Un17-Village

UN17 Village: conheça a eco vila que será construída com materiais reciclados

Em Copenhague, na Dinamarca, os escritórios de arquitetura Lendager Group e Årstiderne Arkitekter se uniram para criar uma vila ecológica baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a ser alcançados até 2030.

O principal objetivo do projeto é estabelecer parâmetros sustentáveis na construção civil, alinhados com os objetivos da ONU. Assim, materiais reciclados, como concreto, vidro e madeira, serão utilizados na construção das 400 moradias da vila ecológica. Elas ocuparão 35 mil m² ao sul de Copenhague e deverão abrigar em média 830 pessoas, incluindo idosos e crianças.

Soluções Inteligentes

A vila foi batizada com o nome de UN17 Village e foi projetada para produzir mais energia do que os seus usuários irão consumir, com intuito de distribuir a corrente elétrica e aquecimento para outros edifícios. O complexo como um todo, incluindo os apartamentos individuais, está sendo pensado para ter resistência às mudanças climáticas e será contemplado com áreas verdes que vão compensar a perda da vegetação e da biodiversidade associada ao crescimento urbano.

O complexo foi estruturado para coletar água da chuva para permitir o reaproveitamento de 1,5 milhão de litros de água por ano. A água passará por tratamento e poderá ser usada no banho e em lavabos. O aquecimento da água será feito por meio de energia geotérmica e painéis solares.

Objetivos da ONU

A ONU também está de olho no cultivo de alimentos: o ODS 2 visa promover a agricultura sustentável. Então, a UN17 Village prevê estufas, hortas e instalações para o compartilhamento de víveres, com a produção de 30 mil refeições por ano.

A vila ecológica deverá ficar pronta em 2023 – sete anos antes do prazo final dado pela ONU para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

convercycle-bicicleta-1030x687

Conheça a Convercycle, uma bicicleta dobrável

lixo-curiosidade-1030x515

10 fatos curiosos sobre o lixo no Brasil