Torneira gera eletricidade através do movimento da água

Torneira gera eletricidade através do movimento da água

Duas coisas que são fundamentais para vida moderna – água e energia elétrica – ainda são artigos de luxo em algumas partes do mundo. Sabendo disso, o coreano Ryan Jongwood criou uma torneira que gera eletricidade com o movimento da água no encanamento.

O ES Pipe Waterwheel é um acessório que transforma a canalização simples de uma casa numa mini hidroelétrica que gera energia através de atividades, como tomar banho, lavar as mãos, regar plantas, lavar a louça, etc. A eletricidade fica armazenada em lâmpadas específicas e, quando estão carregadas, são utilizadas para iluminação.

O ES Pipe Waterwheel foi finalista no Prêmio IDEA, uma das principais competições de design do planeta. Além de muitos benefícios, o sistema é fácil de usar e instalar no encanamento já existente.

Como a água é agitada no interior do ES Pipe usando pequenas turbinas, a energia hidroelétrica acumula-se e é armazenada nas lâmpadas recarregáveis, que se encaixam na parte superior do tubo. Quando necessário, as lâmpadas podem ser removidas e usadas para iluminar qualquer lugar.

Durante o desenvolvimento do produto, Choi pesquisou alguns países africanos onde o acesso a uma rede de abastecimento de água em execução é desproporcional à eletricidade. O ES Pipe Waterwheel é uma proposta de solução para a economia de energia em países que precisam dela e está sendo estudado por fabricantes para que o produto seja comercializado.

enzima-plastico-cientista

Cientistas criam enzima capaz de quebrar garrafas de plástico

Conheça o AIRPod, o carro ecológico movido a ar

Conheça o AIRPod, o carro ecológico movido a ar