

De acordo com o secretário para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Cesar Ribeiro, em 2019, várias portas foram abertas ao Estado, tendo à frente o governador Camilo Santana mostrando porque o Ceará é um local estratégico para receber investimentos e parcerias internacionais. “Quando o Ceará se lança ao mundo para mostrar seu potencial, fortalece suas relações internacionais e suas conexões com governos, pessoas e instituições e estamos fazendo muito mais do que diplomacia e prospecção de investimentos, estamos também trocando experiências e buscando aprender com situações exitosas. Temos a oportunidade de conhecer o que melhor se pratica no mundo na área da inovação tecnológica, educação, saúde, segurança pública, pesquisa, gestão. E essa troca traz muitos resultados positivos”, destacou Ribeiro.

Em 2019, o Governo do Ceará realizou missões aos Estados Unidos, Portugal, China, Cingapura, Espanha, Alemanha, França e Itália. Nessas missões destacam-se ações nas áreas da educação; infraestrutura; saúde; segurança pública; atração de investimentos; gestão, entre outras. Em contrapartida, o Governo do Ceará recebeu visita de embaixadores da Áustria, Bélgica, China, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Nicarágua e Vietnã, além de cônsules da Argentina, Cuba, França e Estados Unidos.

Em âmbito local, o Governo do Ceará promoveu uma aproximação com a Sociedade Consular, formada por representações de 24 consulados honorários dos países Alemanha, Áustria, Bélgica, Belize, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, México, Noruega, Peru, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.

Segurança pública: experiência positiva do Ceará em destaque em Harvard

Na área da segurança pública, o destaque ficou por conta da participação do governador Camilo Santana na Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, em abril de 2019, quando participou da sessão “+Segurança: estratégias para superação da criminalidade”, apresentando o trabalho realizado no Estado para redução dos índices de criminalidade. Além disso, em setembro, na Alemanha, o Governador visitou as empresas Airbus e Magirus-Deutz. O Governo do Ceará comprou três viaturas do tipo Autoescada Mecânica Magirus para reforçar a atuação dos Bombeiros. Já com a Airbus, negocia a compra de mais dois helicópteros modelo Airbus Helicopters Deutschland H135 Helionix da empresa Airbus Helicopters.

Na China, em abril, o governador conheceu tecnologias de monitoramento de segurança nas empresas Dahua e Huawei, líderes no mundo em tecnologia de equipamentos de segurança.

Gestão: governo digital

Na área da gestão, o destaque são as ações visando o Governo Digital. O assunto foi tratado pelo governador Camilo Santana durante visita do embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz, ao Ceará. A Dinamarca há muitos anos já adotou o Governo Digital e é interesse deste país trocar experiências com o Ceará sobre esse assunto. De acordo com o secretário Cesar Ribeiro, a Assessoria já vem atuando visando essa troca, com ações previstas para o decorrer de 2020.

Fonte: Governo do Ceará

pescado-potiguar

Empresários chineses visitam o Rio Grande do Norte com interesse no pescado

pas-eolicas

Empresas confirmam mais de R$ 9 bilhões em investimentos para iniciar o ano no Ceará