Veja todas as soluções smart da Smart City Natal!

Soluções inteligentes em 4 áreas

Sistemas Tecnológicos

Aplicativo gratuito do bairro (Planet App)

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos moradores e é o meio para entrar em contato com tudo o que o bairro Smart oferece. Funciona como um painel de controle da cidade mostrando informações em diferentes escalas para os moradores do bairro: da escala urbana à interpessoal. Esta ferramenta é essencial para estruturar, interconectar e expandir a eficácia das várias tecnologias implantadas na cidade.

Totem interativo informativo

O totem informativo interativo é um dispositivo que proporciona um espaço onde os usuários podem obter todas as informações relacionadas ao ambiente ao redor de maneira simples e imediata. O totem disponibiliza todas as informações do Planet App, favorecendo quem não utiliza ou não possui smartphone.

Wi-fi grátis no Hub de Inovação

A conectividade dentro de uma cidade inteligente é o primeiro elemento que permite o funcionamento correto dos dispositivos inovadores, caracterizando o ambiente urbano. A conexão permite que cada usuário tenha acesso a todos os serviços e informações provenientes da infraestrutura inteligente da cidade.

Sistema de videomonitoramento*

A presença de um sistema de videomonitoramento, através de câmeras, visa desestimular ações que ameacem a segurança do cidadão e a integridade dos bens comuns. Na cidade inteligente inclusiva cada morador poderá acompanhar em tempo real, através do Planet App, o videomonitoramento de algumas áreas comuns.

Compartilhamento de serviços da comunidade

A iniciativa permite o compartilhamento de serviços profissionais entre a comunidade. Por meio do Planet App, é possível encontrar serviços realizados por outros membros da comunidade, como: babá, diarista, professora, enfermeira ou fisioterapeuta entre outros. O ecossistema urbano é, portanto, cada vez mais entendido como uma comunidade de serviços compartilhados com o objetivo de elevar o nível de bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Ilha de recarga para veículos elétricos

Distribuição de eletricidade onde é possível recarregar carros, motos e bicicletas. Tendo em vista o uso cada vez mais difundido de energia limpa e um afastamento progressivo da mobilidade movida a combustível fóssil, os veículos elétricos estão começando a ganhar espaço no mercado. Emissões zero, redução de ruído e aumento da vida útil da bateria são apenas algumas das vantagens da mobilidade elétrica.

Previsão do tempo a curto prazo (nowcasting)

São previsões meteorológicas de curto prazo (0-12 horas) caracterizadas por alta precisão espacial e temporal graças ao uso de modelos numéricos específicos.

Beacon

São sensores capazes de identificar dispositivos móveis e que permitem o recebimento de informações úteis de maneira rápida e fácil no celular. Por exemplo, um cliente poderá receber notificações sobre promoções quando este estiver passando por perto de uma loja.

Carona Comunitária

Através do aplicativo Planet App, o cidadão pode disponibilizar o seu veículo para que outros usuários que precisem se locomover na mesma rota possam pegar carona contribuindo com quantias adequadas de dinheiro para cobrir uma parte das despesas.

Dispositivo para segurança pessoal

Essa função do aplicativo da Planet permite solicitar ajuda e ainda ativar um círculo de pessoas em caso de necessidade. Se uma emergência surgir, o usuário pode pressionar o botão SOS no aplicativo. Ao fazer isso, os contatos de emergência salvos são avisados rapidamente que o usuário está precisando de ajuda e ainda conseguem visualizar a geolocalização da pessoa.

Rastreador de crianças**

Dispositivo que permite monitorar as atividades da criança na área. Entre as várias funções do dispositivo, há a criação de perfil, geolocalização e coleta de informações do usuário, o que aumenta a sensação de segurança de crianças e pais.

Automação residencial**

Garante um controle constante da casa de forma remota, permitindo ligar e desligar dispositivos domésticos, monitorar o consumo e verificar se tudo está seguro.

Eletrodomésticos inteligentes**

Aparelhos cada vez mais autônomos e sistemas personalizados que podem ser controlados remotamente.

*As áreas serão definidas conforme instalações wi-fi das áreas institucionais.

** Solução opcional a ser paga pelo morador

Meio Ambiente

Iluminação pública inteligente

A iluminação pública é totalmente realizada com luminárias de LED. Entre as vantagens está a economia, com redução de cerca de 70% do consumo, comparado com as lâmpadas de vapor de mercúrio. Essa tecnologia é mais sustentável, requer menos manutenção e gera mais conforto visual, contribuindo para que os moradores possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente.

Arborização em ambiente urbano

A arborização urbana é uma prática a ser adotada no planejamento de um novo assentamento para manter o equilíbrio entre a emissão e a absorção de gases que alteram o clima. Cada árvore de grande porte, em sua altura máxima, pode absorver até cerca de 360 kg de CO2 por ano. Na cidade inteligente, o florestamento urbano e a introdução de áreas arborizadas somam no aumento da biodiversidade, melhorando também o aspecto da paisagem.

Pavimentação drenante

O uso da pavimentação drenante evita o acúmulo de água no piso. Essa questão é importante em função de uma crescente urbanização e da consequente impermeabilização do solo. A pavimentação em piso intertravado tem uma vida útil elevada, é drenante, antiderrapante e oferece melhor aderência e uma maior segurança até em pista molhada. Ela não gera ilhas de calor, proporcionando conforto térmico, e tem manutenção de baixo custo.

Compostagem comunitária

A compostagem é a reciclagem dos resíduos orgânicos, ou seja, uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de alimentos em geral, podas de jardim, etc) em adubo, que poderá ser utilizado nos jardins dos moradores. Estes podem tanto contribuir, doando os restos orgânicos, como apenas solicitar para usar no seu jardim. O Instituto Planet irá viabilizar gratuitamente os projetos com as escolas e os moradores.

Uso de plantas nativas

Para a criação de áreas com alta biodiversidade em um ambiente urbano, é essencial recorrer ao uso da flora nativa para garantir o estabelecimento de uma dinâmica ecológica correta. As plantas nativas não devem ser usadas de forma exclusiva, mas devem ser prioridade nas áreas seminaturais que serão introduzidas na cidade (florestas urbanas, áreas de evolução natural e micro-habitats para a fauna).

Hortas urbanas

As hortas urbanas podem ser um elemento importante no contexto de uma proposta de cidade inovadora, pois promovem a socialização dos moradores e o sentimento de pertencimento das áreas públicas. O Instituto Planet irá viabilizar gratuitamente os projetos com as escolas e os moradores, espalhando as hortas em vários bairros da cidade.

Plantio no canteiro de obras

O plantio de gramíneas e plantas, antes ou no decorrer da obra, é uma prática que ajuda a melhorar a inclusão do verde no ambiente e a reduzir as pressões no solo, devido às fases de construção e operação. Além disso, locais cercados por uma área verde são bem mais atraentes, por isso a Smart City também conta com um banco de mudas criado para essas finalidades.

Blocos fotovoltaicos

Encaixados no piso, são blocos de vidro que contém células fotovoltaicas e armazenam energia solar, que é utilizada à noite para iluminar as lâmpadas de LED presentes neles. Na Smart City são usados para sinalizar alguns equipamentos.

Compartilhamento de bicicletas

O compartilhamento de bicicletas permite pegar bicicletas emprestadas em um ponto da cidade, fazendo a reserva no Planet App. O método de locomoção das pessoas dentro da cidade é um fator de grande impacto ambiental, econômico e social. Hoje em dia, é necessário encontrar formas de transporte e novas estratégias que desestimulem o uso do carro e permitam uma reapropriação da cidade por parte dos sistemas de mobilidade menos impactantes.

Gestão verde

A gestão verde se dá pela escolha de espécies vegetais de baixa manutenção. São evitadas plantas que precisem ser aparadas e irrigadas frequentemente, em favor de espécies adequadas para viver em ambientes com longos períodos de seca. Esta solução tem implicações econômicas já que reduz o custo de manutenção das áreas verdes.

Irrigação inteligente para hortas urbanas

Por meio de sensores e conexões com informações da rede, é regulada automaticamente a quantidade de água a ser utilizada dependendo da umidade do solo e da previsão meteorológica.

Ilha de coleta seletiva

É um espaço utilizado para a coleta de resíduos onde são colocadas lixeiras diferenciadas para cada tipo de resíduo (papel, plástico, vidro, alumínio, etc.). A presença de áreas especiais ajuda a aumentar a sensibilidade dos cidadãos em relação a essa questão. Serão instalados alguns exemplares na cidade, deixando espaços reservados para os equipamentos dos órgãos competentes.

Ciclofaixas

As ciclofaixas permitem a conexão entre as diferentes áreas da cidade e constituem um elemento básico sobre o qual se estrutura uma política alternativa de mobilidade.

Inovação social

Gestor Social

O Gestor Social é responsável por reunir grupos nos bairros e fornecer ferramentas de planejamento e governança que facilitem o compartilhamento de serviços e experiências entre os moradores. Também fornece informações e suporte para que aconteçam cursos, treinamentos em grupo, organização de eventos e tudo relacionado à interação social entre os cidadãos. Trata-se de uma equipe qualificada, capaz de estimular o envolvimento dos moradores no cuidado do bem comum. A atividade do Gestor Social começa com a chegada dos primeiros moradores e continua por, no mínimo, dois anos. Esse tempo é útil para treinar equipes de lideranças dos projetos realizados.

Formação de líderes

Processo de acompanhamento e desenvolvimento das comunidades de moradores do bairro. O processo inclui o planejamento e a organização de reuniões entre os moradores, a criação e a divulgação de ferramentas úteis para definir serviços e atividades colaborativas. O processo prossegue com a constituição de uma entidade jurídica (associação de moradores) que possa cuidar das áreas comuns do bairro.

Diretrizes de boas práticas

O consumo também depende do estilo de vida dos cidadãos, que muitas vezes adotam comportamentos errados simplesmente por conta da falta de informação. Por isso, prevê-se a criação de diretrizes para promover mudanças de estilos de vida, incentivando a redução do consumo e aumentando a sensibilidade de empresas, estabelecimentos públicos, alojamentos, escolas, associações, cidadãos e etc. A implementação pode ocorrer através de cartazes, kits de boas práticas disponível no Hub de Inovação e divulgação no Planet App.

Teoria do Divertimento

A Teoria do Divertimento é uma ferramenta de comunicação e conscientização aplicada em muitas práticas de envolvimento em um contexto urbano. Ela alavanca aspectos lúdicos para gerar consciência e promover comportamento virtuoso e sustentável, através de soluções práticas com uma abordagem de aprender fazendo, onde a diversão facilita o mecanismo de aprendizagem.

Biblioteca de objetos

A biblioteca de objetos é um espaço físico onde é possível alugar ou trocar objetos e equipamentos específicos que não são usados diariamente. Como alternativa ao descarte dos objetos que não são mais necessários, a biblioteca oferece a possibilidade de emprestá-los, disponibilizando-os para a comunidade. É uma ferramenta de economia compartilhada que incentiva os cidadãos a recuperar, reciclar e reutilizar objetos.

Biblioteca de Livros

Área destinada aos livros e outras publicações disponíveis para empréstimo.

Troca de Livros

A troca de livros é estruturada de forma que qualquer pessoa com algum livro possa deixá-lo em um local predefinido para que possa ser lido por outras pessoas. O projeto visa estimular as relações sociais dentro do bairro, onde a troca de um livro possa se tornar uma oportunidade de adquirir conhecimento ou dialogar com outras pessoas.

Alimentação Smart

A educação alimentar tem entre seus objetivos a melhoria do bem-estar dos indivíduos através da promoção de hábitos alimentares adequados, da eliminação de comportamentos alimentares prejudiciais, da manipulação mais higiênica de alimentos e água e de um uso eficiente de recursos alimentares. As informações são divulgadas por meio do Planet App.

Cinema infanto-juvenil

Com programação semanal, é gratuito, aberto ao público e pode ser utilizado também por grupos ou escolas, mediante agendamento. O Cine Planet possui poltronas de cinema, filmes em HD e séries, que são exibidas semanalmente. São filmes de diversos gêneros: ação, aventura, infantil, documentário, animação, comédia, entre outros.

Espaço saúde

Poltrona que faz testes básicos de saúde de forma rápida e eficaz, emite um relatório completo, permite pesquisar um centro médico para um diagnóstico qualificado e armazena os dados em uma pasta pessoal.

Cozinha compartilhada

A cozinha compartilhada é um espaço aberto para cozinhar, socializar, aprender, realizar intercâmbios culturais, reduzir os custos dos preparativos e aprofundar o conhecimento dos produtos da região. Torna-se o lugar ideal para a agregação social. É pago um valor de aluguel e o espaço é reservado no Planet App.

Quadro público das ideias

É um espaço físico (por exemplo, painéis e quadros-negros em espaços públicos) destinado a envolver o morador na geração e proposição de novas ideias e soluções para o bairro e criar engajamento com a comunidade. O quadro público posicionado em locais de passagem e muito frequentados é um método para manter uma comunicação constante entre o gerente e os moradores, ou dos moradores entre eles.

Campo de futbol/society

Seu principal objetivo é estimular a atividade física, mas torna-se o lugar ideal para a agregação social. É pago um valor de aluguel e o espaço é reservado no Planet App.

Planejamento e Arquitetura

Hub de Inovação

Coração social da Smart City, é um lugar onde os cidadãos podem experimentar e aprender através das soluções inteligentes disponíveis na Smart City. O Hub é sede da biblioteca, do cinema e das atividades do Instituto Planet. Conta com espaços compartilhados gratuitos e abertos ao público, onde podem ser realizados eventos coletivos.

Ruas “cul-de-sac”

São as ruas sem saída. A tradução mais adequada dessa expressão francesa para o português é “balão de retorno”, uma vez que é neste espaço ampliado que terminam as ruas sem saída. Os automóveis retornam ao sentido oposto à sua direção, permitindo que haja uma interferência mínima no tráfego sobre as residências, reduzindo o fluxo de carros e aumentando a segurança.

Percurso fitness

É a rede de locais utilizados para atividades ao ar livre, onde se disponibilizam ferramentas para a realização de exercícios físicos para os cidadãos. Uma rede de espaços dedicados ao bem-estar, relaxamento e condicionamento físico, onde os exercícios que podem ser realizados são descritos em infográficos facilmente compreensíveis. Disponibilizar caminhos fitness para passar o tempo ao ar livre e melhorar o bem-estar das pessoas é também uma ocasião para criar locais de encontro e encorajar as relações entre os cidadãos.

Rua comercial

Uma grande rua comercial que se destaca na malha urbana, concebida como um grande espaço público, animado e dinâmico, capaz de se tornar um ponto de referência e de encontro para todos os moradores no seu tempo livre. Espaço a partir do qual se ramificam outros espaços de agregação menores.

Playground

O playground é um lugar de experimentação das relações corpo-espaço, instrumento de reapropriação dos espaços urbanos que pode ser desenvolvido como um percurso de instalações artísticas e ambientes urbanos. Visa transformar o espaço público em uma área de brincadeiras e de experimentação comum a partir da premissa de que o jogo produz uma forma dinâmica de conhecimento que pode agregar novas funções e conotações a objetos e espaços cotidianos.

Área equipada para cães

É uma área para caminhadas e brincadeiras livres para cachorros. É caracterizada pela presença de equipamentos de ginástica para cães, tais como percursos com obstáculos, jogos de corrida, etc. Dentro da área há árvores e bancos para que o lugar se torne agradável aos tutores que estiverem dentro.

Mercados temporários

São mercados improvisados, organizados em locais não usuais, espaços não utilizados ou não usados normalmente para venda, mas organizados para acomodar a função apenas por um período limitado de tempo. Eles são destinados a artesãos, agricultores, artistas e pequenos produtores.

Área de jogos educativos

A área de recreação infantil é um espaço dedicado a atividades ao ar livre para crianças, onde também há jogos que permitem que elas aprendam brincando, evoluindo a ideia de que jogos também podem cumprir um papel educacional. Os jogos visam desenvolver o senso crítico, estimular habilidades, a curiosidade e a criatividade, além de estimular a exploração da realidade e fortalecer a conscientização sobre questões de sustentabilidade.

Vias planejadas

A cidade é planejada para reduzir o trânsito, com larguras de ruas adequadas. A avenida central bastante larga e as ruas secundárias favorecem o fluxo entre os bairros. Já as ruas terciárias, que ficam dentro dos bairros, estimulam baixas velocidades – proporcionando maior segurança.

Mix funcional

O mix funcional permite a criação de um ambiente urbano equilibrado, graças à presença de diferentes áreas (residência, serviços, comércio, artesanato) distribuídas de forma harmoniosa dentro de um único contexto. A distribuição homogênea de serviços no território permite que haja presença constante de pessoas nos bairros em cada faixa de horário. Com isso, o nível de segurança aumenta naturalmente e garante que a população tenha facilidade para encontrar bens e serviços perto de casa, reduzindo a necessidade de se deslocar de carro, as emissões de gases poluentes e deixando os lugares mais seguros e agradáveis.

Banco Inteligente

O banco Permite recarregar dispositivos através de um cabo USB ou conectá-los ao wi-fi. Dentro do conceito de cidade inteligente, a valorização dos espaços públicos como locais de agregação e compartilhamento para a cidade e seus cidadãos é extremamente importante. O mobiliário urbano desempenha um papel fundamental, estando profundamente ligado à forma como os cidadãos podem utilizar os espaços disponibilizados para eles. permite recarregar dispositivos através de um cabo USB ou conectá-los ao wi-fi

Canteiro de obras racional e sustentável

A Planet tem como premissa o uso consciente dos materiais e o respeito aos seus habitantes. Por isso, busca minimizar o desperdício e os ruídos afim de não prejudicar os moradores. Além disso, procura preservar ao máximo as características físico-química-bióticas da terra e otimizar a sua reutilização para a requalificação ambiental.

Plantio no canteiro de obras

É um lugar para atividades ao ar livre onde as pessoas podem contar com equipamentos para realizar exercícios físicos. É uma área dedicada ao bem-estar, ao relaxamento e ao condicionamento físico. Disponibilizar áreas fitness para passar o tempo ao ar livre melhora o bem-estar e é também uma oportunidade para criar pontos de encontro, encorajando as relações entre os cidadãos.

Área fitness

É um lugar para atividades ao ar livre onde as pessoas podem contar com equipamentos para realizar exercícios físicos. É uma área dedicada ao bem-estar, ao relaxamento e ao condicionamento físico. Disponibilizar áreas fitness para passar o tempo ao ar livre melhora o bem-estar e é também uma oportunidade para criar pontos de encontro, estimulando as relações entre os cidadãos.

Algumas dessas soluções já foram implementadas e estão disponíveis na cidade. Algumas outras ainda estão sendo implementadas e estarão disponíveis na conclusão do projeto. A lista está sujeita a alterações até a conclusão.