Selic a 2%: por que esse é o cenário ideal para investir em imóveis?

 

O Banco Central cortou a Selic pela 9ª vez consecutiva, de 2,25% para 2% ao ano.

Esse é o menor patamar histórico da taxa básica de juros.

 

O que isso significa? Por que esse é o cenário ideal para investir em imóveis?

É sobre isso que vamos falar a seguir.

 

O que é Selic?

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. É a taxa básica de juros da economia. O principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

A Selic influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

 

Como a Selic funciona?

Aumentar a taxa básica de juros é a alternativa do governo para frear a inflação. Isso influencia na redução de consumo, com isso, o mercado diminui os preços para não comprometer as vendas. Já a redução da Selic impulsiona o consumo e aquece a economia.

 

Como a Selic influencia na compra de imóveis?

A atual redução da taxa de juros está estimulando o mercado imobiliário com a redução das taxas de financiamento para aquisição de imóveis.

Além disso, o atual cenário econômico está movimentando o mercado financeiro. Investidores de ações estão migrando para o setor imobiliário, já que os fundos tradicionais, como a poupança e a renda fixa, não estão rendendo bons lucros.

Com a redução da taxa, é mais proveitoso aplicar o dinheiro do que deixá-lo parado nos bancos, rendendo à uma taxa baixa; e mais seguro do que arriscar na oscilação da Bolsa.

 

Esse é o momento certo de investir em imóveis?

Por se tratar de uma redução recente, esse é melhor momento para investir em imóveis. A redução da Selic vai influenciar diretamente no aumento da procura por imóveis. Isso pode alavancar uma possível valorização do preço.

Portanto, se você procura uma boa oportunidade de compra e pretende aproveitar a recente queda nos preços, o momento atual é extremamente favorável.

 

Em quais tipos de imóveis investir?

Quando falamos em imóveis, muitas pessoas já imaginam na compra de casas e apartamentos para alugar.

Porém, existem outras opções que podem ser uma excelente oportunidade de investimento imobiliário. Como, por exemplo, terrenos.

Terrenos costumam valorizar de maneira rápida. Eles podem ser vendidos por valores bem maiores do que quando foram adquiridos.

Se você tem curiosidade em saber mais sobre aquisição de terrenos, nós podemos te ajudar.

Conheça os lotes residenciais e comerciais das cidades inteligentes inclusivas construídas pela Planet Smart City.

Os empreendimentos possuem infraestrutura completa de alta padrão e estão localizados no Nordeste brasileiro. São dois projetos no Ceará e um no Rio Grande do Norte.

Conheça:

Smart City Natal (RN) (CLIQUE AQUI para conhecer)
 

Smart City Laguna (CE) (CLIQUE AQUI para conhecer)

 

Smart City Aquiraz (CE) (CLIQUE AQUI para conhecer)

 

Sobre a Planet Smart City

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências.

Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social.

11 milhões de famílias brasileiras têm intenção de comprar imóvel

Planet Smart City é parceira de curso de ilustração digital para jovens de São Gonçalo do Amarante